Os hematomas da orelha nos cães, igualmente conhecidos como hematomas auriculares ou hematomas aural, ocorrem quando o sangue se acumula na aleta (ou no Pinna) da orelha de um cão.
Sintomas de hematomas de orelha em cães
Os hematomas da orelha do cão são caracterizados por um inchaço da aleta da orelha. Na maioria dos casos, apenas uma orelha será afetada. No entanto, é possível que ambas as orelhas tenham hematomas. O inchaço pode envolver toda a aba da orelha ou pode cobrir apenas parte da aba da orelha.
Causas de hematomas na orelha do cão
A causa mais comum de um hematoma na orelha em cães é uma infecção da orelha ou outra irritação dentro da orelha. As infecções da orelha do cão causam a irritação que conduz à agitação da cabeça, que por sua vez, causa o desenvolvimento do hematoma da orelha do cão.
Menos comumente, a doença de pele alérgica em cães, distúrbios imunológicos, trauma ou déficits de coagulação do sangue pode ser a causa de hematomas na orelha em cães.
Diagnóstico e tratamento
Os hematomas da orelha são diagnosticados pelo exame físico.
Um exame físico completo pode revelar, na verdade, duas questões: um "ouvido inchado", e uma infecção de orelha desagradável. Um exame de orelha com um otoscópio (uma lupa com uma luz poderosa) pode mostrar um acúmulo de resíduos e pus que indicam uma infecção da orelha.
As infecções de orelha podem ter causas múltiplas, incluindo:
Você também pode gostar:
- Bactérias
- Parasitas (como os ácaros da orelha)
- Levedura Um tumor
- Um corpo estranho
Cães e gatos vão arranhar sua orelha, esfregar em objetos ou agitar suas cabeças para aliviar a coceira teimosa.
Existem muitos tratamentos diferentes para tratar o hematoma da orelha no cão. O fluido dentro do hematoma pode ser drenado, mas o hematoma é susceptível de recorrer e pode necessitar de ser drenado inúmeras vezes. Muitos veterinários preferem drenar com anestesia o fluido do hematoma.
Na maioria dos casos, um dreno é colocado na orelha para manter o líquido adicional da construção acima dentro da aleta da orelha. Alternativamente, as suturas ou outros dispositivos podem ser colocados através da aleta da orelha para desencorajar a acumulação adicional do líquido e do retorno do hematoma.
Se uma infecção da orelha, ácaros ou a outra doença da orelha estiver atual, precisa ser tratada simultaneamente. Curar um hematoma da orelha exige a resolução da doença inicial que causou o cão a agitar a cabeça em primeiro lugar.
Tratamento para um hematoma da orelha no cão
Sem tratamento, o hematoma pode curar por conta própria depois que o fluido é lentamente reabsorvido pelo corpo, mas pode muito bem cicatriz para baixo e se transformar em uma aparência feia "orelha de couve-flor." Existem várias maneiras de tratar um hematoma na orelha, mas ele sempre requer um tratamento de duas partes. Pense na bolha de sangue como a ponta do iceberg. Se tratarmos isso, podemos perder o barco.
A primeira parte crítica do tratamento é tratar a infecção da orelha, que é a raiz do problema (a parte inferior do iceberg). Isto pode envolver uma limpeza da orelha a anestesia, seguida por gotas antibióticas ou pomada coloc no canal de orelha.
Complemente a sua leitura:
A segunda parte do tratamento é tratar o hematoma real da orelha. Existem várias maneiras de conseguir isso, e cada veterinário pode ter uma opção favorita. As opções de tratamento incluem:
- Remover o fluido com uma seringa e agulha — que pode ser um exercício de frustração porque o fluido pode voltar repetidamente
- Uma injeção de cortisona de ação prolongada no interior do hematoma
- Colocar uma cânula do tetina, que fosse originalmente um dispositivo para tratar a infecção no úbere de uma vaca. Ele permite que o fluido possa sair
- Colocar um dreno, que também permite que o sangue flua para fora
- Cirurgia
A maioria dessas opções envolvem fazer uma ou várias incisões dentro da aba da orelha, removendo o hematoma e suturando ou costurando a pele. Esta última opção (cirurgia) envolve a colocação de pontos através e a partir do interior da aba da orelha para o exterior. Às vezes, uma bandagem é colocada ao redor da orelha e toda a cabeça.
Prevenção
Prevenção de infecções da orelha é muitas vezes eficaz na prevenção do cão formação hematoma orelha. Quando as infecções de orelha ocorrem, devem ser tratadas prontamente para evitar a formação de um hematoma.
Recuperação de um hematoma da orelha do cão
Além de medicamentos que tratam a infecção do ouvido, medicamentos para a dor e antibióticos orais podem ser dispensados. Importante, um cone de plástico (E. colarinho) deve ser usado em todos os momentos para evitar que o paciente continue a arranhar a orelha ou esfregar contra o chão ou móveis.