Lhasa Apso | Doenças mais comuns
Autora:

Lhasa Apso | Doenças mais comuns

Uma das doenças mais comuns que afetam Lhasas é a displasia renal, uma doença renal muitas vezes fatal.

Lhasa Apso | Doenças mais comuns

O que Lhasa Apso está predisposto?

O Lhasa Apso está predisposto a uma condição da pele chamada adenite sebácea, em que o sistema imunológico do cão ataca suas glândulas sebáceas.

Lhasa Apsos, uma antiga raça asiática, são geralmente cães pequenos e saudáveis. Como todos os cães de raça pura, existem certas doenças e condições que estão predispostos a obter, mas isso não significa que o seu Lhasa será afetado. Para obter melhores resultados, compre o seu cachorro de um criador respeitável oferecendo uma garantia de saúde.

Condições primárias de saúde do Lhasa apso

Os proprietários de um Lhasa Apso devem estar cientes de várias condições oculares às quais a raça é propensa, algumas das quais são hereditárias e outras ambientais. Estes cães são conhecidos por serem suscetíveis à atrofia hereditária progressiva da retina, em que a retina está sujeita à deterioração. Os cães a serem criados devem ser rastreados para a condição.

O Lhasa também pode desenvolver olho de cereja, em que o duto lacrimal entra em erupção na superfície do olho. A sicca, ou olho seco, é uma condição em que as lágrimas são subproduzidas, e os olhos ficam dolorosamente coçando, inchados e secos. O tratamento depende da gravidade da condição; muitos casos podem ser controlados com medicamentação e rasgos artificiais; algumas condições requerem cirurgia.

Condições secundárias de saúde do Lhasa apso

O Lhasa Apso está predisposto a uma condição da pele chamada adenite sebácea, em que o sistema imunológico do cão ataca suas glândulas sebáceas. O resultado disso é uma caspa prateada, um casaco maçante e quebradiço, lesões de pele, e muitas vezes um cheiro mofado para o cão. Às vezes, a doença pode ser tratada com antibióticos, mas nenhuma cura garantida está disponível. O tratamento com óleos minerais, xampus medicados e pomadas é comum.

Você também pode gostar:

O Lhasa Apso também pode ser propenso à hiperplasia cortical renal. Nesta doença hereditária os rins são desenvolvidos indevidamente e não podem filtrar corretamente toxinas no sangue. Não há cura, além de prevenir a reprodução entre os cães que têm a condição, de modo a manter o cão bem hidratado e de peso adequado é a melhor opção de gestão.

Doenças comuns do Lhasa Apso

Doença renal

Uma das doenças mais comuns que afetam Lhasas é a displasia renal, uma doença renal muitas vezes fatal. Esta é uma razão importante para ter uma garantia de saúde do criador do seu filhote de cachorro, porque a boa tela dos reprodutores para esta predisposição e não produz cães que carregam os genes para a displasia renal ou vende filhotes de cachorro afetados.

Se o seu cão constantemente bebe e urina, perde peso e geralmente parece parcimonioso, doença renal pode ser o problema. Seu veterinário pode prescrever medicação para ajudar a combater a doença, mas os rins podem eventualmente falhar.

Dermatite atópica

Quando os caninos sofrem de alergias, eles geralmente não espirram ou lidam com narizes entupidos como as pessoas. Essas reações alérgicas aparecem como problemas de pele, incluindo arranhões constantes, calvície e lesões vermelhas e inflamadas.

Lhasas afetados geralmente experimentam o primeiro episódio entre as idades de 1 e 3 anos. Seu veterinário terá raspagens de pele e exames de sangue para determinar o alérgeno afeta seu cão.

Se o problema for pulgas, medicamentos tópicos ou pulgas orais geralmente curam o problema. Se outros alérgenos estão envolvidos, tiros de dessensibilização, banhos especiais e medicamentos podem esclarecer a dermatite.

Doenças oculares

Lhasas são propensos a olhos secos, formalmente conhecidos como ceratoconjuntivite sicca, o que resulta em falta de lágrimas. Se o seu cão constantemente arranha os olhos, ou seus olhos parecem vermelhos, levá-lo ao veterinário para o diagnóstico e tratamento.

Complemente a sua leitura:

Atrofia progressiva da retina também aparece em Lhasas. Esta doença ocular progride como o próprio nome indica, eventualmente levando à perda de visão. Desde que a perda de visão noturna é um dos principais indicadores, levar o seu cão ao veterinário ou um oftalmologista veterinário, se ele parece incapaz de ver no escuro.

Cataratas podem afetar Lhasas mais velhos, mas estes podem ser corrigidos cirurgicamente.

Doença degenerativa do disco

Lhasas são uma das muitas raças predispostas a doenças degenerativas do disco. O "disco escorregou" pode resultar de uma queda ou outra lesão, mas muitas vezes isso só acontece sem causa óbvia. O cão tem dificuldade em andar e levantar-se, juntamente com a dor óbvia. Ele pode sofrer paralisia. Dependendo da gravidade da ruptura e idade do cão, as opções de tratamento incluem cirurgia ou medicação.

Lhasa apso e necessidades de caminhada

O Lhasa Apso tem necessidades moderadas de caminhada e exercício, tão curtas caminhadas e tempo para jogar no quintal geralmente são suficientes para este cão. Podem igualmente começar com exercício no repouso ou no apartamento com um jogo com seus proprietários. O cão gosta de perseguir e buscar bolas ou outros brinquedos. Estes cães não são geralmente propensos a problemas de peso, mas o exercício regular irá aumentar a sua saúde global e expectativa de vida.

Lhasa apso e necessidades nutricionais

O Lhasa Apso pode ser um comedor exigente, então encontrar um alimento que eles comem prontamente pode levar algumas tentativas. Dada esta propensão, o cão não tende a ficar com excesso de peso, embora os problemas de peso podem ocorrer em alguns cães. Dada a sua longa camada e tendência para as condições da pele, os alimentos que apresentam vitaminas A e E, bem como os ácidos graxos ômega são recomendados por alguns nutricionistas do cão.

Saiba mais sobre: lhasa apso

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Lhasa Apso | Doenças mais comuns" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.