Manchas nebulosas no olho de um cão
Os olhos de um cão podem ser lindos, com alma e brilho. Uma coisa que não deveriam estar nos olhos são as manchas nebulosas. Se você notar alguma mancha nebulosa em um ou ambos os olhos do seu cachorro, levar ao veterinário o mais rápido possível.
Causas de manchas nebulosas nos olhos de um cão podem variar; Algumas das causas das manchas nebulosas no olho de um cão são graves, exigindo cuidados veterinários imediatos para evitar que seu cachorro possa perder a visão.
Glaucoma em cães
O glaucoma é uma condição em que os fluidos do olho do seu cão não podem drenar adequadamente e a pressão dentro do olho aumenta para um ponto que pode danificar o nervo óptico ou a retina.
Os sintomas do glaucoma incluem uma aparência turva do olho, vermelhidão, perda de apetite, letargia, piscar excessivo e pupila dilatada, em um ou ambos os olhos. Somente seu veterinário pode diagnosticar o glaucoma usando ferramentas especiais para medir a pressão no olho de seu cachorro. O tratamento pode envolver terapia medicamentosa ou cirurgia para diminuir a pressão no olho.
Você também pode gostar:
Queratopatia lipídica em cachorros
A ceratopatia lipídica, também conhecida como lipidose corneana, ocorre quando as substâncias gordurosas se acumulam na córnea do olho do seu cão, afetando um ou ambos os olhos. Esta condição pode ocorrer por vários motivos, incluindo genética, níveis elevados de colesterol e hipotireoidismo.
Os sintomas incluem manchas nebulosas nos olhos, geralmente perto do centro. Seu veterinário pode diagnosticar esta condição através de um exame de olho. O tratamento geralmente envolve alimentar o seu cão com uma dieta com baixo teor de gordura para diminuir os níveis de colesterol ou tratar uma causa subjacente, como o hipotireoidismo.
Cataratas em cães
Se os olhos do seu cahorro parecerem turvos, ele pode ter catarata. A catarata ocorre quando a lente do olho do seu cão torna-se turva, geralmente devido à idade, genética, diabetes ou lesão traumática. As cataratas podem causar perda de visão.
O seu veterinário vai diagnosticar se o seu cachorro tem catarata usando equipamento óptico especializado. Um oftalmologista veterinário pode determinar se a lente do olho do cachorro está simplesmente endurecendo com a idade ou se uma catarata estiver presente. O único tratamento para cataratas é a remoção cirúrgica da lente.
Uveíte em cães
Se o olho do cachorro estiver vermelho, nublado, rasgado e o cão não conseguir manter o olho aberto, ele pode estar sofrendo de uveíte. A uvea do seu cachorro é composta de íris, corpo ciliar e coróide, todos os quais podem inflamar. Esta inflamação pode ser causada por muitas coisas, incluindo uma infecção subjacente, doença sistêmica ou uma lesão no olho. Seu veterinário pode diagnosticar esta condição medindo a pressão no olho. O tratamento envolve o uso de colírios para reduzir a inflamação e eliminar quaisquer infecções bacterianas.
Olho seco em cães (Ceratoconjuntivite Sicca)
Complemente a sua leitura:
Se os olhos do seu cachorro não produzem lágrimas suficientes, os olhos podem ficar muito secos e abertos a infecções ou ulceração da córnea. Os filhotes que piscam muito, têm olhos inchados, mudanças na aparência de suas córneas ou descarga que vêm de seus olhos, podem estar sofrendo de olho seco.
As causas incluem uma predisposição genética, doença subjacente, infecção bacteriana ou medicação. Seu veterinário pode avaliar a produção de lágrimas de seu cachorro e prescreva lágrimas artificiais para tratar esta condição ou realizar uma cirurgia para redirecionar a umidade de uma glândula salivar para os olhos.
Queratite em cães
A queratite é a inflamação da córnea, o que faz com que pareça nublado. As causas incluem bactérias, fungos, medicação e olho seco. A queratite pode levar a úlceras da córnea e até a perda de visão.
Os sintomas da queratite incluem esfregar as patas nos olhos, rasgar, apertar os olhos e uma terceira pálpebra saliente. Seu veterinário determinará o tipo de tratamento a ser usado. Possíveis tratamentos incluem colírios para controle de inflamação, cirurgia para remover a córnea, tratamento de radiação ou crioterapia.