Parece que os proprietários muitas vezes se concentram no pêlo de um cão Pug, uma vez que é denso e muito disperso.
No entanto, é preciso também prestar atenção à pele do seu Pug.
A pele do seu pug é um terreno ideal para as bactérias
Pugs são bem conhecidos por sua aparência distinta - faces planas, pele enrugada e corpos curtos e encorpados.
Estes cães são propensos à irritação da pele, que às vezes é um resultado direto de sua rugosidade.
Para evitar que a irritação da pele no pug se desenvolva em uma infecção grave, sempre monitore a pele do seu pug para qualquer vermelhidão e inflamação. As condições que causam irritação da pele em pug são geralmente tratáveis.
Irritações na pele do Pug
Infecção por estafilococos
Se o seu Pug parece ter grandes espinhas na pele, isso pode ser um sinal de infecção por estafilococos.
Em alguns casos, pode ser melhor comparada com as colmeias, pois podem ser grandes protuberâncias na pele, o que faz com que os pêlos se colem.
No baixo-ventre ou em quaisquer pontos que normalmente não são cobertos pelo pêlo, você pode ver o que parece ser micose, você pode ver círculos que têm uma borda bastante áspera e quebradiça.
Você também pode gostar:
Se micose ou staph, certamente será hora de marcar uma visita ao veterinário. Antibióticos e shampoos medicamentosos serão o tratamento usual.
Infecção da dobra da pele
As dobras da pele em raças enrugadas, como o pug, são casas perfeitas para bactérias.
As dobras ao redor da face, axila, virilha e cauda são quentes e úmidas, tornando-as particularmente favoráveis à disseminação de bactérias.
As bactérias podem levar à infecção, que por sua vez leva à irritação da pele.
Se o seu pug está acima do peso, isso aumenta o problema.
Seu veterinário normalmente irá aconselhá-lo a limpar as dobras da pele todos os dias usando uma lavagem antibacteriana.
Dermatite de pele
A dermatite de pele de dobras cutâneas é causada pela fricção da pele que ocorre em cães enrugados, como o pug.
Onde a pele é dobrada, ela tem uma tendência a se esfregar, causando vermelhidão e dor que levam à dermatite. Nos pugs, o rosto e a cauda são os lugares mais afetados.
Em casos leves, seu veterinário pode prescrever medicação antimicrobiana tópica para evitar que essa dermatite leve a condições mais severas, como a pioderma.
Complemente a sua leitura:
Em casos graves, pequenas cirurgias estéticas podem aliviar o problema reduzindo a quantidade de pele solta no corpo do cão e, portanto, reduzindo o tamanho das dobras cutâneas.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma condição tratável causada por uma tireoide com hipoatividade que retarda o metabolismo de seu pug. Os sintomas podem incluir ganho de peso, letargia, perda de cabelo e pele seca e oleosa.
Se a pele estiver particularmente seca ou oleosa, é provável que haja irritação da pele, levando o pug a arranhar. Isso pode levar a infecções, especialmente se seu pug romper a pele enquanto coça. Seu veterinário normalmente irá tratar esta condição com um curso de drogas de reposição hormonal que compensam a baixa função da tireoide.
Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma predisposição hereditária para reações alérgicas a irritantes ambientais, como alimentos, pulgas, poeira, ácaros, grama e até mesmo perfume.
A dermatite atópica é caracterizada por irritação e inflamação da pele e descoloração da pele afetada devido a constante lambida.
Seu pug tenta aliviar a coceira, coçando, esfregando e mordendo as áreas afetadas.
Seu veterinário pode prescrever anti-histamínicos para controlar os sintomas, mas não há cura para a predisposição subjacente às alergias.
O tratamento mais eficaz é geralmente limitar a exposição do seu cão a alérgenos conhecidos: por exemplo, eliminando certos alimentos, usando medicamentos de prevenção de pulgas, e não usando produtos que causam uma reação da pele.