Quando pensamos em infecções em gatos, as bactérias comuns e vírus vêm à mente em primeiro lugar. Outro grupo de doenças é menos conhecido. Estas doenças são causadas por agentes fúngicos. Algumas dessas doenças fúngicas que afetam os gatos são distribuídas regionalmente.
Principais infecções fúngicas em gatos
Aspergilose
Uma infecção fúngica incomum, isso é mais freqüentemente visto em cães do que gatos. Algumas espécies diferentes de Aspergillus são responsáveis.
Estes fungos são encontrados em todo o meio ambiente. Qualquer infecção respiratória ou profunda localizada que se espalha por todo o corpo pode se desenvolver. A forma localizada pode invadir os seios nasais. Os gatos também podem ter envolvimento de pulmões ou trato digestivo.
Os sinais da infecção respiratória superior incluem espirros e corrimento nasal, enquanto a infecção profunda produz sinais gerais de mal-estar, e vômitos e diarréia. Gatos que têm infecções crônicas de vírus, câncer ou diabetes estão predispostos a este tipo de infecção fúngica profunda.
Candidíase
A levedura Candida é uma parte normal da superfície das membranas mucosas, orelhas, tratos digestivos e reprodutivos, mas se o gato se torna imune suprimido devido a infecções crônicas de vírus, terapia de câncer ou diabetes, este fungo pode ser a causa de uma doença oportunista.
A orelha, a cavidade oral, ou a bexiga podem ser infestadas com o supercrescimento da Candida que causa a doença associada com estes locais contaminados. A levedura também pode causar pus no peito.
Coccidioidomicose
Muito mais comumente visto em cães do que gatos. Ele aparece bem em áreas de baixa umidade.
Você também pode gostar:
Claudicação, dificuldade em respirar, lesões oculares e cutâneas, mau estado do corpo e glândulas inchadas podem ser observadas em gatos infectados. A inalação é seguida pela distribuição fúngica em torno dos tecidos do corpo em cerca de dez dias.
Criptococose
O Cryptococcus levedura é encontrado em decomposição de matéria e aves (especialmente pombo) excrementos em todos os EUA, mas a prevalência de infecções é mais elevada no extremo sul da Califórnia.
A infecção é muito mais comumente visto em gatos do que cães, com mais gatos siameses relatados infectados do que outras raças (é desconhecido por que). É a doença fúngica profunda mais comum de gatos.
Em gatos, a infecção geralmente leva a infecções crônicas do nariz e seios nasais, e úlceras de pele. Outros órgãos tais como o baço e o rim, e os músculos esqueletais podem ser excessivamente contaminados.
Geralmente os organismos são inalados, e podem espalhar nos olhos e também no cérebro. Se isso acontecer, convulsões e problemas de equilíbrio, e problemas de visão podem se desenvolver.
Note-se que os gatos podem desenvolver uma colisão perceptível sobre a ponte do nariz relacionados com a inflamação nos tecidos existentes. Se um gato tem infecções crônicas do vírus, a doença pode ser mais séria; é comum encontrar a infecção de FeLV nos gatos doentes com Cryptococcosis.
Blastomicose
Muito mais comumente visto em cães do que gatos, esta infecção é causada por Blastomyces, um fungo do solo. Os pequenos fios no solo são inalados, e se transformam em uma levedura dentro do corpo, que estabelece uma colônia no pulmão profundo. A corrente sanguínea carrega o fungo ao redor a outros órgãos do corpo.
Esta doença é regional na distribuição, com uma incidência mais elevada ao longo das bacias hidrográficas e em áreas úmidas perto dos rios e dos lagos, com solos rica orgânicos.
Os excrementos dos pássaros podem espalhar o fungo. Lesões cutâneas, glândulas inchadas, febre, tosse e perda de peso podem ocorrer em gatos infectados.
Complemente a sua leitura:
Lesões oculares graves e desorientação também podem ocorrer, mas em gatos com sistemas imunológicos normais, as infecções geralmente estão contidas no trato respiratório.
Histoplasmose
O fungo Histoplasma é residente no solo rico em materiais orgânicos, especialmente em excrementos dos pássaros. Edifícios antigos, em lugares onde os pássaros poleiro pode ser outro local onde este organismo prospera, e pode ser transportado uma distância em pó contaminado.
Os esporos são inalados para os pulmões. A histoplasmose é uma infecção rara em gatos. O fungo torna-se fermento dentro do corpo e se espalha na corrente sanguínea em torno de diferentes órgãos. O Histoplasma também pode entrar através da boca/sistema digestivo e configurar nesse local a infecção.
Nem todos os gatos adoecem, e alguns apenas mostram sinais vagos leves, mas aqueles com doenças crônicas de vírus podem desenvolver infecção grave devido à redução da eficiência do sistema imunológico.
Uma doença incomum, mas pode ser encontrada em áreas irregulares em toda a maioria das regiões. A maioria dos gatos infectados são gatos jovens que saem e ficam fora de casa.
Febre, perda de peso progressiva, problemas oculares, glândulas inchadas, dificuldade em respirar, anemia, tosse ou claudicação são sinais comuns. Alguns gatos podem desenvolver diarreia se o trato intestinal torna-se infectado.
Muitas destas doenças podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos e cuidados de suporte, desde que o gato tem um sistema imunológico que está funcionando normalmente, e a infecção não se tornou muito avançada. Alguns desses fungos desenvolvem resistência às drogas usadas para gerenciá-los, de modo que o veterinário pode ter que ajustar os medicamentos.
Alguns dos medicamentos antifúngicos podem ter efeitos secundários graves em alguns pacientes, de modo que o monitoramento da enzima hepática e outros testes de rastreamento para avaliar o bem-estar do paciente podem ser recomendados pelo médico assistente. Pode levar meses de tratamento para trazer essas condições controle.