Fatos surpreendentes da raça maltês
Um maltês pode ser pequeno, mas ele não é apenas todo fofo. Estes cães pequenos pesam somente entre 1.8 a 3.2 quilogramas, mas seu espírito alegre, atenção afiada aos seus arredores, personalidades afetuosas e devoção a seus seres humanos vão fazer uma parte enorme de vidas dos seus proprietários.
Um cão de companhia maravilhoso, maltês pode viver em uma variedade de casas, incluindo apartamentos da cidade, uma vez que não exigem muito exercício.
Durante mais de 28 séculos, o maltês tem tido um apaixonado seguinte em todo o mundo, e que certamente ainda se aplica hoje. Os proprietários famosos da raça maltês incluem Alfaiate de Elizabeth, Marilyn Monroe, Bennett Tony e Barbra Streisand.
Continue lendo para descobrir mais sobre os seguidores dedicados do maltês e outros fatos surpreendentes.
O maltês é a mais antiga das raças de brinquedos da Europa. Artefatos egípcios de cães malteses foram encontrados, o que significa que os antigos egípcios podem ter adorado a raça. Cerâmica grega que data de 5 d.C. mostra imagens de cães pequenos e de cabelos compridos como os malteses, e de acordo com o estudioso religioso do século XVIII Carolus Maria DuVeil, escritos gregos antigos de historiadores como Strabo mencionam cães pequenos e bonitos.
Tem havido algum debate ao longo dos últimos séculos sobre se o maltês deve ser classificado como um terrier (uma vez que era um perseguidor tão bom e tinha um temperamento com um terrier) ou um spaniel (uma vez que era um bom caçador e fisicamente se assemelhava a um spaniel).
Você também pode gostar:
Em 1907, Lillian C. Raymond-Mallock, uma criadora spaniel Inglês e autora do livro de referência "Toy Dogs," escreveu que o maltês deve ser classificado como nem spaniel nem terrier, mas sugeriu que o maltês e spaniel provavelmente devido o seu bem semelhante olha para uma fonte compartilhada. Atualmente o maltês é classificado simplesmente como um cão de brinquedo.
Não é à toa que o maltês era um cão querido da história, que desempenhou um papel de protagonista nos primeiros escritos.
Em meados do século I d.C., Publius, o governador de Malta, tinha um maltês chamado Issa que ele amava. Um poeta da época, Marcus Valério Martialis, escreveu generosamente sobre Issa:
"Issa é mais divertida que o pardal de Catulla.
Issa é mais pura que um beijo de pomba. Issa é mais gentil que uma donzela. Issa é mais preciosa do que as jóias indianas... Para que os últimos dias que ela vê luz deve arrebatá-la dele para sempre, Publius teve seu quadro pintado."
O poeta renascentista Ludovico Aristo também escreveu sobre os malteses em seu poema épico "Orlando Furioso," publicado em sua forma completa em 1532:
"O cão mais ínfimo que a Natureza já produziu...
Seu casaco de cabelos longos, mais branco do que arminho,
Seus movimentos requintadamente gracioso e
Elegância incomparável da aparência." (Vol. II, Canto 43)
Complemente a sua leitura:
Ao longo da história, cães malteses têm sido companheiros para a realeza, governantes e monarcas. Mesmo um imperador romano, Cláudio, manteve um como animal de estimação. Talvez por causa de seu longo cabelo sedoso, companheirismo constante e lendária capacidade de restaurar a saúde, para o qual há rumores de que eles ganharam o apelido "The Comforter ", a popularidade do maltês continuou a aumentar nas classes superiores.
Os malteses atingiram as costas britânicas o reinado do rei Henrique VIII e foram recebidos imediatamente. Maria, Rainha dos Escoceses e Rainha Vitória possuíam malteses, e na França, a imperatriz Josephine Bonaparte e a rainha Maria Antonieta também os mantiveram como animais de estimação. Mais recentemente, um tipo diferente de rei possuía um maltês, Elvis Presley.
Não há dúvida de que parte do fascínio do maltês é o seu belo cabelo branco, para não ser confundido com peles. Como o cabelo humano, os cabelos brancos do maltês crescem e ocasionalmente caem, eles não derramam como a maioria dos cães. Nenhuma raça é garantida para ser hipoalergênica, mas o maltês não vai incomodar alguns alérgicos.
A menos que seu maltês é um cão de show, os proprietários de hoje, muitas vezes optam por um "corte de cachorro", que é mais curto do que o corte show tradicional, uma vez que leva menos tempo para escovar e cuidar. Embora o padrão moderno da raça exija que os malteses tenham o cabelo branco, os malteses anteriores eram às vezes dourados, e tinham orelhas pretas. O maltês e seus cabelos macios e sedosos participaram do primeiro Westminster Dog Show em 1877, e foi chamado de cão de leão maltês.
Fãs destes cães pequenos estão em boa companhia com pessoas através dos tempos, e não é difícil ver o porquê.