Se você notar que seu cão não é muito ele mesmo ultimamente, pode ser porque ele está com dor. Ele pode ter uma lesão, uma infecção, ou uma doença. Ou talvez ele esteja começando a sentir as dores do envelhecimento.
Quando seu animal de estimação está com dor, você quer ajudá-lo a se sentir melhor. Mas não tente adivinhar qual é o problema dele. Visite seu veterinário para descobrir o que está errado.
Há diferentes maneiras de aliviar a dor dele. Seu veterinário recomendará medicação com base no que está acontecendo e no histórico de saúde do seu cão.
Anti-inflamatórios não esteroides
Anti-inflamatórios não esteroides, ou NSAIDs, ajudam a reduzir o inchaço, rigidez e dor nas articulações em humanos, e eles podem fazer o mesmo para o seu cão. Eles podem trazer alívio para um cão com artrite, ou um que acabou de ser operado.
Mas não dê ao seu cachorro algo do seu armário de remédios. Não dê ibuprofeno ou acetaminofeno ao seu cão.
Existem alguns dos anti-inflamatórios não esteroides disponíveis apenas para cães:
- carprofeno (Novox ou Rimadyl)
- deracoxib (Deramaxx)
- firocoxib (Previcox)
- meloxicam (Metacam )
Anti-inflamatórios não esteroides são geralmente seguros para cães e têm poucos efeitos colaterais. Mas, em alguns casos, podem causar problemas renais, hepáticos ou digestivos. Você pode ser capaz de dizer se o seu cão está tendo uma reação ruim a um anti-inflamatório não esteroide. Uma maneira fácil de lembrar os sinais é:
Você também pode gostar:
- Mudanças de comportamento
- Comendo menos
- Vermelhidão da pele, cicatrizes
- Fezes/diarreia/vômito
Se você detectar esses sintomas, pare de dar a droga ao seu cão e chame seu veterinário.
Aspirina é um anti-inflamatório não esteroide sem prescrição. Seu médico pode dar um ok para dar ao seu cão por um período limitado de tempo, mas geralmente apenas se ele tiver uma lesão ou outra condição de curto prazo. Não é recomendado para uso a longo prazo em cães porque tem um maior potencial para efeitos colaterais, incluindo o risco de hemorragia gastrointestinal. Aspirina revestida é melhor no estômago, e dê os comprimidos com comida. Converse com seu veterinário e siga as recomendações dela sobre quanto e com que frequência.
Mas lembre-se: consulte o seu veterinário em caso de dúvida.
Outros Medicamentos
Como os anti-inflamatórios não esteroides geralmente são bons em aliviar a dor, os veterinários não costumam prescrever outros tipos de analgésicos. Mas às vezes, seu cachorro pode precisar de mais opções. Seu veterinário pode falar com você sobre gabapentina ou tramadol.
Mas lembre-se: consulte o seu veterinário em caso de dúvida.
- Gabapentina trata a dor de nervos danificados em humanos e cães. Pode deixar seu cachorro com sono nos primeiros dias, mas isso geralmente desaparece. Às vezes seu veterinário vai prescrever junto com outras drogas.
- Tramadol é um analgésico que funciona parcialmente como outros medicamentos opióides leves. Veterinários às vezes dão para cães idosos com desconforto constante. Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer incluem dor de estômago, vômito e tontura. Fale com seu veterinário se estiver preocupado.
Veterinários dão opiáceos mais fortes apenas por um curto período de tempo. Eles geralmente não prescrevem esteróides para dor, pois eles podem ter sérios efeitos colaterais. Esteroides e NSAIDs (como ibuprofeno e acetaminofeno) nunca devem ser usados juntos.
Suplementos
Complemente a sua leitura:
Suplementos, como glucosamina e condroitina, são tratamentos alternativos muito populares. Não está claro se eles ajudam, mas algumas pesquisas descobriram que eles podem fazer o inchaço diminuir e ajudar a cartilagem a se reparar. Também pode ajudar a proteger e lubrificar a cartilagem existente.
Sempre converse com seu veterinário antes de dar ao seu cão quaisquer medicamentos, incluindo suplementos.
Peça uma cópia por escrito do plano de tratamento, bem como instruções (e uma demonstração) de como dar os medicamentos ao seu animal de estimação. Certifique-se de dar a droga apenas como seu veterinário recomenda. Muito ou pouco pode causar problemas. Não compartilhe medicamentos entre cachorros. O que é bom para um animal pode não ser a coisa certa para outro.
Você pode não ser capaz de aliviar toda a dor do seu cão, mas você deve ser capaz de fazê-lo se sentir melhor. Com a orientação do seu veterinário, você pode precisar tentar coisas diferentes para descobrir o que traz mais alívio.
Medicar animais de estimação exige conhecimento profissional médico veterinário e não deve ser feito por tutores. Além disso, não tire dúvidas com o atendente da loja de rações ou pet shop. A vida do seu amigo vale uma consulta médica veterinária.
Nem sempre economizar é o melhor caminho.
Além de não solucionar o problema, você pode mascará-lo ou causar intoxicação grave, o que é muito ruim. Além de prescrever a medicação adequada, profissional médico veterinário poderá indicar quais são os lugares confiáveis para adquiri-la. É importante que você compre em farmácias veterinárias ou pet shops especializados.