Envenenamento por groselhas em cães
O que é envenenamento por groselhas?
Groselhas podem vir dos tipos diferentes de uvas e são muito similares as passas e ao sultanas. Groselhas podem ser pretos, vermelhos, ou brancos, e são usados frequentemente em fazer conservas, licores, e xaropes. Groselhas, e frutas relacionadas são encontrados em muitos produtos, incluindo bolos, pães, bagels, e outros produtos cozidos. Muitas vezes os proprietários do cão pensam que groselhas, uvas e passas não são riscos para os cães, uma vez que são considerados uma fruta saudável para os seres humanos; no entanto, é o oposto direto. Groselhas, como passas e uvas, são muito tóxicas para os cães. O principal risco para o cão que ingeriu groselhas é insuficiência renal aguda.
Intoxicação por groselhas em cães ocorre quando os cães comem groselhas, ou frutas relacionadas, incluindo uvas e passas. Quando os cães ingerir groselhas e são deixados sem tratamento, há uma grande possibilidade de insuficiência renal.
Sintomas de groselhas envenenamento em cães
Se você não tiver certeza de que seu cão ingeriu groselhas, mas observe os sintomas graves abaixo, é imperativo você fornecer atenção médica o mais rapidamente possível.
Os sintomas de envenenamento por groselha incluem:
- aumento da sede
- letargia
- redução do apetite
- insuficiência renal
- vômitos
- perda de peso
- problemas do trato urinário
- fraqueza
- diarreia
- dor abdominal
- ataxia
Causas da intoxicação por groselhas em cães
A principal causa de envenenamento por groselha em cães é devido à ingestão de frutos tóxicos. Neste ponto, o agente tóxico não é totalmente identificado. A toxicidade específica deste fruto ainda está sendo pesquisada; no entanto, a pesquisa está apontando para essas possibilidades:
Você também pode gostar:
- possibilidade de uma micotoxina produzida dentro do fruto
- possibilidade de um salicilato encontrado dentro do fruto
Diagnóstico de intoxicação por groselhas em cães
Se você suspeitar que seu cão consumiu groselhas, é importante ver um veterinário o mais rapidamente possível. O profissional médico vai fazer perguntas sobre a história do cão e vai querer mais informações sobre a indicação de que ele ingeriu esta fruta. O médico fará um exame completo, incluindo o exame de sangue, urinálise, e análise bioquímica sérica. Ele vai olhar para o hemograma completo para verificar se há alguma anemia, bem como o nitrogênio ureia no sangue, os níveis de creatinina, e os eletrólitos. Toda esta informação vai dar ao veterinário o conhecimento que deve ter para fazer um diagnóstico. Esta informação também irá alertar a posição para possíveis sinais de insuficiência renal.
O veterinário também vai aferir a pressão sanguínea do seu cão e analisar a urina para quantidades de proteínas, e possivelmente fazer radiografias dos rins. Uma ultrassonografia do abdômen também pode ser realizada. A intoxicação por groselhas em cães pode mostrar insuficiência renal da mesma forma que a insuficiência renal pode ocorrer a partir de uma infinidade de causas. O veterinário vai fazer um diagnóstico de intoxicação por groselha com base nos sintomas e no conhecimento do cão consumindo a fruta venenosa. Se não há absolutamente nenhum conhecimento do cão comer groselhas, pedaços da fruta estará presente no vômito do cão.
Tratamento de groselhas envenenamento em cães
Desde que esta circunstância é completamente séria e a doença e a falha renal é uma possibilidade, o veterinário precisa fornecer o tratamento o mais cedo possível.
Os métodos de tratamento incluem:
Induzir o vômito
O veterinário pode induzir o vômito se o cão está estável e não ter qualquer convulsão. Após o vômito ter sido induzido, o veterinário pode acompanhar o carvão ativado. O carvão ativado pode ser um pó seco, em forma de liquidoso, ou em grânulos. Isto terá de ser repetido a cada 4 a 6 horas.
Terapia fluida
A terapia fluida com eletrólitos em um IV pode ser dada para ajudar a impedir uns danos renais mais adicionais ou uma falha renal. O veterinário observará de perto os rins durante um período de alguns dias, dependendo da quantidade ingerida e do nível de toxicidade. A terapia fluida deve ser agressiva para ajudar a estabilizar ou normalizar o sistema renal e restaurar eletrólitos.
Hospitalização para tratar a insuficiência renal
Se o seu cão sofre de insuficiência renal devido à ingestão de groselha, ele terá de ser hospitalizado e tratado por insuficiência renal. Dependendo do dano aos rins, o tratamento específico para a insuficiência renal pode variar. A diurese pode ser administrada, um cateter pode ser colocado para monitorar o débito urinário, e os níveis de creatinina do cão serão monitorados muito de perto. O cão também pode precisar de receber diálise, e pode ser hospitalizado por vários dias.
Recuperação de envenenamento em cães por causa da groselha
Se o tratamento for bem-sucedido, o prognóstico é bom. Se o seu cão foi hospitalizado devido a insuficiência renal, haverá instruções a seguir para o seu pós-cuidado, uma vez que você levar o cão para casa. O veterinário também vai querer vê-lo novamente para verificar o seu progresso. Uma vez em casa, seu companheiro pode precisar de medicamentos e muito descanso. É importante seguir as instruções sobre quando a medicação é administrada. Também é importante tomar a medicação ao mesmo tempo todos os dias. Enquanto o seu amado está se recuperando, se ele começa a apresentar novos comportamentos ou sintomas que são importantes, ligue para o veterinário com quaisquer perguntas que você pode ter.