Hipertireoidismo em gatos
Autora:

Hipertireoidismo em gatos

Os gatos com hipertireoidismo são propensos à hipertensão e, eventualmente, insuficiência renal ou doença cardíaca.

Hipertireoidismo em gatos

Conforme o gato envelhecer, não é incomum para a glândula tireóide de um gato sair do controle, produzindo níveis muito maiores de hormônio tireoidiano do que o necessário. Muitas vezes vemos hipertireoidismo em gatos em torno de 10 anos e mais velhos.

O diagnóstico de hipertireoidismo em gatos pode vir como uma surpresa se você acha que seu gato está fazendo grande, porque ele é tão enérgico e tem um apetite tão bom. Mesmo que isso parece ser uma coisa boa, é uma pista que talvez algo não está certo, e seu gato precisa de uma visita ao veterinário para o exame de sangue que pode diagnosticar a condição de hipertireoidismo em gato.

O que é hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é o distúrbio glandular mais comum em gatos. É mais frequentemente causada por uma concentração excessiva de tiroxina circulante, um hormônio da tireoide mais conhecido como T4, na corrente sanguínea.

Você também pode gostar:

Quais são os sintomas do hipertireoidismo?

A perda de peso e o aumento do apetite estão entre os sinais clínicos mais comuns dessa condição. Perda de peso é observada em 95 a 98% dos gatos com hipertireoidismo, e um apetite saudável em 67 a 81%. Sede excessiva, aumento da micção, hiperatividade, aparência descuidada, respiração ofegante, diarreia e aumento da queda também foram relatados. O vômito é visto em cerca de 50% dos gatos afetados. Os sinais clínicos são resultado de o efeito do aumento dos níveis de T4 em vários sistemas orgânicos.

Sintomas de hipertireoidismo em gatos que variam de leve a grave, incluem:

  • perda de peso inexplicável
  • irritabilidade
  • depressão
  • vômitos
  • diarréia

Os gatos com hipertireoidismo são propensos à hipertensão e, eventualmente, insuficiência renal ou doença cardíaca se a condição não for tratada. Dependendo de fatores como a idade do seu gato e saúde geral, bem como o seu orçamento, o veterinário pode recomendar a remoção cirúrgica da glândula tireóide, um tratamento de iodo radioativo, uma dieta terapêutica ou drogas antitireóide, que deve ser dado para o resto da vida do gato.

Quais raças / idades são propensas ao hipertireoidismo?

O hipertireoidismo pode ocorrer em qualquer raça de gato, macho ou fêmea, mas ocorre quase exclusivamente em animais mais velhos. Menos de 6% dos casos têm menos de 10 anos de idade; a idade média de início é entre 12 e 13 anos.

Como o hipertireoidismo é diagnosticado?

Porque várias doenças comuns de gatos mais velhos como, diabetes, doença inflamatória intestinal, câncer intestinal e insuficiência renal crônica, compartilham alguns dos sinais clínicos de hipertireoidismo, uma bateria de testes está em ordem. Um hemograma, um painel de química e um exame de urina sozinhos não diagnosticarão o hipertireoidismo, mas certamente podem descartar o diabetes e a insuficiência renal. Gatos com hipertireoidismo podem ter os achados no hemograma e no exame de urina, mas o painel de química freqüentemente mostra a elevação de várias enzimas hepáticas.

Complemente a sua leitura:

Na grande maioria dos casos, um diagnóstico definitivo de hipertireoidismo é baseado em um simples exame de sangue que mostra níveis elevados de T4 na corrente sanguínea. Infelizmente, entre 2% e 10% dos gatos com hipertireoidismo terão níveis normais de T4. Uma possível explicação para isso é que, em casos leves, os níveis de T4 podem flutuar dentro e fora da faixa normal. Outra é que a doença concomitante suprime os níveis elevados de T4, reduzindo-os à normal ou à normalidade alta e enganando o veterinário para pensar que o estado da tiróide do gato é normal. Porque estes são gatos geriátricos, a doença concomitante é bastante comum, e o diagnóstico de hipertiroidismo nesses gatos pode ser complicado.

Tratamento

Existem quatro opções de tratamento para hipertireoidismo felino: medicação, terapia com iodo radioativo, cirurgia e terapia dietética. Cada opção de tratamento tem suas vantagens e desvantagens. O tratamento que o gato recebe para o hipertireoidismo dependerá de circunstâncias específicas, incluindo o estado geral de saúde do paciente, a capacidade e a disposição do dono de medicar o gato regularmente e considerações financeiras.

Saiba mais sobre: Tireóide

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Hipertireoidismo em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.