Como dar medicamentação líquida para gatos
A maneira mais fácil de dar a medicação líquida do gato é misturar com alguns alimentos enlatados. Para assegurar-se de que seu gato engole toda a medicamentação, o melhor é misturá-la em uma pequena quantidade de alimento enlatado que você alimenta à mão. Alguns gatos podem não estar dispostos a comer o alimento ou podem ter restrições dietéticas que impedem você de usar esta técnica. Se este for o caso, você vai precisar administrar a medicação diretamente na boca do gato.
"Alguns gatos podem não estar dispostos a comer o alimento ou podem ter restrições dietéticas que impedem você de usar esta técnica."
Antes de dar a medicação, certifique-se de ter lido atentamente o rótulo de prescrição e compreender as instruções de dosagem. Agitar suavemente ou misturar a medicação líquida antes de o desenhar na seringa doseadora. Se a medicação for refrigerada, você pode querer aquecer segurando a seringa firmemente em sua mão por um minuto ou dois, ou colocar em um banho de água morna. Não use o microondas para aquecer a medicação.
Prepare uma área onde você pode segurar com segurança o seu gato. Tenha o medicamento pronto e em um lugar onde ele será facilmente acessível. Se você está administrando a medicação por si mesmo, você pode achar que é mais fácil colocar o gato em seu colo. Pode ser aconselhável para conter o gato por envolvê-lo em um cobertor ou toalha com apenas a cabeça exposta. Nas primeiras vezes, também pode ser útil ter outra pessoa segurar o gato embrulhado enquanto você administra a medicação.
Segure a seringa ou conta-gotas contendo a medicação com a mão dominante. Primeiro, permitir que o gato possa lamber a medicação da ponta da seringa como você lentamente deprime o êmbolo (muitos gatos aceitam medicação mais prontamente se ele é aquecido à temperatura ambiente).
Se o seu gato não está interessado em lamber o líquido, gentilmente tomar o gato pela nuca do pescoço e puxar a cabeça para trás. A boca abrirá ligeiramente.
Colocar a ponta da seringa na boca, apenas atrás de um dos dentes caninos ( "Fangs "), e avance a ponta de modo que esteja entre os dentes. Certifique-se de que o ângulo da seringa ligeiramente para o lado. Você não quer injetar vigorosamente o líquido direto na parte de trás da garganta. Isto pode aumentar o risco do gato inalar ou aspirar o líquido.
"Certifique-se de fazer isso lentamente para que o gato tenha tempo para engolir o líquido e respirar".
Aperte lentamente a seringa para dispensar a medicação líquida. Certifique-se de fazer isso lentamente para que o gato tenha tempo para engolir o líquido e respirar.
A maioria dos gatos vai cuspir alguns dos medicamentos. Não volte a medicar a menos que tenha certeza de que nenhum dos medicamentos foi engolido. Seu veterinário terá contabilizado uma pequena quantidade de perda ao calcular a dose necessária de medicação para o seu gato.
Certifique-se de dar o seu gato abundância de elogios durante todo o procedimento e oferecer um tratamento especial depois de dar a medicação. Isso tornará a experiência mais positiva e pode tornar mais fácil dar a medicação da próxima vez.
Após cada utilização, lave o conta-gotas ou a seringa cuidadosamente com água e leve à geladeira a medicação remanescente, se necessário.