Gatos siameses podem ser animais de estimação muito saudáveis, desde que eles venham de criadores éticos e responsáveis e não há problemas de consanguinidade ou outros fatores negativos.
No entanto, alguns gatos siameses à venda ou adoção são vítimas dessas práticas.
Gatos siameses vivem mais do que outras raças de gatos, atingindo uma expectativa de vida elevada.
É em seus anos sêniores quando as doenças da velhice começam a aparecer. No entanto, existem algumas doenças ou anormalidades que são comumente aparente em gatos siameses jovens.
Doenças comuns dos gatos siameses
Câncer de mama
Cistos de mama muitas vezes aparecem em gatos siameses fêmeas quando elas são mais velhas.
A maioria dos cistos são benignos, mas alguns se tornam cancerosos.
Por esta razão, seu veterinário deve monitorar todos os cistos que aparecem, analisá-los e proceder com a cirurgia se eles são malignos. Uma visita ao veterinário a cada 6 meses é suficiente para evitar este problema e tratar mais cedo se ocorrer.
Transtornos comportamentais e mentais
Os gatos siameses são animais de estimação gregários que precisam a companhia de outros animais de estimação ou seres humanos; ainda melhor se eles podem coabitar com ambas as espécies simultaneamente. A solidão excessiva pode induzir distúrbios comportamentais decorrentes do tédio ou da ansiedade, esperando que seus donos retornem.
Isso se manifesta em comportamentos compulsivos, na maioria das vezes excesso de lamberdura. Um gato siamês ansioso vai lamber-se constantemente, causando calvície. Esta condição é chamada alopecia psicogênica.
Indiretamente ingerir o cabelo também pode causar problemas intestinais.
Você também pode gostar:
Doença vestibular
Esta doença é geralmente causada por problemas genéticos.
O sistema vestibular é aquele que permite o equilíbrio e a orientação espacial, e é encontrado no labirinto ósseo da orelha interna.
As doenças vestibulares causam tonturas e perda de equilíbrio no gato. Normalmente, ela dura um tempo curto e vai se curar. A doença se persistir deve ser tratada por um veterinário.
Distúrbios oculares
Gatos siameses também podem sofrer de distúrbios que não são realmente doenças, mas os desvios das funções padrão de um gato. Um exemplo é o estrabismo. O gato vê perfeitamente, embora seus olhos estejam orientados em sentidos diferentes fazendo com que seja visão cruzada.
O nistagmo é outra desordem do nervo ótico, similar ao estrabismo. Esta desordem provoca uma oscilação dos olhos da direita para a esquerda ou para cima e para baixo. Não é comum, mas pode ocorrer em gatos siameses. Se você notar esse sintoma, vá para o seu veterinário o mais rapidamente possível; pode ser um sinal de que o seu gato sofre de algum tipo de doença renal ou cardíaca.
Cauda Curly
A anormalidade genética chamada "Cauda Curly" praticamente desapareceu.
Nestes casos, a cauda do gato siamês é curta e torcida em uma espécie de forma saca-rolhas, semelhante à cauda de um porco.
Hidrocefalia
Esta é uma alteração genética do gene HY em gatos siameses. O acúmulo de líquido cefalorraquidiano no cérebro pressiona contra o cérebro e pode causar danos irreversíveis. Um sintoma óbvio é o inchaço da cabeça. O veterinário deve atender o gato imediatamente.
Você terá notado que a grande maioria dos distúrbios comuns de gatos siameses são devidos a deficiências na linha genealógica do gato. É por isso que é importante adotar gatinhos de criadores ou abrigos com garantias e uma boa reputação.
Desparasitação
Mantenha sempre na mente a importância de desparasitação seu gato siamese. Isso impedirá parasitas intestinais e externos, como pulgas e carrapatos.
Infecção do trato respiratório superior
Alguns gatos siameses novos sofrem dos episódios de problemas respiratórios como a infecção do trato respiratório superior , que é comparável à gripe nos seres humanos. Eles também podem sofrer de inflamação nasal e traqueal.
Um veterinário deve manter um olho sobre estes episódios temporários de bronquite.
Tais infecções não são muito comuns porque os gatos siameses amam ficar em casa, e eles geralmente não vagam pelas ruas. À medida que envelhecem, eles não estão mais em risco de infecção do trato respiratório superior.
Porfiria
A porfiria é uma doença metabólica genética. É muito complexoa e difícil de diagnosticar, pois pode ter graus variados de severidade e afetar diferentes órgãos. A porfiria altera as enzimas que biosintetiza a hemoglobina.
Existem inúmeros sintomas diferentes que podem ser observados quando um gato siamês tem porfiria, incluindo urina vermelha, distúrbios da pele e convulsões. No entanto, também pode ser assintomático.
Somente um veterinário competente será capaz de realizar um diagnóstico exato.
Este artigo é puramente informativo.
Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar o seu animal de estimação para o veterinário se eles estão sofrendo de qualquer condição ou dor.