Não ignore as orelhas do Maltês
O Maltês é uma raça de cão considerada brinquedo, fofa e pequena que vem da região do Mediterrâneo.
Estes caninos são acessórios em residências como animais de companhia, provavelmente devido a uma combinação de seus temperamentos amorosos e pêlo macio e longo. Assim como a maioria das raças de cães, os maltês são suscetíveis a vários problemas relacionados à saúde.
Infecções de ouvido são muito comuns em cães.
Na verdade, esta é a razão número 1 para visitas a veterinários doentes, e quase todos os cães enfrentam pelo menos uma infecção em sua vida.
Dito isto, eles podem ser terrivelmente dolorosos e desconfortáveis para os cães, então você vai querer ser capaz de identificar rapidamente um problema no ouvido e procurar um rápido diagnóstico e tratamento.
Tipos de infecções de ouvido
Existem algumas coisas que podem acontecer com os ouvidos. Infecções comuns podem ser leveduras, fungos ou bactérias.
Menos comuns, mas possíveis, são ácaros da orelha, carrapatos ou substâncias estranhas no canal auditivo.
Muito raros, mas possíveis, são hematomas ou tumores.
Sinais de infecções nos ouvidos
Não importa o tipo de infecção no ouvido (ou infestação) os sintomas são quase sempre os mesmos:
Você também pode gostar:
- Tremer a cabeça
- Inclinar a cabeça
- Esfregar as patas nas orelhas
- Esfregar as orelhas ou cabeça em superfícies
- Descarga de ouvido (pode ser de qualquer cor; branco, amarelo, marrom, etc.)
- Pequenas manchas pretas (observadas nos ácaros da orelha)
- Um mau cheiro que emana das orelhas
- Uma crosta no canal auditivo externo
- Sinais de dor se as orelhas forem tocadas
- Cabelo fino ao redor da orelha (nem sempre visto)
Infecções de ouvido
Muitos Maltês são vulneráveis a infecções de ouvido e todos os desconfortos que vêm com as infecções de ouvido. Esta vulnerabilidade a infecções bacterianas e fúngicas pode ser um efeito do pêlo notavelmente longo e luxuoso que cresce em seus ouvidos.
Inflamação como um sintoma
Se você tem algum motivo para pensar que o seu adorável maltês pode ter uma infecção no ouvido, preste muita atenção a quaisquer sinais que ele possa exibir.
A inflamação do ouvido, por exemplo, é um grande sinal de um problema.
Fique atento a inchaços nas orelhas que tenham um aspecto carmesim e irritado. Esta inflamação geralmente é resultado de uma substância marrom fedorenta que sai das orelhas.
Outros sintomas
Você pode notar que as orelhas do seu pobre animal de estimação parecem estar coçando, e ele continua colocando as patas sobre elas.
O cão pode até inclinar a cabeça pequenina em uma única direção como um meio de lidar com o desconforto.
O choramingar também é uma indicação reveladora de um problema.
Se o seu maltês age agitado quando você chega perto de suas orelhas, ele provavelmente está dizendo que ele simplesmente não se sente bem com as orelhas.
Complemente a sua leitura:
Ele pode até chorar toda vez que suas mãos se aproximam delas. Todos esses sinais indicam que seu animal de estimação precisa visitar o veterinário o mais rápido possível.
Felizmente, infecções de ouvido em cães geralmente não são difíceis de serem tratadas pelos veterinários.
Cães são frequentemente prescritos pelo veterinários com medicação a base de gotas, mas o seu veterinário pode indicar exatamente o que seu maltês precisa para eliminar seu problema.
Diagnóstico de infecções de ouvido
Uma vez que existem vários tipos de infecções de ouvido, é sempre melhor levar o seu maltês ao veterinário para que o problema seja diagnosticado. Você não quer estar tratando seu cão para fungo quando o problema é bacteriano.
Ou tratar por ácaros quando o problema é levedura.
Dito isto, pode ser possível tratar a infecção do ouvido do seu Maltês em casa, se não for grave e / ou se for um tipo de infecção que tenha visto antes (mais à frente).
Prevenção
Embora a natureza de pêlos compridos do maltês os torne suscetíveis a infecções nos ouvidos e inflamações, você pode tomar medidas para manter isso à distância.
Se você sempre garantir que as orelhas do seu cão permaneçam totalmente secas e frescas, então você poderá impedir que a maioria das infecções apareça.
As limpezas de ouvido de rotina são fundamentais para esses propósitos. Se você notar algum pêlo crescendo dentro das orelhas do seu cão, você também quer extraí-lo. Fale com o seu veterinário se tiver alguma dúvida específica sobre a manutenção das orelhas do seu cutie.