Rinite e sinusite em cães
Rinite refere-se à inflamação do nariz de um animal; a sinusite, entretanto, refere-se à inflamação das passagens nasais. Ambas as condições médicas podem causar o desenvolvimento de uma descarga de muco.
Com inflamação prolongada, infecções bacterianas são comuns.
Os cães mais velhos experimentarão frequentemente o crescimento e a presença do tecido anormal (neoplasia), ou da doença dental, resultando na inflamação.
Sintomas e tipos
Há uma variedade de sintomas que podem ser vistos em cães afetados pela rinite e sinusite, incluindo:
Você também pode gostar:
- Espirros
- Deformidade facial
- Perda de apetite (anorexia)
- Corrimento nasal
- Diminuição do fluxo de ar (nariz entupido) em uma ou ambas as passagens nasais
- Espirrar reverso (quando o animal toma em um suspiro do ar para puxar a descarga na parte traseira de suas passagens nasais para baixo em suas gargantas)
Causas
Alguns dos fatores mais comuns que podem levar à rinite e sinusite incluem:
- Parasitas
- Doença fúngica
- Abscesso raiz do dente
- Infecções virais ou bacterianas
- Neoplasia (crescimento anormal do tecido)
- Anomalias congênitas (por exemplo, fissuras palatinas)
- Presença de um objeto estranho dentro do nariz
- Pólipos nasais (crescimento do tecido não maligno ou tumor no nariz)
Diagnóstico
Após o exame inicial, é provável que o veterinário vai procurar sinais de abscesso raiz do dente e úlceras. Ele ou ela vai examinar o tecido oral do animal de estimação e gengivas para qualquer anomalias, e vai querer descartar as causas alternativas da inflamação, tais como hipertensão ou doença das vias aéreas inferiores.
Complemente a sua leitura:
Um exame odontológico, análises sanguíneas, imagens e exames físicos serão realizados para determinar qual é a causa subjacente da inflamação, e para criar um curso adequado de tratamento.
Corrimento nasal que ocorre em ambas as passagens nasais é frequentemente associado a inflamação viral ou bacteriana. Quando a descarga é apenas presente em uma passagem nasal, pode sugerir uma infecção fúngica, neoplasia (a presença de células anormais), um abscesso raiz do dente, ou que há um objeto estranho presente no nariz.
Tratamento
O uso de um umidificador pode às vezes afrouxar o muco nasal, facilitando a drenagem. Inflamação crônica raramente é curável, mas pode ser tratada em uma base contínua.
Se houver uma infecção bacteriana presente, os antibióticos são o primeiro curso de ação. Caso contrário, a medicação será prescrita para tratar a causa subjacente para a inflamação.
Vida e gestão
A manutenção em curso será dependente da condição médica subjacente.