Ao contrário dos gatos, quando você coloca um pouco de comida na tigela de um cachorro, ele geralmente desaparece dentro de 3 ou 4 minutos. Eles podem realmente devorar o que você der para eles em pouco tempo.
Dada a rapidez com que engolem a comida, não é de admirar que às vezes os cães possam engasgar e sufocar durante a comida. É preocupante, isso pode ser muito grave e pode levar a problemas de saúde.
Certifique-se de que o tipo de comida que você dá ao seu cão é adequado
Existem diferentes tipos de comida para cães, incluindo comida seca, comida úmida e comida caseira. Todos eles variam e possuem qualidades diferentes; Portanto, certifique-se de fornecer o que é certo para o seu animal de estimação.
Se você começar a alimentar o seu cão com uma dieta caseira, por ex. alimentos crus, como carne crua com ossos, esteja ciente de que seu cão pode engasgar com esses ossos se não estiver acostumado com eles.
Dicas para melhorar a digestão do seu cão:
Você também pode gostar:
- Divida a comida em duas porções: uma ao meio-dia e outra ao entardecer. Isso ajudará seu cão a digerir melhor e reduz a probabilidade de ele comer muito rapidamente.
- Adicionar água ou caldo de galinha (sem sal) à comida seca pode melhorar digestão, pois impede que o alimento de formar uma massa compacta em sua garganta. Isto é ideal para cães com pouca salivação.
- Comida de cachorro úmida (saquinhos / latas) raramente causa asfixia, pois é composta de água (entre 50% e 70%). Você poderia alimentar o seu cão uma porção de comida molhada por dia e outra de comida seca. Alternativamente, você pode misturar para espalhar entre as porções.
- Alguns alimentos que estão incluídos em dietas caseiras podem formar uma bola. O arroz é conhecido por fazer isso, especialmente quando compõe a maior parte da refeição.
Lembre-se de não incluir alimentos que são venenosos para os cães, por ex. cebola, chocolate ou outros produtos tóxicos que podem causar asfixia ou doença.
Para descobrir o que exatamente está causando o seu cão engasgar enquanto come, recomendamos observá-lo enquanto ele come. Permanecer ao seu lado, enquanto ele come e ver o que faz ele engasgar.
A hora em que você alimenta seu cão também é importante
Depois de certificar-se de que você está alimentando o seu cão com o tipo correto de alimento, você deve considerar a hora em que eles estão alimentados. Isso também pode afetar a capacidade do seu cão de digerir os alimentos adequadamente.
- Evite alimentar seu animal imediatamente após ou logo antes do exercício. Não só isso pode causar asfixia e dor de estômago, mas também pode levar à torção do estômago.
- Não alimente o seu cão com grandes porções à noite. Se você alimentar seu cão uma vez por dia, é melhor que você faça isso por volta do meio-dia.
- Escolha momentos em que seu cão está relaxado. Se o seu cão é muito excitável antes de comer, há uma chance muito maior de que ele se engasgue.
Enquanto o tipo de comida que você escolher para alimentar o seu cão é importante, os horários que você faz isso também precisam ser levados em conta. Considere estas dicas para uma melhor digestão.
Considere possíveis doenças
Finalmente, se o seu cão estiver engasgado mesmo depois de seguir os nossos conselhos, recomendamos que procure o conselho de um veterinário o mais rapidamente possível. Existem muitas doenças que podem afetar a digestão de um cão, como gastroenterite e colite.
Um ultra-som é o método mais eficaz que um veterinário tem para diagnosticar qualquer tipo de doença que pode desenvolver no sistema digestivo do seu cão e até mesmo no coração (que também pode afetar o abdômen). Se você notar os sintomas do seu cão se deteriorando, não hesite em levar seu animal de estimação para ver um veterinário. Vá o mais rápido possível e seu pequeno amigo peludo será eternamente grato a você.