Hiperlipemia | Desordem do sangue em cavalos
Autora:

Hiperlipemia | Desordem do sangue em cavalos

A hiperlipemia é uma doença do sangue que ocorre em cavalos com excesso de peso. Cavalos com esta condição têm uma quantidade anormalmente alta de gordura no sangue.

Hiperlipemia | Desordem do sangue em cavalos

A baixa qualidade da ração ou a diminuição do consumo de ração, particularmente durante um período de alta demanda de energia (por exemplo, gravidez, doença sistêmica), pode resultar em síndrome de hiperlipemia.

A hiperlipemia é vista mais comumente em pôneis, cavalos em miniatura e burros e menos freqüentemente em cavalos adultos de tamanho padrão.

A patogênese da hiperlipemia é complexa, com balanço energético negativo desencadeando mobilização excessiva de ácidos graxos do tecido adiposo, levando ao aumento da síntese de triglicerídeos hepáticos e à secreção de lipoproteínas de densidade muito baixa, hipertrigliceridemia concomitante e infiltração gordurosa do fígado.

A etiologia bioquímica da hiperlipemia é a superprodução de triglicerídeos, e não a falha do catabolismo dos triglicérides.

O início da doença está associado ao estresse, diminuição do consumo de ração, mobilização e deposição de gordura no fígado e superprodução de triglicerídeos, que podem ser precipitados pela resistência à insulina.

Em pôneis, a hiperlipemia é geralmente um processo primário de doença associado à obesidade, gravidez, lactação, estresse ou transporte.

A hiperlipemia pode se desenvolver secundária a qualquer doença sistêmica que resulte em anorexia e balanço energético negativo. A hiperlipidemia secundária é mais comum que a hiperlipidemia primária em raças miniaturas.

A hiperlipemia secundária a uma doença sistêmica pode ser observada em cavalos de qualquer idade e em qualquer condição.

Você também pode gostar:

Os burros do sexo feminino, estressados ​​e obesos correm maior risco de desenvolvimento de hiperlipemia, independentemente do estado de gravidez.

A hiperlipemia é mais comumente observada no inverno e na primavera.

Alpacas e lhamas podem desenvolver hiperlipemia e cetonúria nos estágios finais da gestação ou secundárias a estados de doença.

Camelídeos adultos e até crias jovens são suscetíveis à lipidose hepática durante estados de doença.

Hiperlipidemia

A hiperlipemia é uma doença do sangue que ocorre em cavalos com excesso de peso, bem como alguns burros.

Cavalos com esta condição têm uma quantidade anormalmente alta de gordura no sangue.

E apesar de afetar apenas uma pequena porcentagem da população eqüina do mundo, a hiperlipemia é um distúrbio muito grave que tem uma alta taxa de mortalidade entre os afetados.

Por este motivo, é importante conhecer os sintomas desta condição, para que você possa procurar atendimento veterinário imediato para o seu cavalo, se houver suspeita de hiperlipemia.

Sintomas

  • Letargia
  • Lentidão
  • Perda de apetite
  • Insuficiência hepática
  • Perda de peso grave, que ocorre em um curto período de tempo
  • Comportamento anormal
  • Nervosismo (ou seja, cabeça pressionando, circulando, vagando, sem saber do ambiente familiar)

Causas

Cavalos que estão extremamente acima do peso são os que mais correm risco de hiperlipemia, especialmente aqueles que passam por uma mudança rápida na dieta ou estão passando fome.

Como mecanismo de enfrentamento, o corpo do cavalo usa suas reservas de gordura para se alimentar.

Complemente a sua leitura:

O aumento resultante nos níveis de gordura no sangue faz com que o fígado trabalhe excessivamente e inicie o processo de insuficiência hepática.

Além disso, outros tipos de estresse podem tornar o cavalo mais propenso à condição.

Cavalos que têm uma alta resistência à insulina, por algum motivo ou outro, também correm risco de hiperlipemia.

Diagnóstico

A hiperlipemia é uma condição muito rara, mas não é difícil de diagnosticar.

Ao consultar um veterinário, ele ou ela pode pedir um histórico médico sobre o cavalo e tirar uma amostra de sangue.

Um diagnóstico positivo de hiperlipemia mostrará níveis excessivos de gordura no plasma sangüíneo.

Tratamento

O tratamento para a hiperlipemia deve ser administrado o mais rápido possível para garantir a sobrevivência do cavalo.

Seu veterinário irá determinar o método mais eficaz de substituir a perda substancial de energia associada à hiperlipemia, bem como reduzir a quantidade de gordura encontrada no plasma do sangue.

Prevenção

Uma vez que o tratamento para a hiperlipemia tenha sido administrado, algumas mudanças no estilo de vida devem ser feitas a fim de evitar que esse distúrbio calamitoso aconteça novamente.

Devem ser tomadas medidas para garantir que a questão do peso seja abordada, como mudanças nos hábitos alimentares e hábitos de exercício para iniciar a perda de peso.

Já a hiperlipemia é um problema atribuído ao excesso de peso cavalos, uma diminuição no peso pode fazer uma grande diferença.

Além disso, criar um ambiente livre de estresse para o animal ou reduzir drasticamente seus hábitos alimentares também pode minimizar as chances de hiperlipemia em seu cavalo.

Saiba mais sobre: Cavalo

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hiperlipemia | Desordem do sangue em cavalos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.