O que é lesão do nervo ciático?
Devido ao nervo que passa sobre o incisivo isquiático maior, as lesões podem ser comuns como resultado da injeção inadequada de injeções intramusculares (essas são injeções inseridas no músculo) ou de fraturas pélvicas. O crescimento do tumor também pode ter um impacto no nervo.
O nervo ciático é um nervo sensitivo-motor com duas divisões que inervam os músculos atrás e abaixo do joelho. Essas divisões são os nervos tibial e fibular.
O nervo ciático é um nervo sensitivo que se origina da sétima vértebra lombar e do sacro da medula espinhal de um cão.
Sintomas de lesão do nervo ciático em cães
- O cão não será capaz de flexionar a parte da perna oposta ao joelho e o joelho
- Flexão e extensão da pata não ocorrerá
- Claudicação
- Dor nas costas na região lombo-sacra
- Incapacidade de urinar ou defecar adequadamente
- Mudança de postura
- Perda muscular devido à falta de fluxo sanguíneo
- Movimento anormal da marcha; o cão não colocará muita pressão no lado afetado
- Dor no lado afetado, no entanto, se ocorrer uma lesão profunda no nervo ciático, a dor pode não ser observável
Tipos
As neuropatias ciáticas podem estar associadas à compressão do nervo ciático, isso pode ser causado por linfomas, que são tumores benignos. Trauma iatrogênico ocorre como resultado da fratura na região pélvica. A doença lombossacral associada à compressão dos nervos ciáticos, como os humanos, estaria associada à ciática.
A lesão do nervo ciático pode ainda ser classificada em 3 níveis de gravidade: Neurapraxia refere-se ao caso menos grave de lesão ciática, onde o nervo do cão pode ter danos leves e com tratamento adequado, esse dano é reversível.
Axonotmese refere-se à segunda classe de dano do nervo ciático. Animais com classe 2 podem ter seus axônios parcialmente destruídos enquanto o tecido conjuntivo circundante ainda pode estar intacto. Como tal, os caninos classificados com axonotmese podem muitas vezes apresentar falta de função motora pelo nervo, dor e incapacidade de alongar os membros posteriores. O desperdício muscular (atrofia) pode ser um sinal clínico comum.
Neurotmese refere-se à lesão mais grave e muitas vezes irreversível do nervo ciático. Isso ocorre como resultado da destruição completa dos axônios e do tecido conjuntivo do nervo ciático.
Causas de lesão do nervo ciático em cães
Lesões do nervo ciático são frequentemente bastante comuns em cães, pois podem ter uma variedade de causas. Estas incluem:
- Fraturas do quadril
- Deslocamento da articulação lombossacral
- Trauma iatrogênico - estas podem ser vistas como fraturas do fêmur, reparo da fratura diafisária, estabilização tripla de luxações do quadril, reparação de qualquer hérnia na região perineal e injeções intramusculares direcionadas para os isquiotibiais
Diagnóstico de Lesão do Nervo Ciático em Cães
O diagnóstico é baseado em sinais clínicos, história de qualquer lesão traumática, eletrofisiologia, teste de reflexo da coluna vertebral e / ou radiografias, se o cão tiver sofrido um trauma (por exemplo, um acidente de carro).
Em relação ao teste do reflexo espinhal, um reflexo de retirada pode ser feito para determinar a flexão do joelho.
Se a causa da lesão do nervo ciático foi um resultado de neoplasia (como um tumor de crescimento), em seguida, uma tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultra-som pode ser feito a fim de verificar a presença de tumores cancerosos, como o linfossarcoma.
Tratamento da lesão do nervo ciático em cães
O tratamento de lesões ciáticas em cães pode variar dependendo de uma multiplicidade de fatores como gravidade e causa. Se o nervo ciático estiver completamente paralisado, seu veterinário pode redirecionar cirurgicamente o tendão extensor digital para uma área no fêmur. Isto é referido como deslocalização muscular, que é um procedimento que permite que a articulação do joelho seja apoiada pelo quadríceps.
Caso o nervo ciático seja danificado como resultado de uma lesão no plexo lombossacro, os veterinários podem considerar a amputação do membro afetado. A lesão do nervo ciático em conseqüência de neoplasia pode ser tratada com quimioterapia e / ou remoção cirúrgica do crescimento.
Recuperação de Lesão do Nervo Ciático em Cães
A recuperação e o manejo pós-operatório podem levar de 2 a 6 meses de recuperação, dependendo da gravidade da operação. O manejo geralmente envolve:
- Evitar que o membro em recuperação sofra problemas secundários, como esforço de pressão e falta de circulação sanguínea.
- Hidroterapia e / ou terapia por ondas de choque
Se a amputação não for o método de tratamento, o cuidado pós-operatório pode reduzir a inflamação que pode ter ocorrido. resultado de lesão traumática. Seu veterinário pode administrar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) por aproximadamente 5 a 7 dias após a cirurgia. O objetivo deste é promover a circulação sanguínea e regeneração dos nervos diminuindo os riscos de edemas.
Seu veterinário pode sugerir fisioterapia para evitar o desgaste muscular. Além disso, os proprietários são incentivados a massagear a perna afetada de seus cães para estimular o tempo de recuperação.