Mucocele salivar em cães
Uma mucocele oral ou salivar refere-se a um inchaço dos tecidos conjuntivos moles na boca do cão. O inchaço aparece como um saco cheio de muco, e é mais do que três vezes mais provável de se formar em cães do que em gatos. No entanto, todas as raças de cães são suscetíveis a mucoceles orais e salivares. O tratamento geralmente é bem sucedido e envolve a drenagem do fluido e a prescrição de antibióticos.
O que é o inchaço da glândula salivar?
Uma mucocele salivar ocorre quando um ducto salivar se rompe, levando à coleta de líquido nos tecidos moles que o rodeiam. Isso geralmente é visto como uma massa macia e indolor ao redor da cabeça ou do pescoço, embora alguns possam ocorrer abaixo da língua ou ao redor dos olhos. A condição é tratada drenando a mucocele e removendo cirurgicamente as glândulas afetadas.
Você também pode gostar:
O inchaço da glândula salivar, também conhecido como mucocele salivar, acontece como resultado de um ducto salivar se rompendo na boca. Como os fluidos se acumulam fora da glândula, o tecido circundante incha, levando a uma massa ao redor da cabeça ou do pescoço do cão. Uma mucocele salivar pode ser tratada cirurgicamente remover as glândulas afetadas e tem um bom prognóstico para uma recuperação completa.
Sintomas e tipos
Alguns dos sinais mais comuns de mucoceles orais e salivares são:
- Edema facial
- Dor oral e inchaço
- Sangue no saliva
- Dificuldade em engolir
- Pressão ocular e dor
- Doença respiratória ou dificuldades respiratórias
- Massas moles em desenvolvimento no pescoço (cervical)
Tipos
Existem vários tipos de mucoceles salivares, que são categorizadas pelos tecidos moles em que a saliva se acumula. As mucoceles cervicais, o tipo mais comum de mucocele em cães, ocorrem quando a saliva se acumula na parte superior da região cervical ou sob a mandíbula; mucoceles sublinguais ou rúnulas ocorrem quando se acumulam no assoalho da boca; mucoceles faríngeas ocorrem quando se acumulam na parte posterior da garganta; e mucoceles zigomáticas ocorrem quando se coleta ao redor do olho.
Causas
Feridas por mordida, cirurgia do canal auditivo, trauma contuso na face ou na cabeça e um objeto estranho penetrando dentro da boca do cão são causas potenciais para mucoceles orais e salivares.
Complemente a sua leitura:
Além disso, enquanto qualquer raça é suscetível a formar essas áreas de inchaço, as seguintes raças são mais suscetíveis:
- poodle miniatura
- Pastor alemão
- Dachshund
- Silky terrier
Diagnóstico
O diagnóstico será baseado em um exame físico e uma história completa do seu cão. Raramente existem anormalidades laboratoriais ou no trabalho de sangue associadas a essa condição, e imagens raramente são usadas para diagnosticar mucoceles orais ou salivares. O objetivo primário é excluir qualquer desenvolvimento celular anormal, abscessos de dentes infectados ou outras causas mais graves da inflamação.
Tratamento
Antibióticos são frequentemente usados para ajudar a reduzir a inflamação e ajudar a prevenir a formação de uma infecção. A forma mais comum de tratamento é a drenagem não cirúrgica da área inchada.
Vivendo e gerenciando
Limpar a área ao redor da colocação do dreno e mudar as bandagens diariamente ajudará seu cão a se recuperar rapidamente, bem como reduzir a probabilidade de desenvolvimento de qualquer infecção. No geral, o prognóstico desta condição médica é positivo.
Prevenção
Atualmente, não existem medidas preventivas conhecidas para mucoceles orais ou salivares.