Insuficiência cardíaca congestiva em cães pode ser causada por vários tipos diferentes de doenças, e, finalmente, resulta em falha do coração para bombear sangue em todo o corpo de forma eficaz. Quando a falha do bombeamento ocorre, ela resulta no retorno do sangue para os pulmões e acúmulo de fluido no corpo.
O fluido mais comumente se acumula em três locais:
- Diretamente nos pulmões (i.e., edema pulmonar)
- No espaço em torno dos pulmões (ou seja, derrame pleural)
- No abdômen (i.e., ascite)
Causas de insuficiência cardíaca congestiva em cães
Existem várias causas para a insuficiência cardíaca congestiva em cães. Algumas causas podem ser congênitas ou herdadas (onde o cão nasceu com o defeito cardíaco), enquanto algumas causas podem ser prevenidas.
Os defeitos congenitais incluem:
- Estenose subaórtica
- Tetralogia de Fallot
- Defeitos do septo ventricular
- Arteriose persistente do canal
Porque estes defeitos são herdados, os cães diagnosticados com estes problemas devem ser castrados para impedir a propagação mais adicional deste defeito.
Às vezes, a doença cardíaca herdada pode não aparecer por vários anos ou no final da vida. Um tipo particular inclui a doença cardíaca valvar crônica, que conduz às válvulas de coração gotejante. A doença cardíaca valvar crônica é mais comumente visto em Cavalier king charles spaniel, poodle toy, e raças menores de cães. Com este tipo de doença cardíaca, os veterinários muitas vezes ouvem um sopro cardíaco alto com um estetoscópio (o que significa que o fluxo sanguíneo através do coração soa anormal).
Se o seu cão é diagnosticado com um sopro cardíaco, consultar um cardiologista para um ultra-som do coração (ou seja, ecocardiograma), radiografias de tórax, e monitorização do coração (ou seja, eletrocardiograma) é geralmente recomendado.
Em cães maiores, a insuficiência cardíaca congestiva é tipicamente devido à cardiomiopatia dilatada (DCM), onde o músculo cardíaco se torna dilatado e fraco. Isto é mais comumente visto em Doberman, Lébrel irlandês, e cães de raça gigante. Com cardiomiopatia dilatada, um sopro do coração não pode sempre ser detectado com um estetoscópio.
A insuficiência cardíaca congestiva pode ser observada devido a arritmias cardíacas anormais. Isto é mais comumente visto em pugs (cardiomiopatia arritmiogênica direita).
Por último, alguns tipos de doença cardíaca são potencialmente evitáveis, incluindo a infecção do dirofilariose.
Sintomas de insuficiência cardíaca congestiva em cães
Os sinais clínicos de insuficiência cardíaca congestiva incluem:
- Respiração ofegante
- Tossir, especialmente à noite
- Intolerância ao exercício (por exemplo, ficar cansado facilmente em uma caminhada)
- Um aumento da frequência respiratória (> 40-60 respirações por minuto)
- Dificuldade em respirar
- Respiração barulhenta
- Gengiva azulada (que indicam a dificuldade severa com respiração)
- Um abdômen distendido
- Tosse com sangue
- Colapso
- Morte aguda
Tratamento da insuficiência cardíaca congestiva em cães
Se você notar qualquer um destes sinais, levar o seu cão para o seu veterinário ou veterinário de emergência imediatamente para o cuidado de poupar a vida. O tratamento inclui:
- Oxigenoterapia
- Medicamentos para remover o fluido do corpo (ou seja, diuréticos)
- Medicamentos para fazer o coração bater mais eficientemente (por exemplo, pimobendan, Digoxin)
- Medicamentos para tratar as arritmias cardíacas
- Monitorização do coração (eletrocardiograma)
- Medicação para pressão arterial (por exemplo, Enalapril, Benazepril, etc.)
- Monitorização da pressão sanguínea
- Cuidados de suporte sintomáticos
- Às vezes, a remoção do líquido da cavidade torácica ou do abdômen (através de um procedimento chamado toracocentese ou abdominocentese) pode ser necessária.
Com o cuidado de suporte agressivo, alguns cães podem fazer bem. No entanto, com insuficência cardíaca congestiva, o tratamento destina-se a preservar a vida de qualidade. Enquanto os medicamentos de longo prazo são necessários para cães que entraram em CHF, os medicamentos não curam a doença cardíaca. Os proprietários devem estar cientes de que, em última instância, a insuficiência cardíaca congestiva de estágio final pode se desenvolver.
Quando em dúvida, quanto mais cedo o seu cão é diagnosticado com uma anormalidade cardíaca, quanto mais cedo ele deve ser avaliado para ajudar a prevenir o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Alguns cães podem viver com doença cardíaca por anos, se ele é controlado com medicação cardíaca para fazer seus corações bater de forma mais eficiente. Quando em dúvida, recomenda-se a avaliação por um cardiologista certificado.
Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, é o seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.