Hepatite: Hepatite Crônica, Inflamação do Fígado e Dano no Fígado
A hepatite crônica é uma síndrome em cães que pode resultar de muitos processos diferentes de doença. Isso significa que em algum momento houve inflamação no fígado e possivelmente necrose (morte celular).
A inflamação é uma invasão no fígado a partir da corrente sanguínea de diferentes tipos de glóbulos brancos que estão ativos no sistema imunológico.
Necrose refere-se à morte de um grande número de células do fígado. A invasão dos glóbulos brancos e a morte celular podem ser devidas a danos anteriores no fígado causados por agentes infecciosos, como vírus ou bactérias, ou como resultado de danos tóxicos.
Dano tóxico pode ser causado por venenos ingeridos pelo cão ou pelo acúmulo de substâncias produzidas pelo corpo. Um ataque primário do sistema imunológico contra as células do fígado também pode causar inflamação e morte celular; essa condição é conhecida como doença “autoimune”. O câncer pode resultar em danos hepáticos semelhantes, mas se o câncer é identificado no fígado, o termo hepatite crônica não é usado.
O termo “crônico” significa que o processo prejudicial está acontecendo há algum tempo, pelo menos algumas semanas. Em contraste, a hepatite "aguda" provavelmente durou apenas alguns dias. Alguns casos de hepatite aguda podem ser curados; no entanto, muitas formas de hepatite crônica não podem ser curadas. Com tratamento e monitoramento adequados, muitos pacientes com hepatite crônica podem viver com sinais clínicos mínimos e uma boa qualidade de vida por longos períodos de tempo.
Você também pode gostar:
A hepatite crônica pode ocorrer em qualquer raça de cão, macho ou fêmea, e em qualquer idade; embora, a maioria dos cães seja de meia-idade e mais velho. Algumas raças de cães têm predisposição para certos tipos de hepatite. Por exemplo, algumas raças podem desenvolver hepatite crônica como resultado do acúmulo de cobre nas células do fígado. A concentração excessiva de cobre danifica as células do fígado e, se não for tratada, freqüentemente resulta em hepatite crônica grave.
Sobre a hepatite canina infecciosa
Embora a hepatite em cães seja contagiosa e possa ser encontrada em todo o mundo, é incomum em áreas onde os cães são rotineiramente vacinados. Sua gravidade varia muito, desde casos muito leves até doenças muito graves e às vezes fatais.
Causa da hepatite em cães
A hepatite infecciosa canina é causada por um vírus chamado adenovírus canino tipo 1 (CAV-1).
Fatores de risco
Cães jovens e não vacinados correm o maior risco de serem infectados pelo vírus que causa hepatite infecciosa canina. Filhotes muito jovens tendem a desenvolver a doença mais grave.
Sinais e Sintomas da Hepatite Infecciosa Canina
A hepatite infecciosa canina pode causar uma série de sintomas. Alguns cães mostram muito leve sintomas, mas em casos graves a doença pode ser fatal. Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Febre
- Perda de apetite
- Letargia
- Olhos e nariz escorrendo
- Tosse
- Vômito
- Sangramento sob a pele, hematomas (pode ser notado na boca) Inchaço da cabeça, pescoço e tronco
- Acúmulo de líquido no abdômen (ascite)
- Icterícia (coloração amarelada à pele)
- Convulsões
- Aumenta a sede e a micção (secundária a danos nos rins)
- A turvação azulada da córnea é observada em alguns animais mais tarde no decurso da doença ("olho azul de hepatite")
Diagnóstico de Hepatite Infecciosa Canina
Complemente a sua leitura:
Vários métodos estão disponíveis para testar a presença do vírus que causa infecções por hepatite canina ou a presença de anticorpos contra o vírus. Os exames de sangue podem ser sugestivos do diagnóstico quando combinados com os sinais clínicos, dependendo dos estágios da doença. Uma diminuição nos glóbulos brancos e evidência de doença hepática pode ser evidente relativamente cedo na doença. Outros testes, como radiografias e exames de urina, também podem ser realizados.
Tratamento da Hepatite Infecciosa Canina
Não há tratamento específico para a hepatite infecciosa canina, por isso o tratamento é destinado a controlar os sintomas até que o vírus siga seu curso. Dependendo da gravidade da doença, a hospitalização e a fluidoterapia intravenosa podem ser necessárias. Antibióticos não tratam o vírus, mas podem ser prescritos para evitar infecções bacterianas secundárias. Em casos graves, transfusões de sangue podem ser necessárias.
Prevenir a hepatite infecciosa canina
As vacinas estão disponíveis para prevenir a hepatite infecciosa canina e estão entre as principais vacinas recomendadas para todos os cães (as vacinas combinadas geralmente usadas para cães protegem contra hepatite infecciosa canina). Vacinação contra um vírus estreitamente relacionado, o adenovírus canino tipo 2 (o CAV-2 protege contra a hepatite canina infecciosa (CAV-1) e a doença respiratória causada pelo CAV-2. As vacinas CAV-2 são mais comumente usadas para proteger contra esses dois vírus devido ao potencial de efeitos colaterais da vacina CAV-1, seu veterinário irá recomendar uma série de vacinas apropriadas para o seu cão para proteger contra esta e outras doenças caninas comuns.