Infecção respiratória superior em gatos
Autora:

Infecção respiratória superior em gatos

Idade, estado de vacinação e condição física todos desempenham um papel na suscetibilidade de um gato para infecções respiratórias superiores.

Infecção respiratória superior em gatos

O trato respiratório superior de um gato, a área do nariz, garganta e seio nasal, é suscetível a infecções causadas por uma variedade de vírus e bactérias.

O que provoca infecções respiratórias superiores em gatos?

De longe, os vírus são as causas mais comuns de infecções respiratórias superiores em gatos.

O Calicivírus felino e o Herpesvirus felino respondem por 80 a 90% de todos os problemas respiratórios superiores contagiosos, e são predominantes em abrigos, e em agregados familiares com muitos gatos.

Estes vírus podem ser transmitidos de gato para gato através de espirros, tosse, ou enquanto estão lambendo ou partilha de alimentos e bacias de água.

Uma vez infectados, os gatos podem se tornar portadores para a vida, e embora eles não podem mostrar sinais clínicos, eles ainda podem transmitir os vírus para os outros. Os gatos desenvolvem frequentemente infecções bacterianas secundárias a estas infecções virais comuns.

Há também infecções respiratórias superiores em gatos que são principalmente causados por bactérias.

Chlamydia e Bordetella, também comumente encontrados em abrigos e áreas com vários gatos, são duas dessas infecções bacterianas.

Menos comum em gatos do que cães, Bordetella é geralmente associado com estresse e condições de vida superlotadas.

Você também pode gostar:

Quais são os sintomas gerais de infecções respiratórias superiores?

Os sintomas diferem dependendo da causa e localização da infecção, mas alguns sinais clínicos comuns de problemas respiratórios superiores em gatos incluem:

  • Espirros
  • Congestionamento
  • Corrimento nasal
  • Tosse
  • Descarga nasal clara a colorida
  • Engasgos, babar
  • Febre
  • Perda ou diminuição do apetite
  • Úlceras nasais e orais
  • Esfregar os olhos
  • Depressão

Quais gatos são determinados e propensos a infecções respiratórias superiores?

Idade, estado de vacinação e condição física todos desempenham um papel na suscetibilidade de um gato para infecções respiratórias superiores, mas os gatos que vivem em famílias com mais gatos ou abrigos são mais suscetíveis.

Os veterinários descobriram que o estresse desempenha um papel na causa de surtos de infecões respiratórias superiores, e os gatos em qualquer abrigo, gatil ou instalações de embarque são geralmente experimentando altos níveis de estresse.

Os gatos que se recuperaram de infecção respiratória superior podem se tornar portadores, e podem experimentar recorrências quando estressados.

Certas raças como persas e outras raças de face plana têm uma predisposição para desenvolver infecções respiratórias superiores devido à sua estrutura facial.

O que devo fazer se eu acho que meu gato tem uma infecção respiratória superior?

É importante levar o seu gato para um veterinário, se você acha que ele pode estar sofrendo de uma infecção respiratória superior. Um breve exame por um veterinário vai ajudar a determinar se o seu gato requer medicação, tem uma febre ou está desidratado. Evite o autodiagnóstico, desde que seu gato pode ser infeccioso e exija o isolamento, os antibióticos ou o cuidado veterinário adicional.

Como as infecções respiratórias superiores são tratadas em gatos?

Complemente a sua leitura:

Seu veterinário irá prescrever o melhor curso de tratamento para o seu gato, que pode incluir medicamentos, isolamento, descanso e apoio com fluidos e apoio nutricional.

O que acontece se uma infecção respiratória superior é deixada sem tratamento?

Não tratada, algumas infecções respiratórias superiores podem evoluir para pneumonia ou ter outras complicações graves, como cegueira ou dificuldades respiratórias crônicas.

Como posso impedir que meu gato tenha infecções respiratórias superiores?

  • Mantenha o seu gato dentro de casa para minimizar o risco de exposição a animais infectados.
  • Isolar adequadamente os gatos infectados para proteger outros animais de estimação que vivem no mesmo ambiente.
  • Minimize o estresse.
  • Mantenha o seu gato atualizado sobre as vacinas, como recomendado pelo seu veterinário. As vacinas para a doença respiratória superior nos gatos não podem realmente impedir a infecção, mas ajudam a diminuir a severidade da doença em alguns casos.
  • Exames veterinários regulares e cuidados preventivos podem ajudar a detectar e tratar problemas precocemente. A melhor defesa de um gato contra a infecção respiratória superior é um sistema imunológico saudável.
  • Pratique uma boa higiene e lave as mãos cuidadosamente ao manusear vários gatos.

Saiba mais sobre: Infecção

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Infecção respiratória superior em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.