As doenças causadas por bactérias flavobacterianas em peixes são causadas por múltiplas espécies bacterianas dentro da família Flavobacteriaceae e são responsáveis por perdas devastadoras em estoques de peixes silvestres e cultivados em todo o mundo.
Além de impor diretamente efeitos econômicos e ecológicos negativos, os surtos de doenças flavobacterianas também são notoriamente difíceis de prevenir e controlar, apesar de quase 100 anos de pesquisa científica.
O surgimento de relatórios recentes ligando flavobactérias anteriormente não caracterizadas a infecções sistêmicas e eventos de mortalidade em peixes da Europa, América do Sul, Ásia, África e América do Norte também é uma grande preocupação e destacou algumas das dificuldades em torno do diagnóstico e tratamento quimioterápico de doenças de peixes flavobacterianos.
Doença das Brânquias Bacterianas em Peixes
Peixes de aquário, por vezes, sofrem de um complexo de doença chamado doença das guelras bacterianas. Embora na maioria das vezes afeta peixes jovens, especialmente salmonídeos, pode afetar qualquer tipo de peixe de aquário.
Você também pode gostar:
Sintomas
Como as brânquias são principalmente afetadas, os peixes que sofrem de doença das guelras bacterianas terão problemas respiratórios, com respiração visivelmente rápida ou difícil e vão nadar perto da superfície da água, como se estivessem tentando respirar. Eles vão mostrar sinais de um apetite perdido, com pouca ou nenhuma alimentação.
As brânquias, muitas vezes, embora nem sempre, mostram sinais, com inchaço, vermelhidão no tecido branquial e brânquias deformadas. As brânquias podem ter um crescimento desigual de bactérias sobre elas e uma aparência manchada. Sem tratamento, os tecidos das barbatanas e barbatanas irão deteriorar-se e necrosar.
Causas
A doença branquial bacteriana ocorre tipicamente como resultado de más condições de vida, tais como superlotação, má qualidade da água, altos detritos orgânicos, aumento da temperatura da água e aumento dos níveis de amônia.
Embora na maioria das vezes seja o peixe jovem e / ou fraco que contrai a doença, devido ao seu sistema imunológico vulnerável, a doença das guelras pode afetar os peixes de qualquer idade.
As bactérias que causam infecções branquiais são principalmente Flavobacteria, Aeromonas e Pseudomonas spp. A causa de iniciação direta por essas bactérias não é conclusiva, mas elas serão freqüentemente encontradas como infecções oportunistas secundárias.
Tratamento
Complemente a sua leitura:
A doença branquial bacteriana deve primeiro ser tratada com uma mudança na condições de vida dos peixes. Se eles estiverem em aquários lotados, eles precisarão receber mais espaço, seja em um aquário maior ou separados em aquários diferentes.
A limpeza da água e do aquário é primordial. Um tratamento de permanganato de potássio e aditivos de água salgada pode ser usado para ajudar os peixes a se curarem e se recuperarem da infecção.
A quantidade de sal que você vai usar dependerá das espécies que você está tratando, mas deve ser um sal que é feito especificamente para a água do peixe, e deve ser apenas na quantidade prescrita. Antibioticoterapia pode ser usada para tratar infecções bacterianas secundárias.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a ocorrência de doença das guelras bacterianas é mantendo condições higiênicas de vida para os peixes. Manter a água limpa de detritos orgânicos, dando ao peixe mais espaço para se movimentar, sem superlotação, mantendo uma temperatura consistente e testando a qualidade da água regularmente para garantir que ela seja equilibrada são as melhores práticas para manter seu peixe saudável e sem estresse. Além disso, os filtros devem ser trocados a cada mês ou verificados de acordo com as instruções do fabricante do filtro.