Toxicidade de anfetaminas em cães
As anfetaminas são um medicamento de prescrição usado por uma variedade de razões na medicina humana. Elas são usadas para tratar doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. e narcolepsia. Elas também são usadas para perda de peso. Elas também podem ser obtidas ilicitamente (Crystal Meth, metanfetamina, Ecstacy). Quando ingerido pelo seu cão, no entanto, as anfetaminas podem ser muito tóxicas.
As anfetaminas estão disponíveis como medicamentos de prescrição para os seres humanos. Eles são usados como supressores de apetite e elevadores de humor, bem como no tratamento de distúrbios de déficit de atenção e hiperatividade. As anfetaminas também podem ser obtidas como uma droga ilícita.
Os cães são geralmente expostos a anfetaminas por acidente. Um comprimido pode ser deixado cair acidentalmente e mais tarde seu animal de estimação pode encontrá-lo e comê-lo. Às vezes, as anfetaminas são intencionalmente dadas aos cães como uma forma de reduzir a sua hiperatividade. Infelizmente, as anfetaminas não funcionam em cães da mesma forma que trabalham em déficit de atenção e pessoas hiperativas. Os animais de estimação mais comumente afetados são cães jovens.
Após a ingestão, os sinais tóxicos são geralmente vistos dentro de uma a duas horas. As anfetaminas são estimulantes do sistema nervoso que também afetam o cérebro.
A toxicidade das anfetaminas pode ocorrer em cães e gatos.
Você também pode gostar:
Sintomas
Com toxicose por anfetamina, estimulação secundária de certos sistemas corporais pode resultar em sinais clínicos significativos: sistema nervoso central (por exemplo, agitação, midríase, tremores, convulsões), cardiovascular (por exemplo, taquicardia, hipertensão), gastrointestinal (por exemplo, vômitos, diarréia, hipersalivating), e respiratório (por exemplo, ofegante). Os sinais e o tratamento clínicos para o toxicose das anfetaminas são similares ao toxicose de exposição seletiva do inibidor da recaptação da serotonina (SSRI).
Os possíveis sintomas de intoxicação por anfetaminas em cães incluem:
- Inquietação
- Respiração ofegante
- Hiperatividade
- Sedação
- Agitação/irritabilidade/agressão
- Tremores musculares
- Convulsões
- Aumento da frequência cardíaca
- Pupilas dilatadas
- Pressão arterial elevada
- Vômitos
- diarreia
- Babar
- Morte
Causas
A maioria dos casos de intoxicação por anfetaminas em cães são acidentais, causados pelo cão ingerindo pílulas que são descartados no chão. Os cães podem igualmente encontrar e ingerir a medicamentação deixadas em bancadas e em outras áreas acessíveis. Ocasionalmente, a droga pode ser dada ao cão propositadamente.
Diagnóstico
Depois de fazer perguntas sobre a história médica do cão, seu veterinário observará o animal para sinais clínicos consistentes com a ingestão de anfetaminas. O conteúdo de sangue, urina ou estômago pode ser testado para a presença de anfetaminas, mas geralmente leva vários dias para que os resultados sejam obtidos. Portanto, o tratamento para intoxicação por anfetaminas deve ser iniciado antes que esses resultados sejam retornados.
Tratamento
Complemente a sua leitura:
Se a ingestão acaba de ocorrer e o cão ainda é ambulatório e não ter convulsões, vômitos podem ser induzidos usando apomorfina, peróxido de hidrogênio, ou Ipecac. Consulte o seu veterinário para obter instruções.
Carvão ativado pode ser usado para adsorver o veneno no estômago. A lavagem gástrica ("bombear o estômago") também pode ser necessária.
O seu veterinário pode administrar a terapêutica com fluidos intravenosos, a fim de diluir a toxicidade; Ele ou ela também pode administrar sedativos e/ou anticonvulsivantes para controlar convulsões e reduzir a estimulação do sistema nervoso. Se a temperatura do corpo do cão sobe para níveis perigosos, medidas de resfriamento podem ser necessárias.
Finalmente, seu veterinário vai precisar monitorar resultados da química de sangue do seu cão. Os testes de função renal devem ser monitorados de perto em cães envenenados com anfetaminas. Adicionalmente, a pressão sanguínea e a temperatura do corpo devem ser monitoradas.
Vida e gestão
Uma vez que voltou para casa, um cão que sofreu de intoxicação por anfetaminas deve ser mantido em uma atmosfera calma e tranquila para facilitar a recuperação.
Prevenção
A fim de evitar a intoxicação acidental por anfetaminas, manter todos os medicamentos de prescrição garantidos em um local inacessível ao seu cão.