Infecção bacteriana ou cistos preenchidos com fluido das glândulas de lactação em coelhos
A mastite séptica refere-se a uma infecção das glândulas lactantes, as glândulas que produzem leite depois que um mamífero deu à luz. Esta infecção ocorre quando há uma disseminação de bactérias para as glândulas lactantes.
Se não for tratada, as bactérias podem se espalhar para o sangue e glândulas linfáticas, afetando todo o corpo e levando a uma condição potencialmente fatal. Se a infecção permanecer confinada às glândulas mamárias, o abcesso pode ocorrer nas glândulas.
A mastite cística, caracterizada por cistos cheios de líquido, ou sacos cheios de líquido que ocupam o espaço dentro do tecido do corpo, também pode ocorrer em uma ou mais glândulas e ductos da mama (o equivalente do seio humano).
Os cistos geralmente são preenchidos com fluido estéril. Esta condição particular está associada a outros cistos similares no útero e nos ovários. Se não for tratada, a mastite cística pode evoluir para cistos cancerosos em alguns casos. Afeta coelhos fêmeas, principalmente em idade fértil e estado.
Você também pode gostar:
Quais são as infecções bacterianas das glândulas de lactação?
Coelhos que sofrem de uma infecção bacteriana podem apresentar uma variedade de sinais, como depressão e anorexia, em alguns casos, a fêmea pode rejeitar os filhotes ou os filhotes jovens que adoecem. O prognóstico de um coelho com infecção por lactação é drasticamente melhorado se o tratamento for iniciado imediatamente. Se o seu coelho em lactação está mostrando sintomas de uma infecção de lactação, é vital que você entre em contato com seu veterinário imediatamente.
A infecção bacteriana das glândulas lactantes em coelhos é causada pela introdução de bactérias na glândula. Esta condição é mais comumente encontrada em lactantes, porém pode ser devido a saneamento ou trauma.
Sintomas e tipos
Mastite séptica
- Anorexia, letargia, depressão
- Excesso de sede e urina (polidipsia, poliúria)
- Sinais de pseudogravidez (isto é, puxar o cabelo, construir ninhos, gravidez falsa)
- Doença ou morte no jovem lactente
Mastite cística
- Geralmente brilhante, alerta, sem dor
- Sangue na urina (hematúria), que é frequentemente devido a doença associada no útero
- Febre e desidratação com envolvimento sistêmico
Diagnóstico
Complemente a sua leitura:
O exame físico revelará glândulas macias, firmes, inchadas e avermelhadas, e secreção observável (que não é leite) das glândulas mamárias ou mamas. Também pode haver febre e letargia. Um perfil completo do sangue será conduzido, incluindo um perfil químico do sangue, um hemograma completo e um exame de urina. Estes testes irão confirmar ou descartar uma infecção sistêmica.
Tratamento
Se a infecção for grave, crônica ou recorrente, a remoção cirúrgica das glândulas mamárias, dos ovários e do útero pode ser necessária para a saúde geral do coelho.
Se a infecção estiver sendo tratada em um estágio inicial e não for considerada grave, os antibióticos específicos para a bactéria que está presente serão administrados com cautela.
Vivendo e gerenciando
Em casa, você precisará manter um ambiente limpo para evitar reinfecções.
Se o seu coelho foi diagnosticado com mastite cística, e a condição é recorrente ou crônica, é aconselhável a remoção das glândulas mamárias, uma vez que a mastite cística pode progredir para o câncer.
Existem complicações que pode ocorrer e precisarm ser observadas.
A formação de abcessos pode causar perda da (s) glândula (s) mamária (s), morte do coelho adulto ou morte dos recém-nascidos em aleitamento.
Progresso e recuperação dependem da gravidade e extensão da mastite.