Cachorro com Dor de Ouvido
Infecções de ouvido em cães são comuns e a maioria dos cães sofrem desta condição dolorosa em algum momento da sua vida.
Coçar e esfregar o ouvido e sacudir a cabeça são sinais comuns. Você também pode notar um odor anormal do ouvido ou ver vermelhidão ou inchaço.
A maioria das infecções de ouvido em cães adultos é causada por bactérias e leveduras, embora os ácaros da orelha sejam uma causa comum em filhotes.
Seu veterinário irá colher uma amostra do ouvido afetado e examinar sob o microscópio para ajudar a identificar quais microrganismos estão presentes.
Como posso saber se meu cão tem uma infecção de ouvido?
Os seguintes sintomas podem indicar que seu cão precisa ter suas orelhas verificadas por um veterinário:
Você também pode gostar:
- Coçar a orelha ou área ao redor da orelha
- Corrimento marrom, amarelo ou com sangue
- Odor no ouvido
- Vermelhidão
- Inchaço
- Crostas ou crostas no interior do ouvido externo
- Perda de cabelo ao redor da orelha
- Esfregar o ouvido e área circundante no chão ou móveis
- Cabeça balançando ou inclinação da cabeça
- Perda de equilíbrio
- Movimentos oculares incomuns
- Andar em círculos
- Perda de audição
Quais cães são propensos a infecções de ouvido?
Cães com alergias ou com orelhas externas não eretas podem estar predispostos a desenvolver infecções de ouvido. Cães que têm crescimento excessivo de pêlos no canal do ouvido também podem ser mais suscetíveis a infecções de ouvido.
Tratamento para infecção de ouvido de cachorro
Para um tratamento bem sucedido, você deve limpar o ouvido com um limpador suave, pois o ouvido ficará dolorido. Uma maneira eficaz de limpar o ouvido é preencher o canal auditivo com a solução de limpeza, coloque uma bola de algodão de tamanho apropriado na abertura do canal auditivo e massageie suavemente a orelha na base.
A bola de algodão serve várias funções. Ela age como uma tampa para permitir que o fluido vá para frente e para trás no canal, ele absorve o excesso de solução e se agarra aos detritos à medida que ele sobe, permitindo que você saiba o que está no canal auditivo. Contanto que o seu cão tolere, você pode limpar a orelha várias vezes até que a bola de algodão saia limpa.
Há algumas precauções ao limpar a orelha de um cachorro.
Não use cotonetes, pois eles podem empurrar os fragmentos para dentro do canal auditivo e romper o tímpano.
Não use álcool ou outras soluções que são irritantes para a pele inflamada (Pense na pele dentro da orelha de um cão com uma infecção no ouvido como uma erupção cutânea), após o canal auditivo ter sido limpo, deixe secar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, instile o medicamento que o seu veterinário prescreveu (pomada ou gotas medicadas).
Complemente a sua leitura:
A duração do tratamento depende do paciente, da gravidade da infecção e de quaisquer alterações no ouvido (isto é, espessamento do tecido no ouvido).
Em alguns casos, medicamentos orais são necessários (antibióticos, anti-levedura, antiinflamatórios). Seu veterinário agendará novas checagens para garantir que os medicamentos estejam funcionando e que a infecção seja eliminada.
Causas e prevenção da infecção do ouvido em cães
A prevenção depende da identificação da causa subjacente da infecção no ouvido. Em alguns casos, o canal auditivo fica úmido devido a banho, higiene ou natação. Esta umidade promove o crescimento de microorganismos no canal auditivo. A prevenção nesses casos pode ser tão simples quanto limpar o ouvido como descrito anteriormente para remover a umidade e prevenir a infecção.
No entanto, em muitos casos, uma causa subjacente pode não ser tão facilmente identificada. Cães que sofrem de alergias, seja ambiental, como pólen (gramíneas, árvores e ervas daninhas), ácaros, mofo ou comida (carne, frango, peixe, soja, etc) estão predispostos a infecções de ouvido. Isto é devido ao inflamação microscópica que as alergias causam na pele, permitindo o crescimento excessivo de organismos bacterianos e fúngicos que normalmente habitam a pele.
Que microorganismo está causando a infecção no ouvido e qual é a causa subjacente? A limpeza de rotina com um limpador de ouvido suave e aprovado para cães pode ser necessária para reduzir a freqüência de infecções auditivas recorrentes em cães com alergias. Limpar as orelhas do seu cão após um banho ou uma consulta de higiene pode impedir qualquer potencial infecção.