Mau hálito em cães
Autora:

Mau hálito em cães

A respiração do cão geralmente fica com o cheiro do objeto ou substância em que o cão mastigou recentemente.

Mau hálito em cães

Cães podem ter muitos cheiros típicos.

Estes cheiros, embora seja muito distintivo, geralmente não são ofensivos.

A respiração do cão geralmente fica com o cheiro do objeto ou substância em que o cão mastigou recentemente.

No entanto, potente hálito fétido ou um agravamento repentino da respiração normal pode ser um sinal precoce de um problema como um dos mencionados abaixo, e é realmente importante levar o seu cão para o seu veterinário se você notar essas mudanças.

Doença dental

Esta é uma das causas mais comuns de halitose em cães. O acúmulo de alimentos e saliva pode resultar em placa dental e tártaro, semelhante ao visto em odontologia humana. Esta placa e tártaro pode levar à doença periodontal e inflamação da gengiva (gengivite). Junto com halitose, você pode notar que seu cão está relutante em mastigar ou ter sua boca tocada ou manipulado.

É importante perguntar ao seu veterinário sobre um programa de saúde preventiva de rotina dental que inclui escovar os dentes (com pasta de dentes especial de estimação, não dentífrico humano que pode conter ingredientes tóxicos para o seu cão) tratamento dental, e, possivelmente, uma dieta dental para obter esses dentes espumantes limpos e refrescar o fôlego.

A doença dental não tratada pode igualmente conduzir a outras edições médicas, incluindo a dor oral, a dificuldade para mastigar o alimento, os abscessos dos dentes e as glândulas salivares, a perda de dente, e a infecção de outros órgãos ou sistemas no corpo, incluindo o coração e os rins.

Você também pode gostar:

Dieta

Dietas fedorentas, como peixes ou alimentos à base de fígado, podem contribuir para halitose.

Corpo estranho na boca

Os cães são conhecidos por tentar indiscriminadamente engolir qualquer coisa que eles podem ter em sua boca. Os corpos estranhos orais nos cães podem incluir varas, esferas, cordas, faixas de borracha, ossos, e outros objetos pequenos.

Uma vara enfiada entre os dentes na gengiva superior da boca é um dos objetos estranhos mais comuns. Se esses objetos não forem removidos rapidamente, eles podem contribuir para o halitose.

Os corpos estranhos podem igualmente ser engulidos e conduzir às obstruções perigosas no esôfago, no estômago, ou nos intestinos.

Excesso de salivação (hipersalivação ou ptialismo)

Isso geralmente ocorre segundo a doença dentária, neurológica ou metabólica e pode resultar em halitose significativa. Pele seca e fosca pode coletar em torno da boca depois de babar excessivo, que pode contribuir para o cheiro sujo.

Piodermas (infecções ao redor dos lábios) pode formar e contribuir para o halitose.

Doença neurológica

Os nervos cranianos controlam os movimentos da boca e da língua.

Qualquer problema de nervo craniano pode afetar a capacidade de abrir e fechar a boca e controlar a língua, resultando em hipersalivação e halitose.

Além disso, alimentos e detritos podem coletar na boca desde que o cão não pode engolir adequadamente ou remover o excesso de alimentos, contribuindo para alguma respiração potente e terrível.

Gengivite/estomatite/doença oral inflamatória

Complemente a sua leitura:

Os cães podem desenvolver a inflamação dos tecidos da boca. A gengivite é a inflamação da gengiva, e estomatite é a inflamação dos revestimentos mucosas dos tecidos da boca.

Estas condições em cães são mais comumente devido aos cordões de mastigação, comer plantas corrosivas ou materiais, infecções bacterianas ou virais, processos imunológicos, ou alergias.

Os cães também podem desenvolver a inflamação das glândulas salivares que podem causar halitose.

Abscessos, tumores ou úlceras

Abscessos das raízes do dente, estruturas da boca, cavidade nasal, ou áreas por trás dos olhos podem causar halitose, como pode tumores nos mesmos locais.

Úlceras secundárias ao trauma, infecção, tumores, ou doença metabólica também pode causar falta de ar.

Anomalias de conformação

Desalinhamento do dente, fissura palatina (palato rachado) ou fístulas oronasal (orifícios entre a cavidade oral e nasal) podem causar mau hálito.

Doença metabólica

Doenças dos rins ou fígado pode causar halitose devido ao acúmulo de toxina no sangue. Diabetes descontrolada pode causar mau hálito devido a moléculas acumuladas anormais.

Doenças do estômago e intestinos também podem causar halitose devido à inflamação e crescimento bacteriano. É muito importante ver o seu veterinário para identificar a causa do halitose e facilitar o tratamento.

Algumas destas condições podem ser muito graves, e diagnóstico precoce e tratamento pode corrigir tanto o halitose e sua causa subjacente.

Saiba mais sobre: Hálito

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Mau hálito em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.