Campilobacteriose (infecção bacteriana) em cães
Campilobacteriose é uma infecção bacteriana prevalente em filhotes menores de seis meses de idade. As bactérias que causam a doença podem mesmo ser encontradas no intestino (trato gastrointestinal) de cães saudáveis e outros mamíferos.
Até 49 % dos cães carregam a infecção bacteriana (campilobacteriose), que ficam em suas fezes para que outros animais sejam infectados. Por causa disto, os seres humanos podem contrair a doença se não praticam a higiene apropriada após ter entrado no contato com um animal contaminado.
Você também pode gostar:
Sintomas
- Febre
- Vômitos
- Esticar para defecar (tenesmo)
- Perda de apetite (anorexia)
- Gânglios linfáticos ampliados (Linfadenite)
Causas de infecção bacteriana em cães
Existem várias causas conhecidas da doença, mas a causa mais comum é a partir de Canis que permitem que os animais entram em contato direto com fezes contaminadas.
A ingestão de alimentos contaminados ou água é outro modo de transmissão. Os animais mais jovens estão em maior risco de contrair a doença por causa de seus sistemas imunológicos subdesenvolvidos.
Diagnóstico de infecção bacteriana em cães
Uma cultura fecal é o procedimento de diagnóstico mais comum.
Depois de 48 horas, os veterinários vão examinar a cultura para procurar leucócitos (glóbulos brancos fecais) no banco; leucócitos também podem ser encontrados no trato gastrointestinal do animal. Outros procedimentos de diagnóstico incluem urina e análises sanguíneas.
Tratamento
Complemente a sua leitura:
Para casos leves, o tratamento ambulatorial é geralmente recomendado.
Enquanto isso, os cães com um caso severo de infecção bacteriana (campilobacteriose) requerem monitoramento próximo para evitar mais complicações.
Seu veterinário também pode recomendar o isolamento do animal, administrar um tratamento de terapia de fluido oral para sua desidratação, bem como antibióticos ou uma transfusão de plasma.
Vida e gestão
Quando o cão estiver em tratamento, é importante mantê-lo hidratado e prestar atenção para todos os sinais de agravamento. Além disso, seguir todo o tratamentos para garantir que as bactérias foram completamente removidas.
Prevenção
Praticar a higiene apropriada, limpae a área que o seu cão fica e come, e desinfectar rotineiramente suas bacias de água e do alimento, são boas maneiras de impedir este tipo de infecção bacteriana.