Existem muitos tipos diferentes de feijão que você pode comprar facilmente no supermercado. Feijão preto, grão de bico, feijão verde, entre outros. Uma das coisas que todos esses grãos têm em comum é que são todas boas fontes de proteína.
Você sabe que a dieta do seu gato precisa ser rica em proteínas, e talvez por isso pareça uma boa ideia alimentar seu gato com feijão, mas os gatos podem comer feijão? Em suma, sim, os gatos podem comer feijão, mas apenas uma pequena quantidade é segura.
Gatos podem comer feijão? Tudo que você precisa saber
Embora o grão-de-bico e outros feijões não sejam tóxicos para os gatos, não seria uma boa ideia alimentar o seu gato com uma grande quantidade de feijão.
Por um lado, os grãos não são facilmente digeríveis, então comer uma grande quantidade é susceptível de causar desconforto digestivo e flatulência (excesso de gás) em gatos. Isso pode ser muito desconfortável, até mesmo doloroso, para o seu amigo felino, por isso é melhor evitar.
Você também pode gostar:
Outra razão pela qual você deve limitar a quantidade de grãos que você alimenta seu gato é que os gatos são carnívoros obrigatórios. Legumes e plantas podem complementar a dieta do seu gato, mas para o seu gato permanecer saudável, a parte principal da sua dieta precisa ser rica em proteína animal. A melhor maneira de garantir que seu gato receba tudo o que ele precisa é alimentá-lo com comida de boa qualidade, que não contém cargas baratas como milho ou trigo.
Feijão não são todos ruins
Embora os grãos sejam difíceis de digerir, não há motivo para deixá-los totalmente fora da dieta do seu gato. Os feijões não são apenas fontes muito boas de proteína, mas também podem fornecer quantidades significativas de ferro, magnésio, vitamina B-6 e cálcio. Se o seu gato gosta de feijão, não há problema em dar um pouco de feijão de vez em quando.
Feijões enlatados são frequentemente muito salgados para gatos
Se você for tratar seu gato com uma pequena quantidade de feijão, é melhor evitar a maioria dos feijões enlatados. O problema com os feijões enlatados é que eles geralmente contêm muito sal adicionado. Meia xícara de feijão enlatado é provável que contenha cerca de 400 a 500 miligramas de sódio. Meia xícara, é claro, seria demais para um gato, mas como a tolerância a sódio dos gatos é muito baixa, até mesmo uma pequena quantidade de feijão pode causar problemas.
Complemente a sua leitura:
No caso de você estar se perguntando, você pode reduzir o teor de sódio por enxaguar os grãos com água limpa, mas eles ainda seriam muito salgados para o seu gato. Então, se você quiser dar ao seu gato alguns feijões, certifique-se de que eles não contêm qualquer sal adicionado ou, melhor ainda, compre feijões frescos e cozinhar os feijões você mesmo sem sal excessivo.
Gatos podem comer lentilhas e ervilhas?
Você também pode estar se perguntando se os gatos podem comer lentilhas e ervilhas. Lentilhas e ervilhas são semelhantes aos feijões, pois também são difíceis de digerir.
Os gatos podem comer lentilhas e ervilhas, mas apenas em pequenas quantidades. As lentilhas e as ervilhas contêm nutrientes valiosos para os gatos (ferro, magnésio, vitamina B-6), por isso ocasionalmente alimentar o seu gato com uma pequena quantidade pode ser benéfico para a saúde do seu felino.
Na verdade, as ervilhas são um ingrediente popular em muitos alimentos comerciais para gatos, então há uma boa chance de que seu gato já tenha algumas ervilhas em sua dieta.
Legumes como feijão, lentilha e ervilha são seguros para gatos, mas apenas em pequenas quantidades. Alimentar o gato com uma grande quantidade dessas leguminosas em uma única sessão é susceptível de causar desconforto digestivo e, portanto, não é recomendado. No entanto, dar o seu gato alguns feijões ou ervilhas como um tratamento é ok.