Doença Clostridiana Aviária
Em aves, a doença clostridial é uma infecção bacteriana do intestino delgado. No entanto, pode afetar vários órgãos do corpo, dependendo da bactéria clostridial específica envolvida.
Sintomas e tipos da infecção bacteriana do intestino delgado em aves
Os sintomas dependem do tipo de bactéria clostridial, mas pode afetar vários órgãos do corpo da ave. Geralmente, as bactérias clostridiais infectam o intestino delgado da ave e produzem uma toxina. Esta toxina é responsável por muitos dos sintomas, incluindo uma rápida deterioração da saúde, perda de apetite, perda de peso, apatia, fezes com sangue ou alimentos não digeridos.
Você também pode gostar:
Mesmo depois que a ave é curada de infecção bacteriana, a toxina permanecerá na corpo do pássaro, fazendo com que os sintomas continuem.
Causas da doença clostridial em aves
A doença clostridial infecta uma ave ao entrar em contato com alimentos e água contaminados, esporos ou bactérias (geralmente ao inalá-los) e superfícies contaminadas como gaiolas, utensílios e caixas-ninho.
As aves também podem contrair a doença através de feridas infecciosas. Muitas vezes, será através de uma cloaca lesionada ou traumatizada. A cloaca é a parte do corpo onde a urina, as fezes e os uratos são armazenados antes de serem eliminados do corpo da ave. (Este modo de infecção é geralmente visto em aves com prolapso cloacal ou papilomatose).
Tratamento da infecção bacteriana de intestino delgado em aves
Complemente a sua leitura:
O veterinário realizará testes fecais e outros testes na ave infectada e tratará de acordo com os antibióticos.
Prevenção da infecção bacteriana em aves
A doença clostridial em aves pode ser prevenida com algumas precauções simples.
- Crie um ambiente livre de estresse
- Evite superpopular o espaço vital de um pássaro
- Dê ao pássaro ar fresco e boa ventilação
- Dê ao seu pássaro uma dieta nutricional equilibrada
- Armazene a alimentação do pássaro em um local higiênico
- Desinfecção do ambiente vivo da ave regularmente