De um modo geral, permitir que o seu cão beba chá de vez em quando não causa problemas a longo prazo. No entanto, existe um pequeno risco para os cães que consomem chá contendo cafeína - mesmo assim, um cão pequeno, por exemplo, teria que beber cerca de cinco xícaras por dia para atingir o nível tóxico.
O melhor chá para dar aos cães é o chá verde ou preto e estes estão prontamente disponíveis em qualquer supermercado. O chá verde é feito a partir das folhas da planta Camellia Sinensis e é muito menos processado do que o chá preto, que contém níveis muito mais elevados de antioxidantes.
Não só é bom para as pessoas - sendo rico em antioxidantes, que têm a reputação de reduzir o risco de formação de células cancerosas, por exemplo - o chá verde e preto também é bom para os cães.
O processo antioxidante não só funciona em cães como também pode reduzir a inflamação do fígado e do trato intestinal, sendo, portanto, um excelente complemento para cães que sofrem de enterite ou hepatite.
Embora tenham sido realizados poucos ensaios sobre os efeitos do chá verde em animais, pesquisas em seres humanos sugeriram que beber chá verde regularmente reduz a probabilidade de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, estômago e cólon - há, portanto, todos os motivos sugerir que os mesmos benefícios podem ser adquiridos pelos nossos animais de estimação. Alguns proprietários acreditam que dar o chá verde aos cães promove um hálito mais fresco e reduz o odor das fezes, embora isso não seja um fato comprovado.
Você também pode gostar:
Se você decidir dar o seu cão chá verde, certifique-se que é do tipo descafeinado. Enquanto as pessoas podem lidar com níveis mais altos de cafeína em sua dieta, os cães são muito menos capazes de tolerar isso, então a regra básica de nunca dar qualquer coisa que contenha cafeína, inclusive chá.
Recomenda-se variar a quantidade que você deve dar ao seu cão - mas, em geral, dar ao seu cão uma xícara de chá verde não fará mal ao seu cão - você pode misturar com segurança semanalmente uma xícara pequena de chá verde na refeição do seu cachorro.
Embora existam muitos estudos que mostram que o chá verde traz muitos benefícios à saúde, há alguns experimentos que mostram que ele pode ser prejudicial aos cães em grandes quantidades; e especialmente quando combinado com consumi-lo com o estômago vazio, então isso é algo para se ter em mente. Mesmo as coisas que são boas para as pessoas e os cães devem ser consumidas apenas com relativa moderação e como parte de uma dieta equilibrada.
Meu cão pode beber chá?
Não, se for cafeinado. Em geral, nós não recomendamos qualquer tipo de chá para cachorro, mesmo os chás de ervas. A água é o único fluido que seu cão precisa para se manter hidratado. Os cães devem sempre evitar chás com cafeína.
Cães podem beber chá?
No entanto, existe um pequeno risco para os cães que consomem chá contendo cafeína - mesmo assim, um cão pequeno, por exemplo, teria que beber cerca de cinco xícaras por dia para atingir o nível tóxico.
Complemente a sua leitura:
O melhor chá para dar aos cães é o chá verde ou preto e estes estão prontamente disponíveis em qualquer supermercado. O chá verde é feito a partir das folhas da planta Camellia Sinensis e é muito menos processado do que o chá preto, que contém níveis muito mais elevados de antioxidantes.
Não só é bom para as pessoas, sendo rico em antioxidantes, que têm a reputação de reduzir o risco de formação de células cancerosas, por exemplo, o chá verde e preto também é bom para os cães. O processo antioxidante não só funciona em cães como também pode reduzir a inflamação do fígado e do trato intestinal, sendo, portanto, um excelente complemento para cães que sofrem de enterite ou hepatite.
O que a cafeína faz no cão?
Cafeína desnecessariamente eleva a freqüência cardíaca, e pode ser tóxico se os cães ingerir muito dela (cinco xícaras de chá para um cão pequeno, por exemplo). Quando tomar uma boa quantidade de chá para prejudicar seu cão, não há muitos benefícios que fazem valer a pena o cachorro tomar chá .
Os sintomas dos cães com intoxicação da cafeína
- Hiperatividade
- Inquietação
- Vômitos
- Ritmo cardíaco elevado
- Pressão arterial elevada
- Ritmos anormais do coração
- Tremores
- Temperatura corporal elevada
- Convulsões
- Colapso
- Morte
Se você decidir dar chá verde para o seu cão, certifique-se que é do tipo descafeinado. Embora as pessoas consigam lidar com níveis mais altos de cafeína em sua dieta, os cães são muito menos capazes de tolerá-la, então a regra básica é nunca dar a sua bebida qualquer coisa que contenha cafeína, inclusive chá.
Sempre consultar o médico veterinário antes de oferecer chá para o cachorro beber.