Lúpus discoide | Causas, Sintomas e Tratamento
Autora:

Lúpus discoide | Causas, Sintomas e Tratamento

Lúpus eritematoso discoide é uma condição de pele de cães. Tipicamente provoca uma perda de cor na parte úmida e sem pêlos do nariz.

Lúpus discoide | Causas, Sintomas e Tratamento

O que é Lúpus discoide?

Lúpus eritematoso discoide é uma condição de pele de cães. Tipicamente provoca uma perda de cor na parte úmida e sem pêlos do nariz. Um nariz normalmente preto pode desaparecer para cinza ou rosa. A descoloração pode ser acompanhada por úlceras e sangramento. A pele ao redor do nariz também pode parecer anormal, e raramente, a doença afeta outras partes da pele. Não afeta outros órgãos.

O que provoca Lúpus discoide?

As lesões de pele em lúpus eritematoso discoide são pensados para surgir quando o sistema imunológico do animal por engano ataca a pele como alvo. O sistema imunológico normalmente limpa infecções e quaisquer substâncias que são "estrangeiras" para o corpo, ignorando, ou tolerando, substâncias que são normalmente encontrados lá. Acreditamos que no lúpus eritematoso discoide, o sistema imunológico considera alguns dos componentes normais da pele como estrangeiros. Ele usa os mecanismos normalmente lançados em invasores estrangeiros para tentar "limpar" esses componentes da pele. A inflamação resultante e danos na pele levam às mudanças visíveis observadas na superfície.

Infelizmente, não conhecemos todos os fatores que contribuem para essa doença. Nós sabemos que algumas raças de cães parecem mais propensas a desenvolver a doença. Em muitos cães, a luz solar exacerba ou desencadeia a doença. Uma vez que o lúpus eritematoso discoide se desenvolveu, tende a ser uma condição vitalícia devido à "memória" de longa duração do sistema imunológico.

Quais são os sinais clínicos?

O lúpus discoide começa geralmente com uma perda de pigmentação do nariz, que toma em uma cor ardósia cinzenta ou cor azulado. A aparência normal de "paralelepípedos" do Planum nasal é perdida e as áreas de inflamação, crostas e ulcerações se desenvolvem.

As lesões ulceradas começam frequentemente na junção entre a pele de cabelo e o planum nasal, e com o tempo se estendem para a ponte do nariz. Em casos graves, o sangramento pode ser observado a partir das lesões ulceradas. Apesar das lesões de pele marcadas, os cães afetados parecem frequentemente relativamente não afetados pela circunstância.

Em casos muito raros, as lesões têm sido relatadas afetando as pernas, footpads e ao redor do ânus.

Como o lúpus discoide é diagnosticado?

O diagnóstico é baseado em biópsias da pele. Devido à localização das lesões cutâneas, a anestesia geral ou sedação pode ser necessária para coletar as biópsias.

Como o lúpus discoide é tratado?

O tratamento consiste em medicações orais, terapia tópica, ou uma combinação de ambos. Medicamentos orais são geralmente prescritos, como cães tendem a resistir à aplicação de medicamentos para o nariz, e também pode removê-los facilmente. Desde que o lúous discoide pode ser exacerbado pela exposição ao sol, um protetor solar (não contendo óxido de zinco) deve ser aplicado no nariz quando o cão vai para fora. É melhor manter o seu cão dentro de casa durante o horário máximo de verão.

O tratamento para o lúpus discoide pode precisar de ser continuado para a vida, mas os efeitos secundários sérios dos tratamentos são incomuns. Reverificações de rotina são recomendadas para permitir que a dose de medicamentos para ser mantido o mais baixo possível

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Lúpus discoide | Causas, Sintomas e Tratamento" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.