Seu lhasa apso tem olhos lindos, se você puder vê-los sob o pêlo dele. Se você notar uma descarga, levar ao veterinário para um exame.
Lhasas apsos são propensos a olho seco, formalmente conhecido como ceratoconjuntivite sicca (síndrome do olho seco). Não só é desconfortável, mas os cães não tratados podem perder sua visão.
Ceratoconjuntivite Sicca (Síndrome do olho seco)
Às vezes chamada de síndrome do olho seco, a Ceratoconjuntivite Sicca é caracterizada por uma deficiência de filme lacrimal aquoso sobre a superfície do olho e no revestimento das pálpebras. O resultado é uma secura severa e inflamação da córnea (a parte frontal transparente do olho) e conjuntiva (a membrana transparente que cobre a esclera - a parte branca do olho).
Esta condição é relativamente comum em cães, particularmente cocker spaniels, bulldogs, West highland white terriers, Lhasa apso e shih-tzus. Além disso, há alguma suspeita de que as fêmeas possam estar mais predispostas a síndrome do olho seco do que os machos.
Você também pode gostar:
A ceratoconjuntivite sicca ocorre quando não há produção aquosa suficiente de lágrimas na superfície do olho de Lhasa ou nas pálpebras. Eventualmente, sua córnea fica muito seca e inflamada, assim como a parte branca de seu olho, a conjuntiva.
Em alguns cães, a ceratoconjuntivite sicca resulta de trauma ocular ou como reação a certos medicamentos ou anestesia. Embora não esteja claro se o olho seco em Lhasas é hereditário, é uma condição comum na raça.
Sintomas da Síndrome do olho seco
Sintomas e tipos
- Piscar excessivo
- Vasos sanguíneos conjuntivais inchados
- Quemose (inchaço do tecido que reveste as pálpebras e a superfície do olho)
- Nictitans proeminentes (terceira pálpebra)
- Descarga de muco ou pus do olho
- Alterações da córnea (doença crônica) nas células do sangue, com pigmentação e ulceração
- A doença grave pode levar à perda total ou deficiente da visão
Uma descarga ocular é o principal sintoma do olho seco. Geralmente não é apenas um pouco de descarga, e pode ser um pus longo e fibroso. Este também é um sintoma de conjuntivite, mais conhecido "olho cor de rosa", mas não é o mesmo problema ocular.
Complemente a sua leitura:
Com o olho seco, você pode limpar a descarga apenas para encontrar uma quantidade substancial no olho do seu cão pouco tempo depois.
Você também verá sua terceira pálpebra emergir. Seu cão pisca constantemente e seu olho pode inchar. Ele pode freqüentemente esfregar os olhos com as patas para aliviar o desconforto. Pense como é ter algo preso em seu olho. É o que está afetando o seu Lhasa.
Teste de lágrima de Schirmer
Seu veterinário vai usar o Schirmer Tear Test para diagnosticar o olho seco em seu Lhasa. O médico veterinário vai colocar um papel de filtro no canto do olho do seu cachorro, na piscina lacrimogêneo. O papel fica lá por um minuto. Quando o tempo acabar, o seu veterinário mede a quantidade de umidade no papel. Umidade mínima indica olho seco. Seu veterinário também mancha o olho do seu cachorro para determinar a ulceração da córnea e testa os fluidos do olho para infecção bacteriana.
Tratamento
Seu Lhasa pode exigir a administração diária de lágrimas artificiais pelo resto de sua vida. Você também terá que limpar qualquer gosma que saia de seus olhos todos os dias.
Seu veterinário pode prescrever ciclosporina para inflamação e produção de lágrimas. Se os olhos do seu cão estão infectados, os antibióticos estão em ordem. Você levará seu cão ao veterinário regularmente para monitoramento.