Proprietários de répteis estão começando a exigir o mesmo nível de cuidado para seus companheiros que os nossos clientes caninos e felinos.
Uma das queixas mais comuns apresentadas pelo paciente reptiliano é a doença gastrointestinal (GI).
Os sinais associados à doença gastrointestinal incluem: anorexia, polifagia, pica, prolapso, regurgitação, diarreia, constipação, letargia e perda de peso.
Modalidades diagnósticas comumente empregadas em espécies domésticas podem ser empregadas em répteis.
Anamnese, exame físico, técnicas de imagem e análises de parasitas fecais são mais importantes na medicina herpetológica, pois as duas causas mais comuns de doença gastrointestinal são os parasitas e os fenômenos obstrutivos.
Criptosporidiose
Protozoários causam muitas doenças infecciosas em répteis, uma das quais é uma infecção parasitária muito grave chamada Criptosporidiose. Esta infecção por protozoários aumenta a espessura dos revestimentos internos intestinais e do estômago, reduzindo assim a sua capacidade de funcionar adequadamente. Os lagartos são geralmente infectados nos intestinos, enquanto nas cobras a infecção é encontrada no trato gastrointestinal. Infelizmente, a criptosporidiose é intratável em répteis.
Você também pode gostar:
Manter os répteis pode ser muito recompensador e muitos tipos diferentes de répteis - cobras, lagartos, tartarugas, etc. - são ótimos animais de estimação.
Eles não são como cães e gatos, no entanto, e é importante entender as necessidades de saúde dos répteis, a fim de proporcionar-lhes um lar confortável e seguro.
Se você pode reconhecer as doenças mais comuns dos répteis, você pode facilmente tomar medidas para manter seus animais felizes e saudáveis.
Reconhecendo um réptil doente
Muitos sintomas de doenças comuns de répteis são semelhantes, e enquanto um ou dois sintomas podem não permitir que você diagnostique corretamente o que aflige seu animal de estimação, se você observar esses tipos de sintomas, é melhor procurar cuidados veterinários adequados.
Sintomas típicos da doença incluir
- Diarreia ou excrementos que apresentam excesso de muco ou sangue
- Perda de peso, falta de apetite ou relutância em comer
- Vômito ou descarga da boca ou nariz
- Dificuldade para respirar, incluindo tosse ou espirros
- Letargia geral, indiferença ou falta de energia
Sintomas e tipos
- Vômito
- Diarreia
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Fraqueza
- Letargia
- Espessamento das cristas ao longo do revestimento do trato gastrointestinal
Causas
Complemente a sua leitura:
Uma infecção com o protozoário Cryptosporidium é devido ao contato do seu réptil com o seguinte:
- Fezes infectadas
- Comida regurgitada infectada
- Outros répteis infectados
Diagnóstico
Se o seu réptil tem criptosporidiose, o veterinário deve localizar uma massa ao longo de seu trato gastrointestinal durante um exame físico.
Radiografias e exames endoscópicos, incluindo biópsias gástricas, também são valiosos para confirmar o diagnóstico.
É aconselhável levar qualquer alimento regurgitado do seu réptil para o veterinário, bem como amostras de fezes do animal.
Tratamento
Embora não haja medicação para tratar a criptosporidiose, o veterinário pode recomendar terapia de suporte para reduzir os sintomas do seu réptil e prolongar a sua vida, no entanto, dependerá, em última instância, da condição e dos sintomas do animal.
Vida e gestão
Já se suspeitou que a criptosporidiose poderia ser transmitida de répteis para humanos ou outros animais; esta teoria já foi refutada.
O parasita protozoário Cryptosporidium, no entanto, causa doenças infecciosas semelhantes em humanos e animais.
Prevenção
Manter o seu réptil separado de qualquer novo (ou infectado) réptil pode ajudar a prevenir a propagação da criptosporidiose.