Megaesôfago é um transtorno infeliz que afeta a capacidade de um cão para engolir alimentos e água.
O esôfago é o tubo que leva da boca do seu cão ao estômago, ele se expande e se contrai, permitindo que os alimentos e a água passassem no seu sistema digestivo.
O megaesôfago em cães é uma condição que causa uma diminuição da mobilidade do esôfago, dificultando a passagem de alimentos para o estômago.
Existem várias causas potenciais do megaesôfago.
Os cães podem nascer com esse transtorno, ele pode se desenvolver pouco depois que um cão é desmamado de sua mãe, ou pode se materializar mais tarde na vida.
Os cães que apresentam uma doença neuromuscular ao nascer também estão em risco, como megaesôfago pode se desenvolver como uma condição secundária para certos distúrbios neuromusculares, bem como para certas doenças, como a miastenia gravis, a doença de Addison, o hipotiroidismo e o câncer. Finalmente, os cães podem desenvolver megaesôfago devido a um objeto estranho ou a uma massa localizada em ou perto do esôfago.
Algumas raças que estão em maior risco de herdar este transtorno incluem:
- Grandes dinamarqueses
- Shar-peis
- Newfoundlands (Terra-nova)
- Galgos
- Pugs
- Setters irlandeses
- Pastores alemães
Sintomas
Se o seu cão sofre de megaesôfago, você pode encontrar os seguintes sintomas:
- Mau hálito
- Regurgitação de alimentos e água
- Febre
- Tosse
- Descarga nasal
- Salivação
- Dificuldade de deglutição
- Perda de peso
- Pobre condição corporal
Diagnóstico
Se o seu veterinário suspeita que seu amigo peludo sofre de megaesôfago, ele vai trabalhar com você para entender exatamente o que o seu cão está exibindo em casa. Ele vai fazer um exame físico muito completo e recomendar testes específicos para confirmar o diagnóstico.
Estes podem incluir:
- Uma endoscopia para avaliar o esôfago e o trato gastrointestinal
- Testes de química para avaliar doenças ou insuficiência renal, hepática e pancreática, bem como níveis de açúcar.
- Testes de urina
- Uma contagem sanguínea completa para exibir seu cão por infecção, inflamação ou anemia e outras condições relacionadas ao sangue
- Testes eletrolíticos para garantir que seu cão não esteja desidratado ou sofre de um eletrólito desequilíbrio
- Testes específicos do pâncreas
- Raios-X do tórax e do abdômen
- Um ultra-som para imagem do pâncreas e outros órgãos abdominais
- Um teste de tireoide para avaliar se o seu cão tem muito pouco hormônio da tireóide
- Um teste de cortisol para avaliar se seu cão possui a doença de Addison
- Títulos de anticorpos para descartar doenças imunomediadas e outras anormalidades
Tratamento
O tratamento para seu animal de estimação pode variar de acordo com a gravidade da condição e se houver uma causa subjacente. Seu veterinário também deseja tratar outros problemas, como a pneumonia por aspiração, que podem resultar da dificuldade do seu cão em engolir.
Infelizmente, não há procedimento cirúrgico que possa consertar esta condição; portanto, o cuidado de suporte será tão importante quanto a medicação.
Identificar a melhor maneira de ajudar seu animal de estimação a comer e seguir todas as instruções do seu veterinário são fundamentais.
É fundamental manter seu melhor amigo de aspirar acidentalmente qualquer coisa em seus pulmões.
Muitos criativos e amorosos donos de cães dominaram a arte de ajudar seus cães que sofrem para comer com megaesôfago. Seu veterinário pode fornecer dicas úteis que irão ajudá-lo a cuidar de seu animal de estimação muito querido.
Prevenção
Infelizmente, não há prevenção para o megaesôfago.
Se você suspeita que seu cão tenha problemas para comer, engolir ou respirar, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve visitar ou ligar para o seu veterinário, eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.