Meu gato não quer comer - O que isso pode significar?
As possibilidades para um gato que não quer comer podem parecer infinitas, mas a coisa a mais importante a recordar é que se este comportamento dura por mais de um dia, é muito importante levar seu gato ao veterinário.
A perda de apetite de um gato é um sintoma médico significativo e pode indicar alguma doença. Um exame abrangente, juntamente com certos testes pode detectar algo sério imediatamente e pode ajudar a liderar o caminho para o tratamento bem sucedido.
Causas da falta de vontade de comer no gato
Doença dentária
A doença dental é uma causa para que um gato não coma, mas os tumores orais ou outras desordens inflamatórias também podem ser responsáveis. A boca do seu gato pode estar machucada de um ferimento ou de uma infecção, dificultando o mastigar que pode se tornar doloroso. Pode ser um abcesso, gengivas inflamadas, um corte na boca ou um dente quebrado, por exemplo. A visita ao veterinário deve incluir uma avaliação da boca do seu animal de estimação e uma limpeza dental e exame.
Problemas gastrointestinais
Qualquer coisa que faz com que seu gato não se sinta bem pode fazer com que ele não queira comer, como náuseas devido a problemas gastrointestinais (GI).
Há um número de coisas que podem causar falta de apetite no seu gato:
Você também pode gostar:
- Parasitas
- Colite (inflamação aguda ou crônica da membrana que reveste o cólon)
- Gastroenterite (inflamação ou infecção do trato gastrointestinal)
- Pancreatite (inflamação ou infecção do pâncreas)
- Alterações no ambiente bacteriano dos intestinos
- Corpos estranhos (por exemplo, corda) no estômago ou intestinos podem causar dor e bloqueios
- Câncer (por exemplo, linfoma intestinal)
Junto com a falta de vontade de comer, perda de peso, vômitos, diarreia e constipação são todos os sinais de angústia gastrointestinal. Somente seu veterinário pode diagnosticar um problema no gato, por isso é importante fazer isto o mais cedo possível para determinar se existe uma desordem principal.
Alguns proprietários do gato pensam que uma mudança na dieta ajudará com os problemas gastrointestinais, mas você não deve tentar tratar seu gato por conta própria sem um diagnóstico e uma consulta apropriada com seu médico veterinário.
Doença renal
Uma outra causa comum para gatos, particularmente nos gatos mais velhos, para não comer é a doença renal. Como problemas gastrointestinal, doença renal provoca náuseas que faz com que seu gato não coma. Somente seu veterinário pode diagnosticar a doença renal assim que é outra vez importante ter seu gato examinado o mais cedo possível.
Outras causas possíveis
Uma vez que as doenças ou as circunstâncias principais foram governadas para fora, seu veterinário pode perguntar sobre todos os eventos recentes que poderiam conduzir a uma perda de apetite. Alguns gatos tendem a mudar hábitos alimentares para uma série de razões, incluindo:
- Uma vacinação recente
- Viajar (enjoo)
- Ansiedade ou depressão
- Mudanças em horários familiares
- Uma introdução a um novo tipo de alimento
- Ou às vezes apenas simples mal estar
Complemente a sua leitura:
Entretanto, estes eventos podem fazer que o gato pule uma refeição ou no máximo duas. Se o comportamento durar mais de um dia, você deve entrar em contato com seu veterinário.
O que posso fazer se meu gato não estiver comendo?
Determinar a razão subjacente que seu gato não está comendo é a coisa mais importante que você pode fazer para seu gato. A escolha de um gato para não comer é medicamente significativa e deve ser endereçada por seu veterinário o mais cedo possível. Os gatos, ao contrário dos cães ou dos seres humanos, ficam doentes muito rapidamente se não estão comendo.
Tratamento médico
Junto com o tratamento da causa subjacente para não comer, existem medicamentos que podem ser prescritos pelo seu médico veterinário para estimular o apetite do seu gato.
Em casos mais graves, seu veterinário também pode recomendar seringa para alimentar o gato com uma dieta líquida ou a colocação de um tubo de alimentação para garantir que seu gato está recebendo o suficiente dos nutrientes necessários para a saúde ideal, no entanto, estas medidas só são recomendadas em conjunto com a abordagem da causa médica subjacente para a anorexia.
Seu veterinário fará parceria com você para determinar o tratamento médico mais adequado para o seu gato.