Toxicidade da aspirina em gatos
Aspirina, um medicamento anti-inflamatório não-esteroides, foi encontrado para ter efeitos benéficos para alguns animais.
Ela tem sido usada para as condições relacionadas com a coagulação do sangue, inflamação, e para suas propriedades analgésicas.
No entanto, também pode ser tóxico para o corpo.
Uma vez ingerida, aspirina forma ácido salicílico, que é então distribuído por todo o corpo.
A toxicidade da aspirina é uma preocupação particular nos gatos porque falta a enzima crítica para metabolizar o ácido salicílico corretamente.
Os proprietários do gato devem seguir ordens do seu veterinário estritamente se a aspirina é prescrita por qualquer motivo.
Sintomas da toxicidade da aspirina em gatos
A progressão dos sintomas pode ocorrer rapidamente.
Um dos primeiros sinais visíveis é a perda de apetite.
Outros sinais incluem vômitos, diarreia, e hemorragia intestinal causada por ulceração no estômago e intestino delgado.
O sistema nervoso central também pode ser afetado, fazendo com que o seu gato tenha dificuldade para andar, parecer fraco e descoordenado, ou mesmo colapso. Perda de consciência e morte súbita também pode ocorrer.
Você também pode gostar:
Desde que mesmo os níveis não tóxicos podem produzir estes sintomas, você precisará de monitorar seu gato para todos os problemas digestivos ou mudanças no comportamento ao dar sua aspirina do gato para toda a razão médica.
Se uma quantidade significativa de aspirina é ingerida, o tratamento médico de emergência será necessário.
Diagnóstico
Se você sabe, ou mesmo suspeitar que seu gato ingeriu a aspirina, e seu gato está mostrando sintomas aparentes da toxicidade, testes diagnósticos devem focalizar na severidade da toxicidade. Um perfil completo de sangue será conduzido, incluindo um perfil sanguíneo químico, uma contagem completa de sangue, e um exame de urina. Geralmente um gato afetado será anêmico, com anomalias de eletrólitos, além de mostrar uma redução na capacidade do sangue para coagular corretamente.
Tratamento
Gatos tratados dentro de 12 horas de ingestão, e que estão apresentando sinais limitados de angústia, pode ter a concentração de aspirina no organismo diminuída através de um tratamento prescrito de descontaminação.
Complemente a sua leitura:
Quanto mais cedo esse cuidado começar, melhor.
Seu veterinário pode recomendar que você diminua a quantidade de aspirina no organismo induzindo vômito em casa antes de vir para a clínica, ou o vômito pode ser induzido na clínica.
Ao induzir o vômito, ou bombeamento do estômago (lavagem gástrica), o seu veterinário será capaz de remover o máximo de aspirina possível, reduzindo as chances de lesão permanente.
Carvão ativado pode ser dado após o vômito para absorver algumas das aspirinas restantes.
Medicamentos para incentivar a cura, ou para proteger o forro gastrointestinal também são geralmente prescritos.
Dependendo do status do seu gato, fluidos e outros tratamentos de apoio também podem ser necessários.
A internação e a análise de sangue repetida serão frequentemente padrão até que seu gato esteja estável.
Vida e gestão
A aspirina tem vários usos clínicos.
Pode ser prescrita como um analgésico, um anti-inflamatório, um agente de diluição do sangue da anti-plaqueta, e para abaixar uma temperatura de corpo anormal.
Se a aspirina está sendo usado para uma condição crônica, como para evitar um bloqueio do vaso sanguíneo (arterial tromboembolismo), é importante seguir as direções do seu veterinário.
Reduzir ou descontinuar a dosagem da aspirina pode ser necessário se o seu animal de estimação está mostrando uma susceptibilidade à toxicidade.