Intoxicação por inseticida em gatos
Autora:

Intoxicação por inseticida em gatos

Gatos expostos a produtos químicos tóxicos podem não exibir todos os sinais de envenenamento.

Intoxicação por inseticida em gatos

Toxicidade por organofosforados e carbamatos

Áreas que são geograficamente propensas a infestações por pulgas e carrapatos pesadas tendem a usar muitas formas diferentes de inseticida (por exemplo, organofosfatos e carbamatos). Mas a exposição a inseticidas, especialmente após aplicações pesadas ou repetidas dos produtos químicos, pode ser tóxica para os gatos.

Essas formas de envenenamento por inseticidas afetam tanto cães quanto gatos

Sintomas e tipos

Gatos expostos a produtos químicos tóxicos podem não exibir todos os sinais de envenenamento. De fato, às vezes os inseticidas podem causar o oposto desses sintomas, mas pode ser alguma indicação de que o gato não está bem. Se você suspeitar que seu animal de estimação não está bem por causa da exposição a inseticidas, você precisa remover o seu gato do ambiente tóxico, ou deixar de usar os inseticidas, e procurar atendimento médico antes que a condição se torne terrível.

A seguir estão alguns dos sintomas de intoxicação tóxica:

  • Febre
  • Vômito
  • diarreia
  • Anorexia
  • Depressão
  • Convulsões
  • Tremores musculares
  • Hipersalivação
  • Pupilas dilatadas
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Falta de coordenação (isto é, dificuldade para andar)
  • Insuficiência respiratória (por exemplo, dificuldade para respirar)
  • Níveis tóxicos de inseticidas carbamato como metomil e carbofurano podem causar convulsões e parada respiratória em seu gato.

A toxicidade por organofosforados, por sua vez, pode levar à anorexia crônica, fraqueza muscular e espasmos musculares que podem durar dias ou mesmo semanas. 

Você também pode gostar:

Este mesmo tipo de envenenamento pode ocorrer com produtos agrícolas, gramado e inseticidas de jardim. Os tipos de organofosfato desses produtos são acefato, clorpirifós, diazinon, disulfoton, fonofos, malathion, paration e terbufos. Carbamate tipos desses produtos são carbofurano e metomil.

Este mesmo tipo de envenenamento pode ocorrer com produtos agrícolas, gramado e inseticidas de jardim. Os tipos de organofosfato destes produtos são acefato, clorpirifos (que é especialmente tóxico para gatos), diazinon, disulfoton, fonofos, malathion, paration e terbufos.

Carbamate tipos desses produtos são carbofurano e metomil. Inseticidas organofosforados e carbamatos inibem as colinesterases e acetilcolinesterase, enzimas essenciais no corpo. Colinesterases são enzimas que quebram a acetilcolina, que é um neurotransmissor.

Consequentemente, a acetilcolina permanece ligada aos receptores pós-sinápticos dos neurônios causando contínua, interminável transmissão nervosa ao tecido nervoso, órgãos e músculos (lisos e esqueléticos). Isso causa convulsões e tremores.

Causas

A toxicidade pode ocorrer devido ao uso excessivo, mau uso ou uso de múltiplos inseticidas inibidores da colinesterase; superexposição a inseticidas no ambiente domiciliar circundante; o uso indevido de insecticidas organofosforados em gatos (por exemplo, depressões contendo organofosfato marcados apenas para cães, inapropriadamente aplicados a gatos); ou a aplicação intencional de inseticidas de casa ou quintal em gatos.

Diagnóstico

Se seu gato foi diagnosticado com níveis tóxicos de inseticida em seu sistema, seu veterinário irá estabilizar e descontaminar imediatamente seu animal de estimação.

Seu veterinário também administrará um tratamento antídoto ao seu gato.

Você precisa fornecer um histórico completo da saúde do seu gato, o início dos sintomas e possíveis incidentes que possam ter precedido essa condição.

Se você sabe que tipo de toxina seu animal foi exposto, ou você tem uma amostra dela, você deve levar uma amostra com você para que seu médico possa tratar melhor o envenenamento. Seu veterinário enviará uma amostra de sangue total para um laboratório com experiência no manuseio de amostras de animais.

Complemente a sua leitura:

Um resultado positivo é confirmado quando a colinesterase no sangue é inferior a 25% dos níveis normais.

Tratamento

Dependendo de quanto tempo se passou desde que seu gato ingeriu a toxina (se a exposição foi por ingestão), seu veterinário pode induzir vômito no seu animal de estimação. O seu médico também pode lavar o estômago com um tubo (lavagem) e, em seguida, dar carvão ativado para desintoxicar e neutralizar qualquer inseticida restante. Tratamentos antidotal específicos para a toxina também serão administrados ao seu animal de estimação. O tratamento adicional pode incluir uma gaiola de oxigênio, caso seu animal de estimação esteja com dificuldade para respirar, e fluidoterapia, caso seu animal tenha sido incapaz de beber ou seja anoréxico.

Os gatos que sofrem de convulsões receberão medicação anti-convulsiva para interromper as convulsões. Se a exposição à toxina veio através da pele, o seu veterinário irá usar lavagem especializada para remover o resíduo do cabelo e da pele do seu animal de estimação.

Vivendo e gerenciando

Quanto mais cedo seu gato for tratado após ser exposto a inseticidas organofosforados ou carbamatos, melhor será o prognóstico.

A toxicidade de organofosforados em gatos pode durar de duas a quatro semanas, mas a maioria dos pacientes irá se recuperar totalmente com o auxílio de cuidados agressivos.

Evite o uso de inseticidas - tratamentos de pulgas ou carrapatos - em gatos doentes ou debilitados, pois isso afetará o corpo mais facilmente devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.

Se o seu gato precisar ser tratado por pragas enquanto estiver se recuperando, ou se estiver doente por qualquer outro motivo, peça ao seu veterinário para recomendar algumas alternativas aos tratamentos químicos.

Organofosfatos e carbamatos inibem as enzimas colinesterases; Dar os dois ao mesmo tempo é provavelmente uma dose tóxica de inseticida.

E, como sempre, leia as instruções nos rótulos dos inseticidas antes de usá-los.

Saiba mais sobre: Intoxicação

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Intoxicação por inseticida em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.