Leptospirose, ou lepto em cães, é uma doença causada por várias espécies de bactérias Leptospira. É uma doença zoonótica, onde os humanos possam contraem de animais.
Normalmente, os cães pegam as bactérias de beber água parada que tenha urina de um animal selvagem infectado. Então, o ser humano obtém a bactéria da urina de seu cachorro.
Hoje, mais casos de lepto em cães estão sendo relatados do que em anos anteriores, mas esta não é uma nova doença. Em vez disso, melhores testes de diagnóstico estão disponíveis, os veterinários estão mais sintonizados com seus sinais e o desenvolvimento em áreas mais selvagens por humanos aumentou a exposição dos cães para ela.
Como o Lepto é transmitido?
Lepto é lançado no ambiente na urina de um animal infectado. Outro animal, como um cão, é infectado pela bactéria quando entra em contato com a urina, seja através de uma ruptura na pele, através das membranas mucosas ou com água contaminada. Da mesma forma, os seres humanos são infectados quando as bactérias entram em seu sistema através de quebras na pele ou quando contatam a urina infectada do cão e depois comem algo sem lavar as mãos.
Sinais de Leptospirose em Cães
Alguns cães não apresentam sinais de doença quando estão infectados com bactérias Leptospira. Quando eles mostram sinais, eles geralmente aparecem entre 4 e 14 dias após a infecção inicial e podem incluir:
- Febre
- Dor muscular
- Sangue na urina ou urina turva
- Diminuição ou perda de apetite
- Letargia
- Vômito
- diarreia
- Icterícia
- Acidentes urinários
Em casos graves, a leptospirose em cães pode levar a insuficiência renal ou insuficiência hepática. As bactérias raramente podem desencadear vários distúrbios mediados pela imunidade, resultando em vários outros sinais e um diagnóstico complicado.
Diagnóstico de Leptospirose em Cães
Testes de laboratório de rotina, como análise de urina, exame de sangue, podem revelar pistas que, juntamente com a história e sinais clínicos, apontam o veterinário na direção da leptospirose em cães. Estes resultados podem incluir um elevado número de glóbulos brancos na urina e CBC, urina diluída e evidência de envolvimento hepático e renal.
Se lepto for suspeitado, o veterinário pode realizar um teste de DNA-PCR para lepto. Este teste procura a presença de bactérias no sangue ou na urina, mas não funcionará se os antibióticos já tiverem sido utilizados. Outro teste que pode ser feito procura por anticorpos contra lepto na corrente sanguínea. Se esses níveis são muito altos ou são vistos para aumentar em testes subsequentes, uma infecção ativa pode ser assumida.
Tratamento de cães com Lepto
A leptospirose é tratada com antibióticos e todos os cuidados de suporte adequados, incluindo fluidos intravenosos ou subcutâneos, que é necessário.
Alguns cães se recuperam sem tratamento, mas geralmente são cães que não apresentaram sinais de doença. Esses cães podem então derramar lepto em sua urina por longos períodos de tempo, tornando-os transportadores.
Às vezes, o dano causado pela bactéria ao fígado e / ou nos rins do cão é muito extenso e torna-se permanente. Esses cães podem morrer mesmo com tratamento agressivo, ou podem exigir terapia crônica para doenças hepáticas ou renais para a vida
Prevenção de Lepto em cães
Existe uma vacina disponível para lepto para cães, mas não protege contra todas as cepas da bactéria Leptospira que podem causar doenças. O seu veterinário é mais adequado para aconselhá-lo sobre se o seu cão deve receber esta vacinação.
Em geral, desencorajar o seu cão beber de poças, ou outras fontes de água estagnadas. Assista seu cão com cuidado para detectar sinais de doença, e consultar imediatamente o seu veterinário. Pergunte ao seu veterinário sobre lepto se o seu cão está doente com os sinais listados acima.