Se seu cachorro jovem de repente desenvolve um caroço vermelho, ulcerado, ele pode ter um histiocitoma. Enquanto a maioria esmagadora é benigna, uma pequena porcentagem de histiocitomas são malignos.
Os histiocitomas podem se assemelhar a crescimentos cutâneos que são malignos, incluindo melanomas e tumores de mastócitos. É por isso que é importante levar seu cachorro ao veterinário para um exame se você encontrar um caroço nele.
Histiocitomas em cães
Os histiocitomas em cães geralmente aparecem como grumos solteiros, ulcerados e elevados. Por causa de sua aparência, eles foram apelidados de "o botão de tumores". Eles se originam em células que fazem parte do sistema imunológico do seu cão, as células de Langerhans.
Histiocitomas me cães geralmente aparecem na metade da frente do corpo do cão, especialmente a cabeça e as pernas, mas nem sempre. Quando você palpa um nódulo e desliza facilmente, provavelmente é benigno, em comparação com os tumores malignos, que geralmente não se movem quando palpados. Seu cão pode arranhar um histiocitoma, causando sangramento e infecção secundária.
Raças Afetadas
Enquanto qualquer cão pode desenvolver histiocitomas benignos, eles aparecem mais frequentemente em certas raças. Estas incluem Cocker spaniels, Dogue alemão, Dachshunds, Boxers, Shetland Sheepdogs, Bull terriers, Labrador retrievers, Galgos, American Staffordshire bull terrier, Golden retrievers, Bulldogs, Terrier escoceses, Boston terriers e Shar-Peis.
Os tumores de histiocitoma benignos geralmente aparecem em animais jovens, geralmente com idade entre 3 e menos. Os histiocitomas malignos ocorrem com maior frequência em cães de montanha suíços, Rottweilers e golden retrievers, embora qualquer cão seja suscetível.
Tratamento de Histiocitoma em cães
Seu veterinário usará aspiração com agulha fina para tirar as células do nódulo, biópsia do nódulo ou consumir o nódulo. Não importa qual método ele usa, ele enviará a amostra para um patologista veterinário para diagnóstico.
Se o tumor é benigno, nenhum tratamento adicional é necessário, a menos que esteja localizado em uma área onde o cão o está incomodando constantemente.
Ao contrário de muitas outras formas de tumor benigno, os histiocitomas muitas vezes desaparecem por conta própria, geralmente dentro de dois a três meses após a aparição.
Histiocitomas malignos
Embora a esmagadora maioria dos histiocitomas seja benigna, alguns se tornam cancerosos. Os histiocitomas malignos geralmente aparecem em cachorros de meia-idade. Um tumor de pele pode ser apenas um sinal visível de doença que já se espalhou por dentro do corpo, especialmente o baço, ossos, rim e fígado.
Os sintomas do histiocitoma cancerígeno incluem perda de peso e apetite, letargia, dificuldades respiratórias, febre e problemas neurológicos. Se o seu cão é diagnosticado com histiocitoma maligno, o tratamento consiste em quimioterapia combinada, juntamente com esteroides. De acordo com a National Canine Cancer Foundation, este regime ajudam os cães afetados a ficarem vivos por vários meses a seis anos.