Gatos com cristais na urina
A cristalúria é a formação de cristais minerais no trato urinário.
Embora estes cristais possam ser expulsos de forma inofensiva, a cristalúria em gatos (cristais na urina) geralmente é diagnosticada após bloqueio ou cistite.
Um bloqueio é uma emergência veterinária potencialmente fatal, causada quando os cristais se agregam e formam um plugue.
A cistite ocorre quando os cristais irritam o revestimento da bexiga e causam urina sangrenta e dificuldade em urinar.
Cristais na urina em gatos pode ser temporário ou crônico, e pode indicar uma condição médica subjacente. Os tratamentos incluem cirurgia, terapia de reidratação e mudanças na dieta. A melhor dieta para o tratamento dos cristais na urina é o que seu veterinário recomenda para seu gato com base no tipo de cristais que ele desenvolveu.
Tipos de cristais na urina em gatos
Existem muitos tipos de cristais de trato urinário felino, mas os dois mais comuns são estruvita e oxalato de cálcio.
Os cristais de estruvita são feitos de fosfato de magnésio e amônio e também são chamados cristais de fosfato triplo. O teor de cinzas altas (mineral inérito) em alimentos secos foi considerado como sua principal causa, mas agora é considerado secundário ao pH da urina, ao comprimento da retenção de urina e aos níveis gerais de magnésio e fósforo na dieta.
Você também pode gostar:
Muitos fatores afetam o pH da urina, incluindo saúde, hidratação, dieta e estresse ambiental. Os hábitos pessoais, o temperamento e a saúde afetam o comprimento da retenção de urina. Alimentos e fontes de água podem contribuir tanto para o teor de magnésio e fósforo na dieta níveis. Os cristais de estruvita podem ser tratáveis apenas através de dieta de prescrição e hidratação melhorada, embora possam exigir intervenção cirúrgica.
Os cristais de oxalato de cálcio são feitos de cálcio. As causas da formação de cristais de cálcio incluem predisposição genética e pH urinário. Sua estrutura é mais estável do que os cristais de estruvita e quase sempre requer remoção cirúrgica. Eles estão associados a pedras da bexiga.
Dietas de prescrição para gatos com cristais na urina
As dietas de prescrição são alimentos formulados para tratar condições específicas. É importante que você atenda o conselho do seu veterinário sobre dieta de prescrição, porque cada dieta trata um tipo específico de cristal e pode piorar outros tipos.
As dietas de prescrição de cristal de estruvita reduzem o pH da urina, tornando a urina mais ácida. Eles têm altos níveis de sal e baixos níveis de magnésio e outros minerais. Eles podem ajudar a dissolver cristais existentes, bem como evitar a formação de novos.
As dietas de prescrição de cálcio de cálcio elevam o pH da urina, tornando o pH mais básico ou alcalino. Eles podem ajudar a evitar a formação de novos cristais, mas não vão dissolver os que já existem.
Seu veterinário pode recomendar uma receita de dieta enlatada, dieta seca ou ambos. Além disso, ele pode recomendar a adição de um suplemento de glicosaminoglicano em pó aos alimentos do seu gato para ajudar a reconstruir e proteger o revestimento da bexiga.
Fontes de hidratação
Complemente a sua leitura:
A hidratação apropriada aumenta a diluição e volume da urina e diminui o comprimento da retenção de urina. Isso ajuda seu gato a passar cristais antigos, curar o revestimento do trato urinário e evitar novos cristais.
Sua primeira linha de defesa de hidratação é aumentar a quantidade de água que seu gato bebe. Seu gato precisa de água limpa e fresca em todos os momentos. Se ele está relutante em beber ou beber o suficiente de uma prato de água, experimente uma fonte de água de gato. Estas fontes arejam e recirculam água, imitando fontes naturais e fluentes e podem encorajar o consumo de água.
Seu veterinário pode recomendar aumentar ou substituir completamente alimentos secos por enlatados para aumentar o consumo de líquidos do seu gato. Você pode ser capaz de adicionar fluido adicional misturando alimentos enlatados com outros líquidos, como água, caldo de carne ou substituição de leite felino.
Manutenção vitalícia
Uma vez que seu gato sofreu um problema relacionado com a cristalúria, seu tratamento é provavelmente um empreendimento ao longo da vida. Sua mudança para uma dieta prescrita pode ser permanente. Essas dietas são otimizadas para evitar futuros problemas, por isso é importante que você não faça alterações sem orientação veterinária.
Monitore os hábitos da caixa de lixo do seu animal de estimação, a qualidade ea freqüência de urinar diariamente para que você possa evitar surtos de cistite ou obstruções o mais cedo possível. Não tente tratar os cristais suspeitos por conta própria. A análise de urina é necessária para determinar o tipo de cristal e para orientar o tratamento.