Gripe aviária
A gripe aviária é uma doença pulmonar e das vias aéreas encontrada em aves e é causada pelo vírus da gripe. Esta infecção viral também pode se espalhar para os seres humanos, por isso, se o seu pássaro estiver infectado, procure tratamento imediato e tome todas as precauções necessárias para evitar um surto de gripe aviária.
Você também pode gostar:
Devido ao seu potencial infeccioso para os seres humanos, qualquer fuga da gripe aviária tem que ser relatada ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Recentemente, uma proibição foi colocada em aves de companhia importadas de países onde a gripe aviária foi relatada (ou seja, certos países africanos, asiáticos e europeus). Para garantir que sua nova ave não tenha a gripe aviária, ela deve ser examinada por um veterinário para doenças infecciosas e indagar sobre as origens da ave.
Sintomas e tipos da gripe aviária
Os sintomas da gripe aviária incluem:
- Falta de apetite
- Problemas respiratórios
- Inchaço da cabeça
- Descarga dos olhos
- diarreia
- Depressão
É importante notar que nem todas as aves infectadas com a gripe aviária apresentam sintomas e podem morrer repentinamente. Além disso, se não for tratada a tempo, a taxa de fatalidade da gripe aviária é alta.
Causas da gripe em aves
Complemente a sua leitura:
A gripe aviária é transmitida através do contato direto com descargas nasais e fezes de uma ave infectada. Qualquer ave pode ser infectada com este vírus, incluindo aves selvagens, aves domésticas ou de animais de estimação e aves de capoeira.
Tratamento para gripe aviária em aves
Qualquer ave que apresente sintomas de gripe aviária deve ser imediatamente colocada em quarentena e separada do resto das aves (ou humanos). O veterinário irá diagnosticar a gripe aviária através de testes para infecção viral. O tratamento, no entanto, depende do vírus específico que infecta a ave.
Prevenção da gripe
Uma vacina foi desenvolvida para prevenir a gripe aviária, mas seu sucesso em aves (que não aves domésticas) é duvidoso. Portanto, é importante evitar a exposição e o contato com aves infectadas, se possível.
Colocar em quarentena as aves infectadas e desinfetar completamente o meio ambiente também evitará que a gripe aviária se espalhe.