O meu cão pode ter uma reação alérgica à medicação para a dor?
Felizmente, a grande maioria dos cães são capazes de tolerar medicamentos prescritos pelo veterinário sem problemas. No entanto, qualquer medicação, não importa o que o tipo ou para o que é destinada, pode potencialmente causar uma reação adversa em um paciente.
Enquanto os medicamentos para a dor são um potencial culpado, outros medicamentos, tais como antibióticos, vacinas, drogas anestésicas, e pulgas e carrapatos medicamentos também podem ser instigadores. Picadas de insetos são uma das causas mais comuns de reações alérgicas em animais de estimação.
Em cães, as reações alérgicas muitas vezes se manifestam através da pele: inchaço da face, coceira, pele vermelha, urticária, ou inquietação. Uma reação de pele rara mas muito devastador conhecida como necrólise epidérmica tóxica também pode ocorrer.
Menos comumente, uma reação alérgica pode apresentar-se como anafilaxia: uma reação anafiláctica grave é caracterizada por colapso, gengivas pálidas, vômitos/diarreia, ou dificuldade em respirar. Isso é uma emergência médica e precisa ser tratada imediatamente em um hospital veterinário.
Você também pode gostar:
Algumas das reações adversas mais comumente relatadas aos medicamentos são relacionadas ao sistema gastrointestinal, como inapetência, vômitos, náuseas ou diarreia. Embora as reações alérgicas possam causar estes sintomas, muitas vezes os sinais gastrintestinais não são reações alérgicas verdadeiras, que tem sua raiz no sistema imunitário.
A coisa importante a recordar se seu animal de estimação está tendo qualquer reação suspeitada à medicamentação é interromper as drogas, e contatar seu veterinário para a orientação. Mesmo se a reação é leve, as reações alérgicas devem ser anotadas no histórico do seu animal de estimação e a droga evitada no futuro como exposições futuras pode resultar em uma reação mais séria.
Não dê remédios para o seu cão sem a prescrição do médico veterinário
Se você notar que seu cão não está muito ele mesmo ultimamente, pode ser porque ele está sofrendo. Ele pode ter uma lesão, uma infecção ou uma doença. Ou talvez ele esteja começando a sentir as dores do envelhecimento.
Complemente a sua leitura:
Quando seu animal de estimação está com dor, você quer ajudá-lo a se sentir melhor. Mas não tente adivinhar qual pode ser o problema dele. Visite o seu veterinário para descobrir o que está errado.
Há maneiras diferentes de ajudar a aliviar a dor dele. Seu veterinário recomendará a medicamentação baseada em o que está indo sobre e na história da saúde do seu cão.
Os seres humanos podem facilmente alcançar uma escala do alívio de dor com medicamento de venda livre para uma variedade de condições. Quando o seu cão está com dor, pode ser tentador dar um medicamento de venda livre para ajudá-los.
No entanto, simplesmente dar algo de seu armário de remédios não é uma boa ideia. Embora existam medicamentos semelhantes para cães, dar produtos feitos para os seres humanos poderia fazer mais mal do que bom.
Uma dose incorreta, problemas com a mistura de medicamentos e sensibilidade a medicamentos humanos podem causar problemas. Na verdade, os gatos não toleram paracetamol em tudo, mas pode ser usado em cães em alguns casos para o controle da dor, embora a toxicidade pode ocorrer se muito é dado.
As medicações humanas dadas aos cães sem a devida orientação e prescrição do médico veterinário podem causar as complicações que incluem:
- Hemorragia gastrointestinal
- Úlceras
- Furos no forro do estômago
- Lesão hepática e renal