Pode não parecer, mas os cavalos pode ficar machucados, assim como acontece com as pessoas. Uma contusão é simplesmente um vaso sanguíneo quebrado na pele, geralmente devido ao trauma. Muitas vezes é difícil ver uma contusão no corpo de um cavalo devido ao casaco de pele do animal. Mais freqüentemente, você pode detectar uma contusão por calor irradiando da área e uma reação de dor quando você tocá-lo.
A contusão não é normalmente uma questão séria, embora as contusões frequentes e fáceis possam indicar um problema maior com a saúde do seu cavalo. Na maioria dos casos, não há necessidade de sequer ver um veterinário quando seu cavalo tem uma contusão.
Compreender o que provoca hematomas no pé e como tratar e, possivelmente, impedir a contusão pode salvar o seu cavalo de pés doloridos.
Você também pode gostar:
Enquanto a laminite (processo inflamatório agudo ou crônico das estruturas sensíveis do casco, que resulta em claudicação e deformidades permanentes do casco) e a doença navicular colocam ameaças mais perigosas nos pés do seu cavalo, o cavalo médio é mais provável encontrar uma contusão do pé do que qualquer outra claudicação. Se você reconhecer as causas de hematomas no pé e entender o seu tratamento e prevenção, você pode afastar o desconforto em seu cavalo e, talvez, evitar um abscesso, que é um problema mais grave que pode se desenvolver em um casco machucado.
A maioria de hematomas aparecem acima na sola do pé de um cavalo, embora um cavalo possa igualmente ferir outras partes.
As causas de contusões podem variar de encontros com rochas, neve ou gelo na trilha, para as forças contínuas concussivas da atividade particular de um cavalo, como um jumper cujos pés dianteiros atingiu o chão duro. Os cavalos também podem machucar seus pés quando a superfície que eles trabalham em mudanças (por exemplo, eles transição de uma arena de areia para terra dura) ou é desigual.
Sintomas e tipos
- Dor
- Inchaço
- Descoloração da pele
- Sensação morna ou quente na área afetada
Um tipo comum de hematoma que afeta cavalos é "sola machucada", também chamado de "contusão de pedra" por proprietários de cavalos experientes. Este é um tipo de hematoma na parte inferior do casco de um cavalo que resulta do cavalo andar sobre terreno áspero, duro, e pode levar a claudicação. Escusado será dizer, este é o tipo de condição que geralmente afeta cavalos de trabalho e cavalos atléticos mais do que cavalos de lazer, como eles são submetidos a condições de caminhada mais extenuantes
Causas
Complemente a sua leitura:
Trauma para uma área particular é normalmente a culpa por qualquer contusões em seu cavalo. Isto pode ser algo tão simples como jogar com outros cavalos ou um acidente com seu cuidador humano. "Sola machucada", por outro lado, é geralmente um resultado de pisar em terrenos invulgarmente duros ou irregulares.
Diagnóstico
Uma contusão comum em um cavalo geralmente é facilmente diagnosticada, seja por você ou por um veterinário. Uma contusão simples não é nada para se preocupar muito, especialmente quando você sabe o que causou a contusão. Contusões freqüentes, no entanto, pode ser um sinal de algo mais grave e deve ser verificado por um veterinário.
Tratamento
Com a sola machucada ou outros hematomas mais sérios, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), podem ser administrados para aliviar ainda mais a dor.
Vida e gestão
Deixar o cavalo descansar é importante para a cicatrização de hematomas. Normalmente demora não mais do que uma semana a dez dias para uma contusão para ocorrer e curar.
Prevenção
Se for conhecido, a remoção do objeto que causou a contusão é uma boa maneira de evitar recorrências futuras.