Você ama seu animal de estimação, então você quer alimentar o seu animal de estimação com a melhor comida de qualidade que você pode encontrar. Mas rótulos de nutrição de alimentos para animais de estimação não são os mesmos da comida humana. Pode ser difícil dizer se um produto é melhor que outro simplesmente lendo o nome no rótulo.
Mantenha os olhos abertos para alguns sinais de que você está comprando a melhor comida para o seu cão ou gato.
Ingredientes não são suficientes
Quando você compra para si mesmo, você pode ler a lista de ingredientes para ver o que está na comida que você está pensando em comprar. Portanto, faz sentido se você olhar para ingredientes em embalagens de alimentos para animais de estimação também.
"É aí que os olhos dos pais de estimação são desenhados", diz Julie A. Churchill, DVM, PhD, professora associada de nutrição da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Minnesota.
Um rótulo de ingredientes lista alimentos em peso, com o item mais pesado listado primeiro e o item mais leve por último. Alimentos mais pesados que soam bem (frutos ou cenouras) podem estar mais acima na lista do que outros alimentos que pesam menos (carne seca), mas isso pode não contar toda a história.
Você também pode gostar:
"Coisas ricas em água - frutas e vegetais - que os levarão ao topo da lista", diz Churchill. "Carne e frango são 70% de água, então são mais pesados [e listados mais alto no rótulo]. Os proprietários podem dizer erroneamente: "Tem mais carne nele", mas pode ter menos frango do que aqueles alimentos que adicionam farinha de frango, que é um produto cozido e seco."
Leia a impressão fina
A maioria das empresas que vendem alimentos para cães e gatos inclui uma declaração sobre o pacote com base em algumas regulamentações. Deve dizer se um alimento é projetado para filhotes ou gatinhos, animais de estimação grávidas ou adultos. Pode ter outros detalhes também.
"Não é a parte mais proeminente do rótulo", diz Churchill. "Geralmente é em letras pequenas."
Muitas afirmações dizem que o alimento é "completo", o que significa que contém todos os nutrientes que os animais de estimação necessitam. Também pode dizer que o alimento é "equilibrado", o que significa que esses nutrientes estão lá nas proporções adequadas para cães ou gatos nessa fase da vida.
Pesquisa é a chave
A melhor coisa que uma declaração regulamentadora pode dizer, dizem especialistas, é que o produto foi usado em um teste de alimentação usando diretrizes.
"Eles alimentaram seus produtos para cães ou gatos em diferentes estágios da vida, então não é apenas uma fórmula no papel sendo vendida", diz a nutricionista veterinária Martha G. Cline, vice-presidente da Academia Americana de Nutrição Veterinária.
Complemente a sua leitura:
Os produtos que foram testados são mais propensos a ter os benefícios para a saúde que prometem do que aqueles que não foram testados.
"Algumas empresas têm uma ciência muito boa por trás delas", diz Nolie Parnell, DVM, professora associada clínica da Purdue University College of Veterinary Medicine. "Eles gastam tempo e recursos, maximizando a saúde em nossos animais de estimação. Outras empresas nem sequer têm um orçamento para pesquisa e não estão colocando esse tempo de investigação."
Pergunte ao seu veterinário
Se você não tem certeza sobre o que é melhor para o seu cão ou gato, peça ajuda ao veterinário. "Eles devem ter o conhecimento básico para fazer recomendações básicas", diz Parnell.
"Eles devem ter as habilidades definidas para ver se a empresa de alimentos é respeitável."
Seu veterinário pode sugerir certa comida para a raça do seu cão.
"Não há uma comida perfeita para cada cão", diz Cline. "Cada cão e gato vai ser um pouco diferente. Não há uma dieta perfeita lá fora que vai ser a dieta certa para cada animal."
Mesmo que você esteja feliz com a comida do seu animal de estimação, pergunte ao seu veterinário de vez em quando se sua escolha ainda é boa. "Não há uma comida ideal para toda a sua vida", diz Churchill. "À medida que suas necessidades mudam, sua equipe veterinária fará recomendações."