Mielofibrose em cães
Autora:

Mielofibrose em cães

A anemia grave em cães pode causar mielofibrose, uma condição pela qual o tecido da medula óssea começa a morrer. Felizmente, a mielofibrose em cães é relativamente rara.

Mielofibrose em cães

As células sanguíneas vermelhas e brancas do seu cão, juntamente com suas plaquetas, são originárias da medula óssea. A anemia resulta quando a medula óssea não produz um número suficiente de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para as células do corpo.

A anemia grave em cães pode causar mielofibrose, uma condição pela qual o tecido da medula óssea começa a morrer. Felizmente, a mielofibrose em cães é relativamente rara.

Mielofibrose em cães

A mielofibrose em cães está na categoria de doenças mieloproliferativas, todas as quais se referem a problemas na medula óssea. A mielofibrose ocorre quando a medula óssea começa a se transformar em tecido conjuntivo fibroso.

A Academia de Medicina Veterinária do Distrito de Columbia descreve a mielofibrose como uma medula de "estágio final", semelhante à cirrose do fígado. Qualquer cão pode desenvolver a desordem, não há uma susceptibilidade específica à raça ou gênero.

Uma doença primária que causa mielofibrose em cães, deficiência de piruvato quinase, ocorre com maior freqüência em basenjis, beagles e terrier branco West Highland.

Causas de mielofibrose em cães

A mileofibrose em cães geralmente ocorre como uma condição secundária de outras doenças, ou resultados de tratamentos para outras doenças.

Doenças e distúrbios incluem anemia hemolítica congênita, metaplasia mielóide, ehrlichiose - uma doença contraída de carrapatos - e septicemia, ou envenenamento por sangue.

A radiação pode causar mielofibrose, assim como a reação a certos medicamentos. Esses medicamentos, a longo prazo, incluem fenobarbital e dilantina, freqüentemente administrados a cães que sofrem convulsões; a fenilbutazona antiinflamatória e a colchicina, utilizadas para determinadas doenças hepáticas.

Diagnóstico de mielofibrose em cães

Se o seu cão está passando por tratamento para certas doenças, seu veterinário acompanha cuidadosamente seu animal de estimação. Cães que sofrem da mielofibrose apresentam sinais de anemia, incluindo letargia, fraqueza, batimentos cardíacos rápidos e mucosas pálidas.

Se a mileofibrose estiver relacionada com a droga, seu cão pode estar bem na medicação específica por algum tempo, até que a anemia se desenvolva. O diagnóstico é feito por aspiração da medula óssea ou biópsia da medula óssea, ambos requerendo anestesia.

Tratamento de mielofibrose em cães

Para tratar a mielofibrose, seu veterinário pode prescrever esteroides, juntamente com hormônios como a eritropoietina. Se a condição resultou por causa do tratamento de drogas a longo prazo para outra doença, seu veterinário pode ter que prescrever outros medicamentos para combater a doença primária.

O prognóstico depende se o tecido da medula óssea se torna necrótico ou morre. Também depende da doença primária que afeta o seu cão e da capacidade de tratá-lo se o seu animal de estimação não pode mais tolerar medicamentos eficazes.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Mielofibrose em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.