O leite é seguro para o meu cão?
Autora:

O leite é seguro para o meu cão?

Alguns cães toleram bem os lacticínios, mas a grande maioria é intolerante à lactose. Alguns cães também sofrem de alergia aos lacticínios.

O leite é seguro para o meu cão?

Sabia que a maioria dos cães é intolerante à lactose? Alguns cães toleram bem os lacticínios, mas a grande maioria é intolerante à lactose. Alguns cães também sofrem de alergia aos lacticínios. Aqui está o que você deve saber sobre como dar laticínios ao seu cão.

Porque os laticínios são ruins para os cães?

Leite e outros produtos lácteos

Num dia quente, pode ser tentador partilhar o seu gelado com o seu cão. O leite e os produtos à base de leite podem causar diarreia e outros problemas digestivos para o seu cachorro. Eles também podem desencadear alergias alimentares, o que pode causar comichão no cachorro.

Intolerância à lactose

Os cães que são intolerantes à lactose podem ter gás, inchaço ou diarreia depois de comerem lacticínios. Isso ocorre porque o corpo necessita da enzima lactase para quebrar a lactose encontrada nos laticínios.

Existem produtos que você pode dar com segurança ao seu cão se eles forem verdadeiramente intolerantes à lactose. O queijo contém consideravelmente menos lactase do que o leite, por isso é considerado seguro para cães com intolerância à lactose. Enquanto alguns recomendam evitar completamente os lacticínios, outros dizem que o queijo pode ser um lanche saudável para muitos cães. O leite sem lactose é outra opção para seu animal de estimação intolerante à lactose. A lactose já está quebrada, por isso não deve causar problemas ao seu cão.

Você também pode gostar:

Alergia aos lacticínios

Uma verdadeira alergia láctea difere muito da intolerância à lactose. Uma alergia aos laticínios causa problemas de pele e muitas vezes também infecções nos ouvidos. Lambeduras constantes, arranhões, pontos quentes, queda de cabelo e infecções de pele. As infecções crónicas dos ouvidos são outro sinal de que o seu cão pode ter uma alergia aos lacticínios.

Os lacticínios são seguros para o seu cão? A resposta depende de como seu cão tolera laticínios, o produto que você está dando a ele, e porque você está dando a eles. Se você suspeitar que seu amigo peludo tem intolerância à lactose ou alergia a laticínios, é sempre melhor consultar seu veterinário para ver que passos tomar em seguida.

Quando é que os cães podem beber leite?

Você pode estar pensando: "Os cachorros não bebem o leite da mãe? E a resposta a essa pergunta é: Sim. "O leite contém um açúcar chamado lactose que requer uma enzima chamada lactase para a digestão".

Os cachorros têm geralmente a enzima em abundância, pois é usada para decompor o leite da mãe enquanto amamentam. Embora os cachorros prosperem com o leite da mãe, podem não tolerar o leite de vaca ou de cabra que se encontra na sua geladeira mais tarde nas suas vidas.

OS cães podem tornar-se intolerantes a lactose?

Uma vez desmamados, os cachorros produzem menos lactase e é quando a maioria dos cães pode, de fato, tornar-se intolerante à lactose.

Um cão com intolerância à lactose pode ter os mesmos tipos de sintomas que as pessoas com esta condição.

"Cães têm graus variados de intolerância à lactose, portanto, alguns cães que bebem leite podem ter apenas uma leve angústia gastrointestinail, ou nenhuma, enquanto outros terão sinais clínicos graves".

Além disso, o leite e produtos lácteos são estímulos comuns para alergias alimentares em cães.

Complemente a sua leitura:

"Uma alergia alimentar ao leite ou laticínios pode aparecer como irritação da pele, vermelhidão, comichão e perturbações gastrointestinais como vômitos e diarreia".

O que acontecerá se o seu cão beber leite?

Sem a abundância da enzima lactase que decompõe os açúcares do leite, os cães adultos podem ter mais dificuldade para digeri-lo.

A lactose encontrada no leite vai passar pelo trato gastrointestinal e para as cólons não digeridas, e esse açúcar não digerido vai atrair água para o cólon causando diarreia, e a fermentação de bactérias em seu cólon pode resultar em flatulência e desconforto.

"Devido aos níveis deficientes de lactase, a ingestão de leite pode levar a perturbações gastrointestinais, incluindo diarréia e vômitos".

Além disso, o leite gordo ou outros produtos lácteos podem conter muita gordura e também podem levar a diarreia e vômitos também.

Os cães também podem desenvolver uma doença potencialmente grave chamada pancreatite se comerem laticínios, especialmente laticínios com alto teor de gordura, que não lhes são familiares.

O que fazer se o seu cão beber leite 

Embora a lamber ocasional do seu cone de gelado ou colo da sua caneca não deva ser uma grande coisa - a menos que o seu cão seja alérgico - deve evitar permitir que o seu animal de estimação se alimente de grandes quantidades de leite e outros produtos lácteos.

"O transtorno gastrointestinal geralmente ocorre em cerca de 12 horas após o consumo de leite".

Por isso, se o seu animal de estimação acidentalmente receber uma ajuda maior do que a planeada, monitorize qualquer angústia ou desconforto abdominal, incluindo vômitos e/ou diarreia durante esse período de tempo.

Saiba mais sobre: leite

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "O leite é seguro para o meu cão?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.