Maloclusões e ortodontia em cães e gatos
Os dentes de cães e gatos geralmente se encaixam bem o suficiente para mastigar alimentos sem desconforto. "Má oclusão" está presente quando um dente ou alguns dentes não são capazes de caber confortavelmente quando a boca está fechada. Em pacientes veterinários, a gerência da má oclusão (que pode incluir o encurtamento das coroas ou a extração de dentes com má oclusão, ou o tratamento ortodôntico para mover os dentes com maloclusões para uma posição mais confortável) é projetado eliminar a dor ou o sério avaria, e não é realizada por razões estéticas.
Os cães têm normalmente vinte e oito dentes deciduous (preliminares ou do bebê), que entram em erupção durante os primeiros seis meses da vida, e 42 dentes adultos.
Os cães têm quatro tipos de dentes:
Você também pode gostar:
- Os incisivos são os dentes menores localizados entre os caninos nas mandíbulas superior e inferior. São usados para agarrar o alimento e ajudar a manter a lingua dentro da boca.
- Os 2O dentes caninos estão localizados nos lados dos incisivos e são usados para capturar alimentos e outros objetos.
- Os pré-molares estão localizados atrás dos caninos e são usados para cortar ou recortar alimentos.
- Os molares são os dentes mais caudais na boca. Eles são usados para moer alimentos para a entrada no esôfago.
O que significa a oclusão?
A oclusão é um termo usado para descrever a forma como os dentes se alinham uns com os outros. A oclusão "normal" ocorre quando os incisivos superiores (maxilares) apenas se sobrepõem aos incisivos inferiores (mandíbula) (mordida de tesoura), quando os caninos inferiores se localizam equidistantes entre o terceiro incisivo e os dentes caninos maxilar e quando as pontas da coroa pré-molar do ponto de mandíbula inferior entre os espaços dos dentes da mandíbula superior.
O que é a má oclusão?
A má oclusão refere-se ao alinhamento dentário anormal. Há dois tipos de má oclusão: esqueléticos e dentários. Uma má oclusão esquelética resulta quando um alinhamento anormal da mandíbula faz com que os dentes estejam fora da orientação normal. Uma má oclusão dentária, ou má posição, ocorre quando um ou mais dentes estão fora do alinhamento normal, mas as mandíbulas são normalmente alinhadas.
Quando uma má oclusão dentária ou esquelética provoca trauma em outros dentes ou tecidos moles orais, a condição é denominada não funcional e o tratamento é necessário.
As opções de terapia incluem:
- Extração
- Mover o dente/dentes anormal ou criar
- Cirurgicamente fazer espaço adicional para que o dente mal posicionado possa ocupar
Quais são algumas formas comuns de má oclusão esquelética?
- Distoclusão mandibular - Ocorre quando a mandíbula inferior é menor do que a parte superior e há um espaço deixado entre os incisivos superiores e inferiores quando a boca é fechada. Os pré-molares superiores serão deslocados rostralmente (em direção ao nariz) em comparação com os pré-molares inferiores.
- Mesioclusão mandibular – Ocorre quando os dentes inferiores se projetam na frente dos dentes superiores. Se os dentes incisivos superiores e inferiores se encontram borda a borda, a oclusão é uma mordida mesmo ou nivelada.
- Assimetria mandibular maxilar - Ocorre quando um lado da mandíbula não cresce tão igualmente como o outro lado.
Quais são algumas formas comuns de má oclusão dentária?
- Mordida cruzada rostral – ocorre quando os dentes caninos e pré-molares em ambos os lados da boca estão normalmente alinhados, mas um ou mais dos incisivos inferiores são posicionados na frente dos incisivos superiores.
- Caninos mandibulares mesioverted – também conhecido como caninos lingualmente deslocados ou caninos estreitos de base. Ocorre quando os dentes caninos inferiores se projetam para dentro, apregoando ou penetrando a linha de gengiva maxilar. Frequentemente esta circunstância é devido aos dentes deciduous retidos e pode geralmente ser corrigida com o movimento do dente, a redução da coroa e a restauração, ou a extração.
- O canino maxilar retrovertido - pode ser herdado (sheltie) ou desenvolvido, secundário aos dentes deciduous retidos.