Quando dizemos a palavra "alergia", a primeira coisa em que todos pensamos é na primavera, com suas flores desabrochando, pólen no ar e, como resultado, a coceira e a febre do feno que podem vir com ela. É uma época em que somos mais ativos e desfrutamos de longas caminhadas pelo campo com nossos animais de estimação.
Para alguns, a primavera é um momento desagradável, pois eles associam com erupções cutâneas, rinite (febre do feno), tosse e até mesmo perda de cabelo, tanto para seres humanos e animais de estimação. Mas podemos começar compreendendo quais alergias os cães podem sofrer e quais as soluções que podemos dar para os cães.
O que é uma alergia?
Uma alergia é uma reação fisiológica apresentada pelo sistema imunológico ao aparecimento de uma substância nociva ao organismo. As doenças alérgicas nas pessoas afetam até 20% da população, com 90% da poeira ambiental sendo a principal causa. Tal hipersensibilidade à poeira, mistura de ácaros, pêlos de animais, lã têxtil de cobertores ou revestimentos, vários tipos de pólen, entre milhares de outras substâncias; desencadeiam os processos alérgicos em pessoas e animais.
Se um organismo exibir uma reação exagerada devido à suscetibilidade a alguns dos chamados "pós ambientais", não se manifesta em outros indivíduos, significa que há um desequilíbrio em sua energia vital que não lhes permite adaptar-se em harmonia com o ambiente que os rodeia.
Você também pode gostar:
Com base em tudo descrito acima, diríamos que o tratamento homeopático é focado em nosso paciente tentando curar áreas suscetíveis. Nos cães, as alergias mais comuns ocorrem entre o primeiro e o terceiro ano de vida. Eles são mais comuns por inalação ou atopia, dermatite alérgica por pulgas, alergias alimentares a certos alimentos e adquiridos por contato.
Os alérgenos são substâncias estranhas que desencadeiam a ação do sistema imunológico que produzirá um anticorpo chamado IgE que desencadeará os sintomas típicos de alergia. O remédio homeopático corretamente escolhido atuará em todos os sintomas, tornando o paciente refratário a esses agentes alergênicos.
Sintomas de alergia em cães
- Comichão (coçar, mordiscar, lamber ou esfregar contra objetos)
- Feridas superficiais
- Vermelhidão da pele ou eritema
- Perda de pêlos em determinadas áreas ou em todo o corpo (alopecia canina)
- Espessamento da pele em crônico com mudanças de cor para preto
- Congestão nasal
- Rinite (febre do feno)
- Tosse com ou sem expectoração
Diagnóstico de alergia em cães
No momento do diagnóstico de alergia em cães, é sempre recomendável ter a assistência de um veterinário respeitado. O médico veterinário vai avaliar os sintomas totais e tomar as amostras desejadas, dependendo da alergia (se na pele ou nas vias aéreas). Podemos também considerar as raças com maior predisposição genética para este tipo de patologias, tais como:
- Labrador
- Dálmata
- Retriever
- West Highland
- Cocker
- Boxer
- Bulldog inglês
- Shar Pei
Como eliminar todos os alérgenos é quase impossível saber. No entanto, mudar o estilo de vida do cão alérgico é necessário para que eles possam ter um final feliz. Veja possíveis tratamentos abaixo.
Tratamento homeopático para alergias em cães
O tratamento homeopático para alergias em cães terá como objetivo restaurar a relação do nosso paciente com o meio ambiente. Isso irá fortalecê-los, de modo que, na presença de um alérgeno, eles sejam fortes o suficiente para não serem afetados. Por essa razão, sempre incentivamos a não automedicação e consultar um especialista que possa ajudar.
O veterinário homeopático encontrará seu remédio base que representaria a razão pela qual seu cão desenvolveu a doença. Estamos diante de uma "manifestação" de um estado que nem todo mundo gosta, mas, mesmo assim, o cão deve passar (ficar trancado, solidão, mudança de casa, etc), exacerbado pela época do ano e pela presença de maiores razões para reagir.
Aqui está a nossa lista de alguns medicamentos homeopáticos para cães com alergias. Devemos ter a homeoptaia para cães com alergias em nosso kit de animais em caso de emergência. Então podemos ir ao veterinário quando estão mais calmos.
- Apis mellifica: para picadas e erupções de contato que parecem rosadas e quentes.
- Álbum de Arsenicum: para distúrbios digestivos devido a má alimentação. Silicea: ajuda a expulsar corpos estranhos como espinhos ou farpas.
- Ledum: para feridas pontiagudas, como mordidas ou picadas de insetos que são frias ao toque.
- Drosera: para tosses fortes e profundas.
Este artigo é puramente informativo. Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar seu animal ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.