Infecção Viral Intestinal (Rotavírus) em Gatos
Autora:

Infecção Viral Intestinal (Rotavírus) em Gatos

Este vírus é a principal causa de diarreia e perturbação gastrointestinal em gatos. E embora possa ser visto em gatos em qualquer idade, gatinhos são mais propensos a infecções por rotavírus.

Infecção Viral Intestinal (Rotavírus) em Gatos

Infecções por rotavírus em gatos

O rotavírus é um género de vírus de RNA bicatenário da família Reoviridae que causa inflamação dos intestinos e em casos graves, disfunção nas paredes intestinais. Este vírus é a principal causa de diarreia e perturbação gastrointestinal em gatos. E embora possa ser visto em gatos em qualquer idade, gatinhos são mais propensos a infecções por rotavírus.

Cães também são suscetíveis a infecções por rotavírus.

O que é infecção rotavírus?

O rotavírus é um vírus altamente contagioso que causa inflamação dos intestinos e estômago em muitos animais e em humanos. Embora os sintomas causados pelo rotavírus sejam muito mais raros em gatos do que em muitos outros animais, bem como em bebês humanos, a infecção por esse vírus pode causar diarreia leve a grave e vômitos, desidratação, cólicas abdominais e dor e febre em gatos. Gatos jovens, velhos e imunocomprometidos são mais propensos a experimentar sintomas quando infectados pelo rotavírus do que gatos adultos saudáveis. Se o seu gato está experimentando esses sintomas, é importante entrar em contato com seu veterinário. O rotavírus pode causar um grande desconforto para o seu gato e pode até ser fatal para gatos vulneráveis.

Você também pode gostar:

Sintomas e Tipos

O sintoma primário de uma infecção por rotavírus é diarreia aquosa leve a moderada. Em casos graves, os gatos podem morrer por desidratação, perda extrema de peso e/ou de vontade de comer.

Causas

O rotavírus é normalmente transmitido através do contato com matéria fecal contaminada. Gatos com sistemas imunológicos subdesenvolvidos ou fracos e aqueles que vivem em ambientes excessivamente estressados estão em maior risco para a infecção.

Diagnóstico

Seu veterinário vai tentar descartar as seguintes causas para inflamação intestinal antes de diagnosticar rotavírus: parvovírus felino, vírus da leucemia felina (FeLV), coronavírus felino, astrovírus felino e calicivírus felino. Outras causas para inflamação do intestino podem incluir infecções fúngicas, parasitas, alergias ou exposição a toxinas.

Testes laboratoriais para detectar o vírus podem incluir exame laboratorial de amostras de tecido, ou exploração microscópica de fezes. Um desses testes é eLISA (ou ensaio imunosorbent ligado à enzima), uma técnica bioquímica. Seu veterinário também pode ser capaz de identificar o vírus usando uma técnica chamada isolamento do vírus.

Para diagnosticar formalmente o rotavírus, um veterinário precisa examinar as vilosidades intestinais (os cabelos pequenos que revestem o intestino) e outras células dentro da parede intestinal, usando instrumentos especiais para detectar o rotavírus e anticorpos que o vírus pode ter produzido.

Tratamento

Complemente a sua leitura:

Uma vez que o rotavírus é formalmente diagnosticado, seu veterinário começará o tratamento para garantir uma recuperação rápida. O tratamento envolve alívio sintomático para aliviar a diarreia do gato e ajudar a substituir fluidos perdidos e eletrólitos. Seu médico também aconselhará restrições alimentares temporárias para ajudar a aliviar um pouco do desconforto intestinal do seu gato.

Antibióticos geralmente não são prescritos porque são apenas úteis para infecções bacterianas, não virais.

Viver e Gestão

Como os rotavírus são zoonoses, é importante que os donos de animais mantenham gatos infectados longe de crianças pequenas, bebês em particular. Ao manusear a questão fecal de um animal infectado, é especialmente importante usar precauções, como usar luvas de látex e desinfetar a área de convivência do animal.

Os humanos que vivem em países em desenvolvimento estão em maior risco, muitas vezes experimentando diarreia com risco de vida. Estimativas sugerem que em países em desenvolvimento até 500.000 crianças menores de cinco anos morrem todos os anos por infecções por rotavírus.

Prevenção

A melhor proteção para um gatinho é consumir o leite de um gato imune, pois eles produzem anticorpos que podem proteger contra o rotavírus.

Saiba mais sobre: infecção

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Infecção Viral Intestinal (Rotavírus) em Gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.