Hemangiossarcoma em cães é um tipo agressivo, de câncer maligno dos vasos sanguíneos. Os cães são mais afetados por hemangiossarcoma do que qualquer outra espécie de animal. Porque afeta os vasos sanguíneos, este tipo de câncer é muitas vezes associada a hemorragia interna súbita, que pode ser fatal para o seu cão.
Hemangiossarcoma é uma condição grave em cães?
A severidade de hemangiossarcoma depende de onde ele é encontrada.
Este tipo de tumor pode ter origem em diversas áreas e os locais mais comuns são o baço, o coração, a pele, e o fígado.
Apenas os tumores encontrados na superfície da pele são considerados curativos e menos graves do que outras áreas.
Se o tumor for encontrado cedo, a remoção cirúrgica completa pode curar seu animal de estimação. Se a condição não for tratada pode crescer em outros locais, hemangiossarcoma cutânea pode se espalhar para outras áreas. Esta versão do hemangiossarcoma está relacionada com a exposição ao sol e, portanto, é muitas vezes visto em áreas de pêlos escassos (como o abdômen) ou em raças com cabelos brancos. Certas raças com pêlo curto branco, como dalmations ou Pit Bull Terrier, são mais propensos a desenvolver hemangiossarcoma cutânea.
Hemangiossarcoma em cães encontrado em outros locais como o baço e o coração, é sempre considerado uma doença muito grave.
A razão para isso é que este tumor se espalha cedo e rapidamente, de modo que o câncer pode ser generalizado antes de notar qualquer sinal de doença em seu cão. Esta forma de hemangiossarcoma é denominada "visceral".
Raças comumente afetadas por hemangiossarcoma
Em geral, hemangiossarcoma é uma condição de cães de raça grande que são de meia-idade e mais velhos (6-12 anos de idade). As raças mais comumente relatadas associadas com hemangiossarcoma visceral são pastores alemães, Golden Retrievers, Labrador Retrievers, e Doberman Pinschers. No entanto, não há nenhum componente hereditário confirmado da condição.
Sinais de hemangiossarcoma em cães
Quando os sinais ocorrem, são geralmente o resultado da hemorragia interna severa.
Neste momento, o seu cão vai ficar doente de repente e pode mostrar os seguintes sinais:
- Gengivas pálidas ou brancas
- Fraqueza profunda
- Ritmo cardíaco rápido
- Taxa de respiração rápida
- Colapso
Estes são todos os sinais de choque circulatório, que ocorre quando o corpo perde uma quantidade significativa de sangue rapidamente.
O que devo fazer se eu acho que o meu cão está mostrando os sinais mencionados acima?
Mais uma vez, estes sinais podem ser associados com qualquer forma de choque ou falta de fluxo sanguíneo bom e são sempre graves.
Você deve procurar o cuidado veterinário imediatamente em sua clínica local do veterinário ou em uma clínica de emergência.
Você não deve esperar que o seu cão sejas examinado sem demora na chegada e estabilizado com tratamentos, incluindo um cateter intravenoso, fluidos intravenosos, e, ocasionalmente, medicação para a dor. Seu veterinário pode explicar sobre os testes que precisarão ser feitos imediatamente para determinar a causa de sinais do seu cão. Estes testes podem incluir:
- um exame de sangue chamado PV, ou hematócrito, para ver a porcentagem de glóbulos vermelhos.
- raios-x para procurar sinais de anomalias no abdômen e no tórax.
- ultra-som de Zn para procurar sinais do líquido livre ou do sangramento dentro do abdômen.
- um ECG ou eletrocardiograma para procurar ritmos cardíacos anormais que podem se desenvolver a partir de perda de sangue ou propagação do hemangiossarcoma para o coração.
Tratamento de hemangiossarcoma em cães
Se hemangiossarcoma é encontrado no baço (a localização mais comum) ou outro órgão abdominal em seu cão, cirurgia de emergência geralmente será recomendada para remover o órgão e parar o sangramento. Dependendo de quanto perda de sangue ocorreu, uma transfusão de sangue de outro cão ou um banco de sangue pode ser necessário antes da cirurgia. A biópsia do órgão (submissão do tecido a um laboratório) será necessária para diagnosticar com precisão o tumor.
Seu veterinário irá recomendar a avaliação do coração do seu cão para sinais de hemangiossarcoma também. Os relatórios citaram que até 25% dos cães com hemangiossarcoma abdominal igualmente têm o envolvimento dentro do coração. Isto é importante saber antes de prosseguir a cirurgia porque afetará o plano a longo prazo e pode ser um fator para seu animal de estimação a anestesia.
Porque este tipo de câncer é tão agressivo, o tratamento é extenso. Para os proprietários que querem seguir todas as opções, a cirurgia é seguida de quimioterapia. Mesmo com esta extensão do cuidado, não é antecipado que o hemangiossarcoma será curado, mas o retorno do tumor pode ser atrasado. Porque o prognóstico a longo prazo para hemangiossarcoma é pobre, muitos proprietários elegem a eutanásia para seus animais de estimação um pouco do que perseguem o tratamento.
Prevenção de hemangiossarcoma em cães
Evitar a exposição prolongada ao sol pode diminuir a probabilidade do desenvolvimento da forma da pele de hemangiossarcoma. Entretanto, não há nenhuma maneira de impedir o desenvolvimento de hemangiossarcoma visceral.
O objetivo é diagnosticar a condição o mais cedo possível na esperança que a cirurgia pode ser tentada antes que os tumores cresçam grandes o bastante para se espalhar ou causar ruptura.
Seu veterinário pode discutir com você maneiras de procurar formas visceral de hemangiossarcoma que podem incluir raio x ou ultra-som.
Estes testes podem ser recomendados em determinadas raças enquanto alcangam a idade média, mesmo se o cão não está mostrando nenhuns sinais clínicos.