Pioderma é um termo médico para infecções bacterianas da pele que ocorrem em coelhos.
Essas infecções geralmente ocorrem quando a pele do coelho se rompe, ou quando a pele é exposta a condições de umidade, alterando assim a flora encontrada no interior.
Normalmente, existem bactérias saudáveis na pele do coelho e membranas mucosas úmidas.
Às vezes, no entanto, isso pode ficar comprometido, permitindo que bactérias nocivas cresçam demais.
O que é infecção bacteriana da pele?
Os sintomas variam em diferentes animais de estimação, mas podem levar à abscesso na pele e necrose para o seu animal de estimação.
O avermelhamento da pele e a perda de cabelo podem indicar que seu animal de estimação tem uma condição que pode piorar com o tempo.
Radiografias ou biópsia da pele podem ser necessárias para determinar a causa; a condição pode ser dolorosa se não for tratada.
Se você suspeitar de infecções bacterianas da pele em seu animal de estimação, é importante visitar seu veterinário para tratamento.
Infecções bacterianas da pele, também conhecidas como pioderma, são comuns em coelhos.
Este crescimento excessivo de bactérias está frequentemente presente devido a ambientes quentes e úmidos, causados por fatores como hipersalivação, queimaduras de urina, ruptura transbordamento, feridas de mordida, dobras cutâneas infectadas e reações de injeção.
Você também pode gostar:
As bactérias Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Pasteurella multocida e Fusobacterium necrophorum são causas comuns destas infecções em coelhos.
Sintomas
A maioria dos sinais de pioderma depende do tipo de infecção bacteriana que o coelho tem, mas alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Obesidade
- diarreia
- Dor muscular
- Corrimento nasal (e ocasional)
- Infecções do trato urinário)
- Má higiene e higiene pessoal
- Emaranhado pêlo (especialmente ao redor do ânus, coxas e abdômen)
- Vermelhidão e crostas ao redor da área da infecção
- Doença dentária (exibida como inchaço / sangramento nas gengivas, baba e dentes soltos e em decomposição)
Causa
Normalmente, uma infecção bacteriana da pele ocorre quando há uma ruptura na pele do coelho, geralmente ocorrendo quando ela foi exposta a condições ambientais precárias, incluindo umidade. Também pode ocorrer em casos de lesão ou má circulação sanguínea. Pioderma é, na maior parte, uma ocorrência muito comum, muito parecido com cortes e arranhões em crianças humanas.
As bactérias que causam pioderma incluem:
- Staphylococcus aureus
- Pseudomonas aeruginosa
- Pasteurella multocida (uma das bactérias mais comuns)
Complemente a sua leitura:
Bactérias também podem penetrar em aberturas orais ou ficar presas em pêlos emaranhados, especialmente em coelhos insalubres ou obesos.
Diagnóstico
Seu veterinário vai querer olhar para todas as possíveis causas antes de fazer um diagnóstico, pois há outras coisas que podem se assemelhar a uma infecção comum da pele. Estas podem incluir:
- Ácaros da orelha, que podem causar regiões com aspecto semelhante ao redor das orelhas, levando à perda de cabelo ao redor das orelhas e do canal auditivo
- Pulgas, que podem causar perda de cabelo e cabelos emaranhados em muitas áreas ao redor do corpo
- Reação cutânea a uma vacinação ou injecção recente, que pode formar crostas ou crostas
- Sífilis de coelho, uma condição que muitas vezes causa perda de cabelo e regiões duras
Se estas forem descartadas, seu veterinário pode coletar amostras de pele ou culturas para identificar a causa subjacente da infecção.
Tratamento
Tratar infecções bacterianas em coelhos ocorre tipicamente em nível ambulatorial.
A maioria dos coelhos vai precisar de banho; a área então precisa ser bem seca para evitar reter o excesso de umidade. Se a infecção for grave, a área circundante pode precisar ser aparada. Seu veterinário pode prescrever antibióticos tópicos para aplicar na área afetada.
Prevenção
É importante fornecer uma dieta bem equilibrada para o seu coelho. Prevenir a obesidade ajudará a prevenir o risco de futuras infecções que ocorram nas pregas cutâneas.
Aparar áreas de pêlo e escovar os pêlos emaranhados também pode ajudar a reduzir o risco de infecção.